Como aproveitar bem os conselhos de classeLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 18 de outubro de 2019
Conselhos de classe: pessoas ao redor de uma mesa, conversando.

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Como aproveitar bem os conselhos de classeLeitura de 6 minutos

Conselhos de classe são encontros em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos ao longo do ano.


Nos casos onde há conselho participativo, alunos e familiares também participam. A reunião de conselho de classe é de extrema importância para os alunos e para gestão da escola, fundamentada a partir do Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar. 


Entretanto, não são todas as escolas que se dedicam para realizar periodicamente esses momentos, muitas vezes, por falta de informação, as reuniões acabam não tendo o seu real valor e passam a ser apenas um momento para avaliar o desempenho dos estudantes.


Nesse artigo, você entenderá a importância do conselho de classe e como aproveitar bem esses momentos, realizando reuniões de forma eficaz e satisfatória. Continue lendo!  


Qual a frequência ideal para realização dos conselhos de classe?


As reuniões de conselho de classe devem seguir o próprio calendário da escola, dependendo do sistema de ensino no qual a escola está inserida. Idealmente, sua realização pode ser bimestral, com pequenos encontros a cada dois meses, ou trimestral, de acordo com a divisão de etapas do ano letivo. 


É importante também verificar a disponibilidade de todos os professores e dos coordenadores pedagógicos, para que possam conciliar datas e horários com as necessidades e o desempenho dos alunos em sala de aula.


Assim, é possível manter a frequência dos encontros, sem sobrecarregar os profissionais e apresentar estratégias de ensino mais eficazes. 


Como saber se os encontros de conselhos de classe são bem aproveitados?


Além de ser um momento de discussão sobre desempenho de cada aluno, tomar decisões sobre aprovação ou reprovação ao final do ano letivo, o conselho de classe tem como objetivo o ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem


Muito mais do que apenas avaliar e punir resultados, os encontros de conselho de classe é um momento para elaborar estratégias de superação das dificuldades encontradas tanto por alunos durante o ato de aprender como por professores durante o ato de ensinar.


As reuniões do Conselho de Classe não são o início nem o final da avaliação dos alunos. É um momento de parada em que todos os participantes podem opinar e mostrar os resultados do processo educativo que se promove na escola, promovendo uma análise estática e classificatória e reiterando práticas de exclusão responsáveis por altos índices de evasão escolar. 


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Dicas para organizar os conselhos de classe


Organizar um conselho de classe nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, separamos algumas dicas de como organizar encontros proveitosos em que o aluno é o centro da aprendizagem. Confira! 


1 – Divida as reuniões em etapas


O conselho de classe pode ser organizado em três momentos, são eles:


Pré-conselho: levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao conselho de classe. É um espaço de diagnóstico.


Conselho de classe: momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos.


Pós-conselho: momento e que as ações previstas no conselho de classe são efetivadas.


2 – Garanta que todos os envolvidos tenham o que precisam para a discussão


Avaliar é uma tarefa específica do cotidiano escolar, mas o acompanhamento pedagógico dos alunos pelos professores e pela gestão da escola, se inicia desde o primeiro dia de aula de diversas formas. 


É dever da escola incentivar os professores a realizarem um acompanhamento pedagógico, disciplinas e de ausências, para que os docentes consigam levar para as reuniões evidências sobre o desempenho dos alunos. 


Como fazer acompanhamento pedagógico remoto


3 – Abra espaço para feedbacks e melhore o processo continuamente
 


O feedback é de extrema importância para os encontros, ouvir a opinião dos envolvidos pode melhorar todo o processo. Além disso, é importante também conversar com a turma e com as famílias, apresentando quais serão as estratégias utilizadas com os alunos que apresentam dificuldade no desenvolvimento. 


Valorize também os feedbacks positivos, mostrando que observa a jornada do aluno, se preocupa com seu desenvolvimento e, principalmente, reconhece quando ele faz um bom trabalho, o que fortalece a relação e melhora o engajamento escolar. 


Vale ressaltar que o conselho de classe não é um encontro de frustrações e julgamentos, e sim, um momento em que se para, avalia e busca soluções que beneficiam os alunos no desenvolvimento da sua aprendizagem.  


Fontes: 

Nova Escola
Infoescola 


         
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