Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivoLeitura de 7 minutos

Tendências em educação 26 de março de 2020
Professor gravando videoaulas em casa com câmera, sentado em uma mesa com o notebook

author:

Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivoLeitura de 7 minutos

A educação está sempre evoluindo e agora está vivendo um momento de transição com o crescimento do Coronavírus e necessidade de prevenção. As aulas foram suspensas e as escolas estão precisando se adaptar para acompanhar os alunos remotamente, fazer videoaulas e até aulas ao vivo. 


O modo de educação à distância, chamado de EAD, já é conhecido por todo o mundo, mas é pouco utilizado fora das universidades. Para as escolas, essa é uma novidade que chegou rapidamente e pode ser aproveitada da melhor forma possível. 


Com apoio da Agenda Edu, é possível continuar acompanhando os alunos e responsáveis, enviar conteúdos, comunicados, videoaulas e até mesmo fazer transmissões ao vivo. Confira dicas para começar a gravar:


Saiba como a Agenda Edu pode ajudar no acompanhamento remoto de alunos


Primeiros passos


Antes de arregaçar as mangas e começar a gravar, é necessário organizar e definir alguns pontos. Tão importante quanto o momento de gravação, é o planejamento que acontece antes. Veja como começar:


Plano de aula


A escola e professores devem organizar os planos de aula e definir quando cada matéria deverá ser enviada. Os vídeos precisam ser gravados com antecedência e também deve-se levar em consideração o tempo que o aluno precisa para assistir, ler materiais complementares e fazer tarefas. 


Os planos de aula funcionarão como guias, ajudando a não perder o foco de quais são as prioridades. Um bom plano deve conter o tema da videoaula, objetivo, conteúdo que será passado e o que os estudantes devem aprender. 


Leia mais: Como ter um planejamento escolar eficiente 


Roteiro


Antes de gravar, faça um roteiro com os principais pontos que devem ser abordados. Não tem nada pior do que gravar um vídeo inteiro e somente no final perceber que esqueceu de falar algo muito importante. 


Mas lembre-se que o roteiro deve ser apenas um guia, as videoaulas devem ser espontâneas e interativas. Se o professor estiver muito travado e passar a impressão de que está lendo, os alunos vão de distrair e não conseguirão absorver o conteúdo. Esse é o momento de conversar com a turma!


Ensaio


Dificilmente a gravação vai sair como esperada de primeira. Antes de dar o play, faça um ensaio marcando o tempo e fale como se realmente estivesse na gravação final. Ensaiar traz mais segurança, ajuda a entender o que funciona no vídeo, se o roteiro está correto e o que pode ser melhorado.


Leia mais: 6 habilidades do professor do futuro 


Aproveite para testar a iluminação, cenário, microfone e posicionamento. Essa é a hora de deixar tudo preparado para melhorar a confiança do professor e criar o costume de estar em frente à câmera. 


Materiais extras


Ao planejar o vídeo, o professor também pode criar materiais complementares para serem estudados pelos alunos após a aula. Coloque um resumo dos pontos mais importantes e links para conteúdos extras em livros, portais e canais. 


É interessante passar exercícios para a matéria ser melhor assimilada pelos alunos. As questões podem ser corrigidas na próxima videoaula ou os estudantes podem recebê-las resolvidas pela Agenda Edu


O que é preciso para gravar videoaulas?


Alguns materiais e ferramentas são indispensáveis para gravar uma videoaula. Entendendo que as escolas foram pegas de surpresa com a situação do Coronavírus, é compreensível que as gravações não fiquem perfeitas e não seja possível comprar todos os equipamentos. Mas, é importante entender suas funções e como adaptá-los. 


Câmera


A câmera é o equipamento mais importante, já que uma imagem de qualidade é essencial para manter a atenção das pessoas. Felizmente, até mesmo os celulares atuais são capazes de gravar em Full HD e até Ultra HD (4K).


Se for utilizar o celular, escolha o melhor modo possível de gravação, coloque-o de preferência em um tripé ou em um local bastante seguro para não se mover ou cair, o que pode atrapalhar e até causar a perda a aula, e não se esqueça de filmar na horizontal.


Se for investir em uma câmera, o que é o recomendado para escolas que querem dar continuidade às videoaulas, é possível encontrar modelos econômicos, mas que gravem em alta definição, tenham entrada para áudio externo e que possam trocar as lentes dependendo da necessidade. 


Microfone


Para entender o conteúdo que está sendo ensinado, o aluno precisa ouvir bem o que o professor está falando, de forma clara, sem ruído e barulhos exteriores. O microfone embutido nas câmeras e celulares não é o mais recomendado, mas pode ser utilizado tomando os devidos cuidados. 


Neste caso, é importante escolher um local que tenha o mínimo de barulho possível, gravar em um horário mais tranquilo e falar claramente e sem pressa. Caso decida comprar um microfone, confira se é compatível com seu equipamento e seja fácil de usar, como o de lapela. 


Iluminação


Assim como qualidade de imagem e som, a iluminação é um dos pontos mais essenciais. Um vídeo muito escuro ou claro demais vai prejudicar a visão dos alunos. Para quem não tem luzes artificiais indicadas, a melhor opção é aproveitar a luz natural


Grave as videoaulas sempre durante o dia, em um cômodo bem iluminado e com as janelas abertas. Também é possível fazer um rebatedor caseiro com isopor e um papel brilhante. O importante é testar a iluminação antes de gravar. 


Cenário 


Pode até parecer algo simples, mas o cenário também é um aspecto técnico que deve ser lembrado. Um vídeo com vários objetos ao fundo, quadros e cores conflitantes vão distrair o aluno e tirar o foco do conteúdo. 


Escolha uma parede limpa e clara, com pouca ou nenhuma intervenção, e componha o cenário somente com coisas necessárias, como um quadro, planta, poucos livros, caderno, canetas e uma água sempre disponível para se hidratar durante a gravação. 


Como enviar videoaulas?


As escolas podem utilizar a Agenda Edu para enviar as suas videoaulas para os alunos. Para vídeos longos, é necessário primeiro hospedar o arquivo em plataformas como Youtube, WeTransfer, DropBox e Google Drive. Depois, envie o link pela funcionalidade Atividades com mais indicações, materiais extras e tarefas. 


Você também pode utilizar o Google Classroom como apoio, criando salas virtuais que funcionam como um gerenciamento de conteúdo para aulas. Para isso, é preciso ter uma conta no Google e adicionar os alunos pelos e-mails. 


Como transmitir aulas ao vivo? 


Fazer aulas ao vivo é uma alternativa interessante para despertar o interesse dos alunos e ter mais adesão nos conteúdos. Com a funcionalidade Eventos, na Agenda Edu, a escola pode criar a data para transmitir uma aula online. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados.


Veja o passo a passo para usar o Google Meet


O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer de assistir à aula. 


Confira como fazer a transmissão ao vivo pela Agenda Edu:




Veja como os alunos participam de uma transmissão ao vivo acessando diretamente na Agenda Edu:



Confira como fazer transmissões ao vivo no Youtube, gravar vídeos e enviar pela Agenda Edu:



Dica importante: você pode criar um evento diário para cada série/turma, com duração de um turno completo, assim os alunos ficam conectados no mesmo link de transmissão e os professores se revezam para dar a aula de sua matéria específica. É como se a sala de aula estivesse dentro da casa de cada aluno. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.


2 comentários
  1. mara Sueli silva

    gratidão infinita!

    • Agenda Edu

      Que bom que gostou, Mara! 💜 Assine nossa newsletter para receber as novidades do blog. :)

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *