Como comunicar o reajuste das mensalidades para as famíliasLeitura de 5 minutos
Você sabe comunicar o reajuste das mensalidades da sua escola?
Quando se trata de cobrança e pagamentos, o assunto é bastante delicado, principalmente para gestão escolar que precisa manter o bom relacionamento com as famílias.
Mas quando é sobre “aumento”, torna-se mais ainda, pois uma abordagem inadequada pode gerar descontentamento e até perda de alunos.
É muito importante que a escola saiba como comunicar de forma clara e objetiva o reajuste da mensalidade, de forma que gere confiança e satisfação das famílias.
Pensando nisso, nos próximos tópicos vamos abordar como você pode comunicar os reajustes de forma transparente e eficiente, utilizando o SuperApp Agenda Edu para facilitar este processo.
Como se preparar para o reajuste
Todo e qualquer reajuste precisa ser muito bem analisado e aplicado, para que a escola tenha argumentos consistentes para comunicar os responsáveis.
Para isso, a instituição deve se preparar realizando um planejamento detalhado que garanta a sua sustentabilidade financeira.
Avalie todas as necessidades da escola, como melhorias na infraestrutura, contratação de novos professores, atualizações tecnológicas, entre outros. Isso ajudará a mostrar para as famílias onde o dinheiro será investido.
Além disso, analise os custos operacionais da escola e considere a inflação e as condições econômicas atuais.
Afinal, esses são fatores que influenciam os custos da escola e a necessidade de reajuste das mensalidades. E as famílias precisam saber disso!
Tem dúvidas de como aplicar o reajuste na sua escola? No artigo abaixo explicamos um pouco mais.
Reajuste de mensalidade escolar: o que saber para cobrar o valor ideal
Outro ponto importante para preparar sua escola para o reajuste das mensalidades, e para as comunicações, é ter materiais explicativos detalhados.
Como assim?
Deixe pronto:
- Comunicados: de forma clara, objetiva e com todas as informações relevantes, como a justificativa do aumento, os benefícios esperados e o impacto positivo nas operações da escola;
- Apresentações: crie apresentações visuais (slides, infográficos) para serem usadas em reuniões com as famílias ou enviadas por e-mail.
- FAQs (Perguntas Frequentes): Prepare uma lista de perguntas frequentes e suas respostas. Isso ajudará a esclarecer dúvidas comuns e a evitar mal-entendidos.
Como comunicar as famílias sobre o reajuste da mensalidade
Para uma boa relação com as famílias o maior aliado é a comunicação transparente.
É necessário que o gestor seja claro e direto ao explicar por que o reajuste é necessário, mostrando detalhes das melhorias e benefícios que as famílias podem esperar, principalmente ao que está relacionado a melhoria da qualidade do ensino.
Antecipar a comunicação do reajuste pode evitar surpresas e permite que as famílias se planejem financeiramente.
Então:
1️⃣Comunique o reajuste com bastante antecedência para que as famílias tenham tempo de se preparar.
2️⃣Aproveite o momento para sua campanha de rematrículas, oferecendo desconto ou sem reajustes para alunos que se matricularem até determinado período;
3️⃣Escolha um momento apropriado para fazer o anúncio, como antes do início de um novo ano letivo ou semestre. Evite períodos de estresse, como épocas de provas ou festas escolares.
4️⃣Tenha meios de comunicação adequados para o compartilhamento das informações da escola, evitando ruídos ou dúvidas.
Com o SuperApp Agenda Edu pode ajudar nas comunicações
O SuperApp é a solução completa e mais eficaz para sua escola organizar e realizar toda e qualquer comunicação.
Principalmente, aquelas que precisam de muita segurança e transparência, como é o caso da comunicação do reajuste das mensalidades.
O SuperApp tem funcionalidades que facilita a comunicação entre escola e famílias:
✅Utilize “Comunicados” para informar sobre os reajustes
Em tempo real, sua escola tem uma comunicação multicanal, com:
- Segmentação por unidades, grades e turmas
- Grupos para comunicação com a equipe escolar
Isso garante que todos recebam a informação de maneira clara e direta.
✅Utilize Canal de Atendimento:
Aproveite o início das comunicações dos reajustes para tirar as dúvidas em um canal de atendimento que possibilita:
- Gerenciamento das solicitações das famílias e alunos;
- Avaliação do nível de atendimento de cada solicitação;
- Gestão do tempo de atendimento por canal e atendente
- Gestão de atendimento com dashboards para tomada de decisão
Isso garante respostas rápidas e precisas, aumentando a satisfação das famílias e diminuindo possíveis preocupações.
Justificar o reajuste das mensalidades de forma clara e fornecer materiais explicativos podem fazer toda a diferença na aceitação e compreensão das famílias, ajudando na aumento da retenção de alunos.
Para isso, é muito importante que as sua escola utilize ferramentas como o SuperApp Agenda Edu para comunicar o reajuste das mensalidades, melhorando a experiência das famílias e fortalecendo a relação com a escola.
Ah! E no SuperApp você pode simplificar toda a sua jornada de matrículas e rematrículas. Quer saber como? Clique aqui.