Saiba como ter um planejamento escolar eficiente

Como criar um planejamento escolar
Leitura de 5 minutos

Um bom planejamento escolar ajuda professores, gestores e coordenadores a alcançarem os objetivos necessários em sua jornada pedagógica.

 

Mais um ano letivo se inicia e com ele, é preciso pensar e repensar como será o ano da escola. Qual será sua missão, os objetos que deseja atingir e quais ações serão realizadas para que se tenha uma educação de qualidade.

 

Para isso, as escolas, juntamente com toda sua equipe pedagógica, realizam o planejamento anual escolar, onde é discutido o calendário escolar, criação dos planos de aulas, atividades extras, entre outros pontos, tudo de acordo com os objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) –  o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para o ensino de qualidade.

 

Baixe aqui nosso calendário escolar 2019

 

Neste artigo, separamos para você algumas dicas de como fazer um planejamento escolar eficiente, a importância do planejamento e o que sua escola tem a ganhar. Confira agora!   

 

O que é o planejamento escolar?

 

Imagine começar o ano letivo sem saber o que acontecerá durante as próximas  semanas? Como lidar com os alunos? Quais atividades serão passadas em sala de aula? O planejamento escolar – como o nome já diz – é um plano periódico onde é definido todas as atividades futuras da escola, desde as questões pedagógicas até as burocráticas.  

 

Nele, os professores também apresentam seus planos de aula e mostraram quais objetivos esperam alcançar até o fim do ano letivo. Além disso, para que as ideias saiam do papel, a escola deve levar em consideração a realidade em que seus alunos e professores fazem parte, desde aspectos sociais, diversidade dentro da sala de aula, incluindo os diferentes graus de conhecimento entre os alunos e determinados conteúdos.

 

É preciso também considerar os aspectos internos (infraestrutura da escola, número de professores, resultados dos alunos, etc) e externos (relacionamento dos alunos com os responsáveis, por exemplo).

 

Leia também: A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

 

O planejamento escolar contribui para o desenvolvimento educacional dos estudantes e ajuda na melhoria do ensino e da aprendizagem, mas para que isso aconteça ele precisa ser bem elaborado, executado e avaliado.

 

Como fazer um bom planejamento escolar

 

Listamos para você alguns passos para te ajudar a fazer um planejamento escolar eficaz, confira agora!

 

1 – Reúna sua equipe pedagógica e ouça suas ideias

 

O primeiro passo para realizar o planejamento escolar é reunir toda a equipe pedagógica, afinal, o planejamento influencia e impacta a escola inteira. Todos devem pensar juntos qual a missão e os objetivos da escola, mas para se ter a construção de uma gestão democrática e participativa, quando a pauta for planejamento de uma disciplina, apenas professores e coordenador pedagógico se ocuparão dessa tarefa.

 

É de extrema importância ouvir a opinião e as experiências de todos, abrir espaços para o diálogo é essencial para a construção de um bom planejamento escolar.

 

2 – Analise metas e defina prazos

 

Um planejamento escolar não começa do zero, o trabalho já se inicia no ano anterior, quando a equipe escolar realiza a avaliação do último plano elaborado. Por isso, trabalhe em cima de resultados, analise o que aconteceu no ano anterior, o que deu certo, por qual motivo a atividade deu errado, como melhorar nos próximos meses. Com esses resultados em mãos, é possível iniciar o planejamento.  

 

E para que as ideias se concretizem, transforme-as em tarefas que sejam objetivas e mensuráveis, e não esqueça de definir um prazo para cada uma delas.

 

3 – Acompanhe os resultados

 

Por mais que seu planejamento seja bom, ele precisa estar aberto a revisões, então, não esqueça da importância de avaliá-lo e monitorá-lo. É importante acompanhar as ações previstas no planejamento, analise as estratégias e verifique se estão dando certo.

 

Fique atento também ao retorno dos alunos, seja por meio de avaliações, apresentação de trabalhos, perguntas feitas em classe, tudo isso deve servir para rever o planejamento e para que o docente reavalie quanto tempo falta para alcançar o aprendizado que foi programado no início do ano. E não esqueça, a aprendizagem dos estudantes deve ser o maior objetivo do seu planejamento anual.

 

Características de um bom planejamento escolar

 

✅ Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola.

✅ Envolva toda a comunidade escolar.

✅ Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.

✅ Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.

✅ Prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas.

 

Como vimos, o planejamento escolar tende a trazer diversos benefícios para todos os atores da jornada educacional. Não existe uma fórmula secreta para um bom planejamento, ele só precisa sair do papel para as práticas diárias, de acordo com os objetivos propostos  pela escola. Esperamos ter te ajudado com esse conteúdo. 😉

 

Como sua escola analisa a comunicação com alunos e responsáveis? Com a Agenda Edu, você tem acesso a métricas de acompanhamento diário, onde é possível verificar quantos usuários estão ativos no produto, a taxa de usuários diários, semanais e mensais, e outros indicadores importantes de uso. Conheça agora mesmo!

 

Fonte: Nova escola