Como fazer acompanhamento pedagógico remotoLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 27 de março de 2020
Coordenador de escola fazendo acompanhamento pedagógico de alunos de forma remota, sentado na mesa com o netbook na sala de casa

author:

Como fazer acompanhamento pedagógico remotoLeitura de 5 minutos

Todos os alunos são diferentes e, como indivíduos singulares, aprendem de uma forma única e particular. O acompanhamento pedagógico é essencial para entender o processo de aprendizagem de cada pessoa e como ajudá-la a superar as suas dificuldades. Mas como fazer isso de forma remota?


Com a suspensão das aulas em prevenção ao Coronavírus, as escolas estão remodelando sua forma de ensino e se conectando cada vez mais. As salas viraram videoaulas, as tarefas são enviadas virtualmente e feitas em casa e o acompanhamento também precisa continuar. 


Como os coordenadores e professores devem lidar com esses novos desafios? Continue a leitura e entenda melhor:


O que é o acompanhamento pedagógico


Entendendo que cada aluno aprende no seu tempo e da sua maneira, o acompanhamento pedagógico é o aliado para compreender todas as etapas educacionais. Ele facilita e orienta a jornada educacional de cada um. 


Para os professores, é bastante desafiador entregar um ensino personalizado para várias turmas com diversos estudantes. Por isso, ele precisa do apoio dos próprios alunos, dos coordenadores e dos responsáveis. 


O papel do coordenador


O coordenador é a peça chave nesse processo. Um bom educador se dedica a transformar o ensino da escola, ajudando a desenvolver habilidades socioemocionais, além de apoiar o relacionamento entre professores e alunos. 


Um coordenador engajado procura novas metodologias, ferramentas e métodos de ensino para melhorar a gestão de aprendizagem. Um bom exemplo são as metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do ensino como protagonistas do seu conhecimento.


Veja mais: Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?


Com as ferramentas certas, o educador consegue dar apoio pedagógico individual e coletivo. Ele é a ponte entre os professores e os estudantes, recebendo feedbacks e criando uma rede de apoio para melhorar o desempenho e a experiência de aprendizado na escola. 


Como fazer acompanhamento remoto


Estar longe dos alunos é um grande desafio para a escola. Apesar da distância, os professores estão cada vez mais conectados com alunos e famílias utilizando plataformas digitais, como a Agenda Edu


Com ela, é possível enviar conteúdos, tarefas, mensagens, comunicados, cardápios, videoaulas e até fazer transmissões ao vivo. O acompanhamento pedagógico também pode ser feito de forma remota utilizando as funcionalidades do aplicativo.


Saiba como usar a Agenda Edu para acompanhamento remoto de alunos


Além de enviar conteúdos pela funcionalidade Atividades, os professores também podem interagir com os alunos, enviando sugestões de materiais complementares, dinâmicas extras e até escrever recadinhos personalizados para os seus alunos se sentirem acolhidos e reconhecidos. 


Com a funcionalidade Comunicados, a coordenação fala diretamente com responsáveis e estudantes, enviando dicas, notícias e interagindo para se aproximar e criar uma comunicação pessoal. 


As reuniões com responsáveis podem ser feitas em transmissões ao vivo em Eventos. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangouts Meet para todos os alunos que estiverem conectados e discutir como está a rotina dos alunos, quais são as dificuldades e o que é preciso melhorar.


Leia mais: Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


Também é interessante utilizar a funcionalidade Mensagens para criar canais abertos de conversa com família e estudantes. Podem ser abertos canais de tira dúvidas com professores, correções de tarefas e um de “Serviço de orientação pedagógica”, para oferecer apoio e fortalecer laços. 


Conselhos de classe


Com a distância entre os colaboradores, a comunicação na escola deve estar ainda mais alinhada. Os conselhos de classe precisam ser mais frequentes para que os professores continuem ensinando da melhor forma possível.


É importante discutir sobre o processo de aprendizagem dos alunos, quais matérias precisam ser revisadas, quem está com dificuldade e precisa de mais apoio com atividades extras e como melhorar a jornada educacional.


Veja mais: Como aproveitar bem os conselhos de classe


Com as informações corretas, os coordenadores entendem melhor o que precisa ser mudado e melhorado e podem trabalhar com alternativas que contemplem todos os estudantes e colaboradores da escola. 


Quais as vantagens do acompanhamento pedagógico?


Entender e apoiar a jornada educacional dos alunos traz benefícios para todos. Confira alguns dos principais:


Melhor desempenho


Os alunos que têm acompanhamento pedagógico extra se sentem mais incluídos e se dedicam mais aos estudos, desenvolvendo confiança para melhorar. Eles se sentem mais confortáveis ao saber que são ouvidos e podem expor as suas dificuldades. Sabendo quais são, os educadores podem ajudar de forma mais pontual. 


Melhor engajamento de professores


Definindo melhores estratégias de ensino e quais são os resultados esperados, fica mais fácil engajar alunos e professores. Os educadores percebem o seu papel e importância na aprendizagem de cada estudante e conseguem criar planos de aula para atender a todas as necessidades.


Melhora a compreensão do aluno e alcance das dificuldades


É comum sentir mais dificuldade em algumas disciplinas e o acompanhamento pedagógico funciona como uma ponte de comunicação entre alunos e professores. Ao saber sobre as dificuldades, a escola planeja projetos e ações para ajudar a superá-las. 


Saiba mais: Dificuldade de aprendizagem: como ajudar o aluno a contorná-la?


O estudante passa a ser visto dentro e fora da escola, já que toda a sua vida pode influenciar na aprendizagem. O coordenador ajuda a seguir os melhores caminhos, conhecendo o aluno em todas as suas áreas. 


O aluno passa a ter maior compreensão dos seus estudos, aprende a se organizar e entender o seu próprio processo de ensino-aprendizagem. 


Aproxima as famílias


A educação dos filhos é a prioridade dos responsáveis. A escola que dá atenção individualizada e atendimentos psicopedagógicas consegue se conectar ainda mais com a família e fortalecer laços. 


Essa conexão é extremamente necessária, já que os pais dão feedbacks sobre os alunos, auxiliando na criação de estratégias e novas abordagens. A família se sente acolhida e fica cada vez mais engajada. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *