Coronavírus | Prepare sua escola para acompanhamento remoto dos alunosLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 13 de março de 2020
Crianças se prevenindo contra o coronavírus lavando as mãos no banheiro da escola

author:

Coronavírus | Prepare sua escola para acompanhamento remoto dos alunosLeitura de 6 minutos

Como a Agenda Edu pode ajudar as escolas na execução de um plano de contingência para aulas remotas. 


Como todos sabemos, o Coronavírus foi anunciado como uma epidemia mundial e o Ministério da Saúde do Brasil está orientando as escolas a se prepararem para funcionar com aulas remotas.


Para ajudar as escolas a superar esse momento de crise, a Agenda Edu preparou um material com dicas de uso para educar os alunos e acompanhar melhor as famílias nesse momento.


Acompanhe as ações definidas pelo MEC contra o Coronavírus

O que é o Coronavírus?


Primeiro, é importante ter informações corretas sobre o que é o Coronavírus. Chamado de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o nome de uma grande família de vírus que já está presente em diversos países do mundo, inclusive confirmado em vários estados do Brasil. 


A transmissão acontece de três formas:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas de espirros e fala;
  • Por contato físico, quando essas gotículas atingem olhos, nariz e boca;
  • Por contato com superfícies contaminadas, quando essas gotículas têm contato com corrimão, maçaneta, celular, botões, etc. e depois chegam até olhos, nariz e boca. 

Os principais sintomas da doença são tosse seca, febre e cansaço, mas alguns pacientes também sentem dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Em casos mais graves, o Coronavírus pode se associar a alguma doença que a pessoa já tenha e apresentar síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. 


Relembre as recomendações da gripe H1N1 para escolas


Como a escola pode lidar com o Coronavírus? 


O principal papel da escola é educar os alunos sobre a prevenção do Coronavírus, ensinando a forma correta de higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel. Também é importante manter todo o ambiente bem ventilado e limpo.


Apesar de ser uma situação séria, não se deve gerar pânico e sim tranquilizar as famílias. A escola pode utilizar materiais educativos, como este desenvolvido pela MindHeart, para educar alunos e responsáveis de forma lúdica. 


Os responsáveis também devem participar do isolamento social e manter os filhos em casa. As escolas devem dialogar com a família, informando sobre as prevenções e as melhores práticas que devem ser adotadas para não afetar a rotina escolar.


Conteúdo para responsáveis:

Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas

Como acompanhar e levar a alimentação infantil da escola para casa


Agenda Edu no acompanhamento remoto de alunos


As escolas estão se preparando para funcionar com aulas remotas e a Agenda Edu é a principal aliada neste momento. Saiba como a agenda digital pode ajudar:


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 nas rotinas escolares, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.


Atividades 


A funcionalidade de Atividades pode ser usada para que a escola oriente melhor as famílias sobre o que e como devem estudar em casa com seus filhos.  A primeira dica é com conteúdo, descrevendo de forma detalhada todos os capítulos a serem estudados, ajudando assim os responsáveis a orientar melhor os alunos e não deixá-los sofrerem qualquer atraso durante o processo. 


Grave vídeos curtos sobre o conteúdo do dia com dicas e participação dos próprios professores. A escola pode utilizar plataformas como Youtube, WeTransfer, DropBox e Google Drive para hospedar os vídeos e enviar o link na Agenda Edu para que o aluno possa entender melhor o que deve ser estudado no dia.


Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Também podem ser anexados materiais com atividades diárias, a escola pode colocar uma questão resolvida para cada conteúdo, ajudando assim o aluno a compreender melhor a matéria.


Comunicados


Na funcionalidade de Comunicados, a escola cria a categoria News, publicando informações oficiais do governo sobre os períodos de quarentenas e mantendo os responsáveis atualizados sobre a volta às aulas. Uma dica importante é criar a categoria “Dicas de Saúde” com orientações semanais para as famílias sobre como se prevenir do vírus e até mesmo o que devem fazer em caso de suspeita de infecção.


Outra categoria importante é “Dicas de Nutrição”, em que a escola pode oferecer dicas de alimentação saudável para que as famílias se previnam do vírus, além de dar sugestões de cardápio. Dessa forma,  a criança que estuda em tempo integral não vai sofrer quebras bruscas em sua rotina alimentar.


Como fazer acompanhamento pedagógico remoto

Eventos 


Em Eventos, você pode criar uma data para a transmissão de uma aula online, com um professor de sua preferência e até mesmo organizar reuniões com responsáveis.  A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangouts Meet a aula ao vivo para todos os alunos que estiverem conectados. Também importante é manter uma equipe online durante a transmissão para tirar dúvidas. 


Dica importante: você pode criar um evento diário para cada série/turma, com duração de um turno completo, assim os alunos ficam conectados no mesmo link de transmissão e os professores se revezam para dar a aula de sua matéria específica. É como se a sala de aula estivesse dentro da casa de cada aluno. 


Mensagens


É nessa funcionalidade que a escola manterá o contato mais direto com as famílias, por isso é muito importante organizar os horários da equipe pedagógica, e em seguida criar os canais de comunicação com as famílias.


A primeira dica de canal é o “Tira Dúvidas”, em que os professores podem ficar de “plantão” para tirar as dúvidas dos responsáveis durante o estudo. É importante comunicar todas as famílias sobre quem estará em cada plantão, dividindo essa informação por segmento e turma caso considere necessário. 


Outro canal importante, principalmente para as escolas que possuem Ensino Médio, é o canal de “Correção de Atividades”, onde os alunos podem enviar fotos ou até mesmo escanear as atividades respondidas e a escola devolve com dicas e orientações. É necessário deixar claro o tempo de correção e a data limite de recebimento dessas atividades.


E por último, mas não menos importante, mantenha o canal de “Serviço de orientação pedagógica” pronto para oferecer todo o apoio necessário para essas famílias durante o processo, assim elas se sentirão acolhidas e a relação com a escola se fortalecerá.


Quer saber mais sobre como a Agenda Edu pode te ajudar?

Experimente na sua escola. 



Fonte:

G1 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *