Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulasLeitura de 7 minutos

Família na escola 20 de março de 2020
Pai e dois filhos estudando e cumprindo da rotina escolar em casa, sentados na mesa da sala com livros

author:

Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulasLeitura de 7 minutos

Durante o período em que as pessoas estão em isolamento social, por prevenção ao coronavírus, as escolas também suspenderam suas aulas. O desafio dos responsáveis ficou ainda maior e é importante manter a rotina escolar dentro de casa para garantir o desempenho dos alunos.


É necessário lembrar que estar de quarentena, mesmo que voluntária, não é estar de férias. As escolas devem continuar enviando conteúdos para os alunos e a família precisa estar cada vez mais conectada com os educadores para auxiliar os filhos neste momento. 


Esse também é um momento para estreitar laços e aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Para continuar a jornada educacional juntos, selecionamos algumas dicas de como manter a rotina em casa:


Defina horários e faça um cronograma


Para evitar que a falta de ir até a escola seja confundida com férias, comece definindo um calendário e horários para as atividades. Observe os hábitos dos filhos para escolher os melhores períodos de estudo e de outras atividades.


É importante pedir a opinião para que eles também possam construir sua rotina escolar. Pergunte o que ele prefere estudar, o que mais gosta na escola, quais atividades extracurriculares prefere fazer e adapte o calendário para que se sintam bem e felizes. 


Veja mais: Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?


Mantenha a rotina escolar


Para não sentir a tentação de brincar ou dormir um pouco mais, estabeleça a rotina similar com a de um dia normal. Acordar cedo, tomar banho, trocar de roupa e se preparar para estudar ajudam o aluno a entender que não é hora de lazer e os horários precisam ser respeitados. 


Também é importante respeitar os horários de lanche, de descanso e de diversão. Cada momento tem o seu papel na rotina escolar e é fundamental para a aprendizagem. Explique as prioridades e ajuste o cronograma de uma forma que funcione para todos. 


Cronograma diário


O Head de Educação da Agenda Edu, Jones Brandão, preparou um planejamento para fazer em casa com os filhos. Confira as dicas e adapte para a realidade da sua casa e necessidades dos seus pequenos:


Manhã

Até 9h – acordar e tomar café (podendo assistir filme e desenhos)

9h – tempo de leitura 

9h30 – tempo de escola (revisar tarefas, estudar com os links presentes na Agenda Edu ou as atividades propostas pela escola)

10h30 – brincadeiras 

12h – banho e almoço (podendo assistir filme e desenhos)

Tarde

13h30 – tempo de leitura

14h – atividade de arte

15h – lanche

15h30 – tempo de escola

16h30 – brincadeiras

Noite

18h – exercício físico

19h – banho e jantar (podendo assistir filme e desenhos)

20h – programa em família

21h – tempo livre e preparação para dormir 


Cronograma semanal


Você também pode dividir os dias da semana por temas, facilitando a organização e já deixando os conteúdos definidos durante o fim de semana. Confira um exemplo de como algumas escolas já estão orientando para os pais:


Segunda-feira: ler um livro e ilustrar a história, escrever e desenhar quadrinhos sobre uma situação engraçada que aconteceu com a criança, ligar para um amigo.

Terça-feira: fazer desenhos dos familiares e cartões, arrumar o quarto, fazer um passeio online em um museu. 

Quarta-feira: colar etiquetas com os nomes dos objetos da casa em inglês, fazer um quebra-cabeça e jogo de memória.

Quinta-feira: brincar com um amigo por chamada de vídeo, fazer uma receita nova com os pais e fazer experimentos pintura com cores. 

Sexta-feira: brincar de mímica, escrever uma música e encenar a história do seu livro favorito para a família. 


Não se esqueça da agenda digital


Esteja sempre atento aos conteúdos enviados pela escola na Agenda Edu. Você pode receber materiais, atividades, videoaulas, aulas ao vivo e até reuniões de pais online. Acompanhe todas as atualizações, tire dúvidas e esteja presente na rotina escolar do seu filho para não prejudicar o ano letivo. 


Atividades lúdicas


Além do estudo, os responsáveis também precisam preencher o tempo dos filhos com atividades de lazer. As brincadeiras de costume podem ser divididas com atividades lúdicas que também estimulam a aprendizagem. 


Dicas de brincadeiras para fazer em casa

Plano de atividades diárias para cada idade


Trabalhar as funções motoras e cognitivas, aprender sobre temas que elas gostam, brincar de faz de conta, fazer experimentos de ciência, descobrir mais sobre a própria família, brincar com quebra-cabeça, pinturas e fazer artesanatos são algumas dinâmicas que podem ser feitas em casa. 


Veja mais: Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Apesar da vontade das crianças em sair para brincar com os amigos que moram no mesmo prédio ou condomínio, é importante lembrar da importância do isolamento social e evitar contato com pessoas fora do seu núcleo familiar. 


Tecnologia como aliada da rotina escolar


Com o isolamento social, é comum deixar as crianças e adolescentes mais expostos à tecnologia, mas é importante manter disciplina nos horários de acesso a TV e ao celular. 


Os dispositivos podem ser utilizados ao seu favor, acessando canais educativos, cursos gratuitos, procurando novas atividades e brincadeiras, assistindo tutoriais para criar brinquedos e auxiliando na rotina escolar. 


Confira dicas para acessar: 



Hora de ler


Esse é o momento ideal para estimular a leitura e mergulhar no mundo dos livros. Aproveite para ler aqueles volumes que estão há muito tempo na estante e nunca foram lidos, faça um cantinho da leitura e separe um momento no dia para que os filhos possam curtir seus livros, revistas e quadrinhos. 


Leia mais: A importância da leitura na vida das crianças


Também é interessante desenvolver a história, criando diversas atividades depois de terminar cada livro. Podem ser feitas leituras com interpretação, peças de teatro, ilustrar a história e até mesmo criar um novo final. 


Não se esqueça da educação física


É comum lembrar da matemática, ciências, português e história, mas esquecer de uma das matérias mais importantes na rotina escolar dos alunos: a educação física. Fazer exercícios regularmente ajuda no desenvolvimento motor, reduz o estresse, melhora a saúde e diminui o risco de doenças. 


Então, que tal afastar os móveis e colocar as músicas favoritas para dançar na sala? Lembre-se também de  alongar e separar alguns minutos para meditar e descansar o corpo. Uma alternativa interessante de exercício diferente é praticar yoga com as crianças


Conecte-se ainda mais 


Este é um período difícil para todas as pessoas e não é fácil ficar em isolamento social e longe da escola. Os responsáveis precisam conversar com os filhos sobre o que está acontecendo, ensinar as formas de prevenção e tranquilizar as crianças pequenas. 


Passar o dia com a família vai ajudar a estreitar laços, então aproveite estes momentos para entender mais sobre a rotina escolar dos alunos, ouvir e conhecê-los melhor e estar sempre conectado com as instruções da escola. 


Um comentário
  1. José Ivo

    Lindo isso. Mas na prática. Melhor aproveitar o momento brincando com eles. Gastando energia. Pois se o confinamento estressa adultos imagine crianças com a energia que tem. Voltam a estudar depois . Não vai atrapalhar o"desempenho" acadêmico. Sanidade mental nesse momento eh o mais importante.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *