História de Sucesso: Educandário Joaquim DomingosLeitura de 7 minutos

Agenda Edu 4 de maio de 2020
Equipe do Educandário Joaquim Domingos de uniforme e sorrindo

author:

História de Sucesso: Educandário Joaquim DomingosLeitura de 7 minutos

Escola inicia o uso da tecnologia durante a pandemia para continuar as atividades escolares


Durante este período de suspensão das aulas, devido a pandemia do Covid-19, escolas de todo o Brasil usam da criatividade e da tecnologia para manter a jornada educacional ativa. 


No mesmo cenário de diversas escolas do país, um colégio com mais de 900 alunos, localizada na cidade de Horizonte, Ceará, precisou adaptar-se rapidamente para continuar as atividades escolares, adotando a tecnologia na rotina pela primeira vez.


O Educandário Joaquim Domingos foi fundado em 1994, inicialmente com 27 alunos de Educação Infantil, sendo o pioneiro como instituição de ensino particular na região. 


A jornada educacional continua: conheço o manifesto da Agenda Edu


Para entender melhor como foi esse período de adaptação, conversamos com Maria Gilvania Cavalcante, Diretora Pedagógica da instituição: 


“Veio essa situação do Coronavírus e a gente precisou realmente se afastar dos alunos. Ficamos aqui sem saber o que fazer. Nosso contato sempre foi via agenda física e sempre nos comunicamos bem por lá, até porque os pais vêm muito à escola e a gente tem esse contato diário. Mas a gente perdeu esse vínculo de comunicação. “ 


O Educandário, há 25 anos, adota uma comunicação frequente com os responsáveis. Por meio da agenda de papel, conectava famílias e alunos aos mais de 50 profissionais da escola. Neste cenário, pela primeira vez na história do colégio, foi necessária a adoção de recursos tecnológicos para continuar entregando um ensino de qualidade.


Leia mais: Aplicativos para escolas: o que eles podem oferecer?


Assim, no início do período de isolamento social, a instituição decidiu aderir às redes sociais para não perder os vínculos, compartilhar dicas e informações sobre o período de pandemia, além de celebrar datas comemorativas.


A diretora pedagógica já conhecia a Agenda Edu por acompanhar a rotina escolar do filho, estudante de outra instituição. Ao perceber a fácil usabilidade do aplicativo, enxergou um caminho para encurtar a distância da escola com alunos e suas famílias.


“O processo da adesão foi bem tranquilo, um dia conversamos, no outro já fechamos o contrato e, com um semana, já conseguimos implantar.” 


Implantando a Agenda Edu


Com o apoio da equipe da Agenda Edu, o processo de implantação foi rápido e eficiente, durando apenas uma semana. Com aproximadamente um mês de uso da plataforma, o colégio já alcançou quase 90% de adesão das famílias à nova tecnologia de comunicação escolar. Agora, a Agenda Edu é o canal oficial de comunicação da escola. 


O fato de poder acompanhar o engajamento individual de alunos e responsáveis foi um diferencial, pois não era possível ter dados concretos com a agenda física. Hoje, coordenadores e professores podem observar o índice de visualizações nas atividades passadas, e confirmação de leitura para comunicados importantes. 


Confira também: 5 dicas sobre gestão escolar durante a suspensão das aulas


Gilvania decidiu utilizar a plataforma por completo, começando o uso com as funcionalidades mais básicas e já dentro da rotina da instituição, como Atividades, Comunicados, Mensagens e Eventos. Porém, já planeja utilizar a nossa ferramenta amplamente, por exemplo, visa a possibilidade de receber pagamentos escolares na nossa ferramenta EduPay


“A gente elencou algumas prioridades, na primeira semana queríamos colocar todo mundo dentro da Agenda. Agora, vamos manter os envios e treinar os professores com outras ferramentas tecnológicas. Foi uma semana para todo mundo treinar e aprender a dar aulas online.”


Um bom conhecimento sobre as necessidades da escola foi fundamental para adotar tantas mudanças ao mesmo tempo, pois entendiam o que era necessário em cada momento, adaptando aos poucos os processos já costumeiros e às novidades que as ferramentas poderiam proporcionar. 


“Para a gente, a Agenda Edu é uma grande aliada nesse momento. Eu mando um comunicado e, pouco tempo depois, rapidinho, vários responsáveis já visualizaram“, conta Gilvania.


O grande desafio da suspensão das aulas


A rotina educacional precisou ser totalmente adaptada, uma vez que novos hábitos e processos entraram no dia a dia da escola após a suspensão das aulas.


A aproximação dos pais nas atividades de sala de aula trouxe o desafio de envolver os responsáveis em toda jornada de aprendizagem, principalmente para alunos do infantil.


Saiba mais em: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas


Para o Educandário Joaquim Domingo, que já tinha um ótimo relacionamento com as famílias, o maior desafio no momento é a comunicação, sendo necessário transmitir informações de maneira ainda mais clara e eficaz. 


Para isso, logo após a adesão da Agenda Edu, a equipe do colégio se mobilizou para falar por telefone com todos os responsáveis, comunicando sobre a nova agenda digital e a importância que ela tem para continuação do ano letivo. 


“O grande desafio hoje é orientar os pais. Então, nós decidimos ter aulas online”, explica a diretora.


Para a educação infantil, em que o desafio é ainda maior, o colégio adotou uma proposta semelhante às outras turmas. Todos os dias os responsáveis recebem o que precisa ser feito com seus filhos, seguindo a orientação de cada professora. As atividades são diversas, desde conversa sobre datas comemorativas até brincadeiras interativas. 


“Nem todo pai tem didática para ensinar um aluno do primeiro ano a ler, então é preciso que nós sejamos claros. Por isso, fizemos um roteiro de estudo e a cada dia orientamos o que o aluno precisava fazer. Porém, há interpretações diversas, pois percebemos que a orientação escrita precisa ser mais clara e objetiva. […] Muitos responsáveis ainda estão trabalhando, então é toda uma nova realidade para se adaptar. “


De escola para escola – dicas para quem está começando o uso de  tecnologias: 


O colégio implantou a Agenda Edu em uma semana e pretende continuar o uso quando as aulas presenciais retornarem, pois perceberam que agora a comunicação é mais clara e os gestores podem ter maior controle sobre adesão e engajamento das famílias às atividades escolares. 


Confira: Agenda Edu e plataformas educacionais disponibilizam versões gratuitas durante suspensão das aulas


Para finalizar, Gilvania deixou algumas dicas para escolas que, assim como o Educandário Joaquim Domingos, passaram a utilizar recursos tecnológicos neste período de crise. Confira as dicas a seguir: 


  1. Uma dica importantíssima: siga os tutoriais da plataforma. São imprescindíveis nesse momento. 
  2. É preciso sensibilizar, ao máximo, todas as pessoas envolvidas no processo. Não adianta a escola querer uma tecnologia nova e os pais não aderirem, por isso é tão necessário apresentar como as famílias podem se apropriar bem dessa ferramenta. O contato fica mais constante para acompanhar o que está acontecendo no colégio, fortalecendo o laço com estes dois pilares importantes, família e escola. 
  3. Acredito que é fundamental que sejam colocadas pessoas certas no lugar certo, para que seja possível  extrair 100% o que a funcionalidade pode oferecer. Não precisa ser um expert em informática, mas sim uma pessoa que queira fazer tudo o que a ferramenta propõe. 

Quer conversar com escolas de todo o país, compartilhando suas realidades e trocando ideias para superar esse momento de crise? Acesse o Fórum Jornada Educacional Continua. 


Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, adotamos o Movimento pela Educação Digital, e estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para escolas não parceiras.  Saiba mais e solicite para a sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *