5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentenaLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 13 de maio de 2020
Menina estudando em casa com tablet como outros alunos na quarentena

author:

5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentenaLeitura de 6 minutos

Com o fechamentos das escolas em prevenção ao coronavírus, os educadores estão enfrentando o desafio de continuar conectados com os alunos em quarentena, além de manter a rotina escolar e a aprendizagem. 


Mesmo à distância, é importante entender as necessidades e dificuldades dos alunos. A escola precisa estreitar ainda mais os laços para garantir que a jornada educacional continue. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua 


Pedimos para algumas das nossas escolas parceiras compartilharem dicas de como estão engajando os estudantes neste momento, confira:


Personalizar mensagens 


A escola pode se comunicar com os alunos na quarentena de várias maneiras. Além de aulas e atividades, é importante mostrar que eles estão fazendo falta e são importantes, já que o contato entre estudantes e professores também é essencial para a aprendizagem. 


A Creche Escola Mundo da Fantasia – Fortaleza (CE) utiliza vivências afetivas e recados personalizados para cada criança como forma de manter os laços e engajar os pequenos. 


“Temos enviado, diariamente, sugestões de atividades por meio de vídeos gravados pelas professoras. Os vídeos são alegres e divertidos, o feedback das famílias têm sido positivos!”
Bambino Escola Bilíngue – Mossoró (RN)


Leia mais: Afetividade na Educação Infantil: qual é a sua importância?


Tira-dúvidas


Uma das barreiras do ensino remoto é a dificuldade em tirar dúvidas com os professores, já que a dinâmica da aula online é diferente da presencial. Para solucionar esse problema, as escolas podem criar canais de tira dúvidas.


“Com as aulas online, estamos desenvolvendo uma participação muito boa dos alunos, eles assistem e dão o retorno das atividades conforme os prazos estabelecidos. Criamos canais de tira dúvidas para que, além de perguntar sobre aulas, os alunos possam neste momento apresentar suas dificuldades e interagir com o professor.”
Colégio Diocesano Santa Luzia – Mossoró (RN)


Utilizar uma agenda digital como a Agenda Edu é essencial para facilitar a comunicação com os alunos na quarentena, já que os professores podem até mesmo fazer transmissões ao vivo utilizando a funcionalidade Eventos. 


“Fazemos atendimento direto com o professor pela Agenda Edu. Os alunos, mesmo nas aulas assíncronas, com videoaulas, recebem links de uma sala onde o professor estará online para tirar as dúvidas, com horário marcado.”
Colégio Dom Felipe – Fortaleza (CE)


Veja mais: Prepare sua escola para acompanhamento remoto de alunos


Disponibilizar materiais 


Até mesmo as escolas que decidiram antecipar as férias não perderam tempo. Para garantir o engajamento dos alunos na quarentena, é interessante enviar materiais extras que ajudem no estudo, além de estimular a criatividade e curiosidade dos estudantes. 


“A Agenda Edu tem sido fundamental nesse processo, tanto para a comunicação com as famílias como com os alunos. Também temos promovido, além do envio das atividades mesmo durante as férias antecipadas, muitas videoaulas, contações de histórias, vídeos com os nossos profissionais, dicas e orientações diversas para não perdermos o contato com eles e mantermos o engajamento.”
Colégio Farias Brito – Fortaleza (CE)


As escolas também apostam em ferramentas digitais para facilitar a comunicação e compartilhamento de materiais. O Google Hangouts, Google Classroom, Microsoft Teams e Youtube são as plataformas utilizadas e recomendadas pela Prepara Cursos – Itápolis (SP), Colégio Diocesano Santa Luzia – Mossoró (RN), e Portal do Saber – Maranhão (PI)


“Disponibilizamos arquivos em Word e PDF com atividades para os alunos, sugestões de leitura, livros de literatura em PDF, vídeos complementares para as atividades a serem desenvolvidas e sugestões de filmes (de acordo com cada faixa etária). Na Agenda Edu também enviamos arquivos, livros, atividades, comunicados e recados.
Todos os arquivos também são disponibilizados impressos nas secretarias das escolas, onde pais e alunos podem fazer a retirada nos horários marcados previamente para que não haja aglomeração de pessoas.”
Joice – responsável pelo projeto da Agenda Edu na Secretaria de Educação de Américo de Campos – SP


Aposte na descontração


Já falamos sobre a importância de promover momentos de afetividade entre escola e alunos na quarentena com recados personalizados, mas você também pode fazer isso de forma unificada entre as turmas.


As redes sociais são uma ótima opção para mostrar para famílias e estudantes como é a rotina da escola. É possível colocar fotos e vídeos dos professores e coordenadores, além de compartilhar as imagens de alunos e pais. “Nossa rede social também está bem ativa com mensagens e vídeos de professores”, Colégio Ari de Sá – Fortaleza (CE)


Leia mais: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas


Outra dica é promover encontros online fazendo transmissões ao vivo. A escola também é o local onde os alunos criam laços de amizade, socializam e divertem-se enquanto aprendem. Que tal fazer uma competição de dança, leitura dinâmica ou assistir a um filme juntos? 


“Fazemos encontros online na Agenda Edu apenas para descontração entre as turmas. Colocamos os professores na linha de frente para incentivar os pais a usarem também.”
Colégio Santa Maria – Tianguá (CE)


Agenda digital 


Para garantir que os alunos na quarentena não percam nenhuma informação, é importante implantar um sistema único de comunicação e a agenda digital é a melhor solução. Com a Agenda Edu, a escola pode enviar comunicados, mensagens, atividades, criar eventos com transmissão ao vivo e muito mais. 


História de Sucesso: Escola inicia o uso da tecnologia durante a pandemia para continuar as atividades escolares


“A escuta constante da comunidade escolar tem gerado grandes resultados.  Acreditamos que ouvir e filtrar os pontos principais promove maior engajamento porque eles sabem que damos importância.
Estamos usando uma plataforma única para o envio de todo o material para os alunos, sejam links de videoaulas ou links para as aulas online, além dos roteiros de estudo e atividades. A equipe da coordenação está em contato com os pais na Agenda Edu, enviando os comunicados da escola e tecendo feedbacks do envolvimento dos alunos. Assim, os pais conseguem acompanhar em tempo real, esse engajamento.”
Colégio Dom Felipe – Fortaleza – CE 


Compartilhe as experiências da suas escolas em quarentena 


Participe do Fórum da Agenda Edu, um espaço para a sua escola trocar experiências sobre a rotina escolar durante a suspensão das aulas. Compartilhe dificuldades, estratégias, dúvidas e boas práticas com profissionais da educação em todo o Brasil. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *