Gripe H1N1 | Escolas redobram os cuidados e orientam os responsáveisLeitura de 3 minutos

Acontece na escola Família na escola 24 de abril de 2018
Funcionalidade saúde

author:

Gripe H1N1 | Escolas redobram os cuidados e orientam os responsáveisLeitura de 3 minutos

As últimas notícias sobre casos da gripe H1N1 no Brasil têm preocupado muito a população. De acordo com o novo boletim do Ministério da Saúde, foram 1012 casos confirmados e 153 mortes no país, a maioria no sudeste e São Paulo é o estado com maior número de casos até o momento. Diante disso, a Agenda Edu traz informações preventivas sobre a doença. Chamada de “etiqueta da higiene”, essa está sendo considerada pelos médicos como o principal meio para evitar a gripe. Isto é, manter o cuidado para não permitir que a própria secreção atinja outras pessoas.

 

Cuidados na Escola

 

Independentes da quantidade de alunos, as escolas aumentam os cuidados e redobram a comunicação com os pais. De acordo com Carol Torquato, gestora do núcleo de saúde do colégio Nova Dimensão em Fortaleza, “toda a equipe da escola está orientada tanto em relação aos sintomas quanto sobre das formas de prevenção da gripe H1N1. Vários pontos de álcool gel foi colocado na escola e enviamos aos pais um comunicado com orientações sobre a prevenção da doença.”, explica. 

 

Orientações | Responsáveis e Escola

💜 Conscientizar os responsáveis a não levarem os filhos à escola caso apresentem sintomas de gripe em casa;

 

💜 Lavar as mãos e uso constante de álcool em gel;

 

💜  Ter uma alimentação balanceada para aumentar imunidade;

 

💜 Não compartilhar copos, canudinhos ou outros objetos de uso pessoal;

 

💜 Evitar que as crianças coloquem a mão no rosto, boca e olhos;

 

💜 Reforçar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços do colégio, como salas de aula, cadeiras, maçanetas e corrimãos, por exemplo;

 

💜 Manter ambientes mais ventilados;

 

💜 Prover dispensadores de álcool gel em lugares estratégicos do colégio.

 

Campanha | Calendário de Vacinação Nacional | Gripe H1N1

16 a 20/04 – Trabalhadores de Saúde

23 a 27/04 – Idosos

02 a 05/05 – Gestantes, Puérperas e crianças

05/05 – Dia “D” – Todos os grupos

07 a 11/05 – Comorbidades

14 a 18/05 – Professores

21 a 25/05 – Todos os grupos

 

Saiba a diferença | Resfriado, gripe e H1N1

Sus gripes diferenças gripe h1n1

 

Funcionalidade | Saúde | Agenda Edu

 

Abordar a saúde na escola é importantíssimo para a qualidade de vida e o bem estar dos estudantes, mas é comum que alguns deles já tenham acompanhamento médico e precisem estar sendo medicados, é aí que entra a preocupação de alguns responsáveis e o papel da escola. Sua escola ministra medicamentos? Como você costuma administrar a saúde desses alunos que precisam de uma atenção especial?

 

Aqui, entramos em uma fator primordial, a comunicação entre escola e família é indispensável nesses casos, mas fica complicado quando sua escola não consegue se comunicar bem com os responsáveis, não é mesmo? É por isso, que a Agenda Edu  disponibiliza mais essa funcionalidade que facilita e, principalmente, tranquiliza os responsáveis quanto a saúde dos alunos na escola quando há necessidade de administrar alguma medição.

 

Agora, com a área de saúde em nossa agenda digital, é possível registrar a ficha médica e qual medicação os alunos deverão seguir, tudo com os detalhes necessários, sobre dosagem, horários, autorização dos responsáveis e sem esquecer da importância da receita médica. 

 

Veja | Funcionalidade | Saúde

 

 

 

Fonte: Ministério da Saúde
Quer saber mais sobre a agenda escolar digital? Conheça a Agenda Edu.

 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *