Como incentivar a participação dos pais no dever de casa?Leitura de 5 minutos

Gestão escolar 3 de abril de 2020
Pai ajudando filho com o dever de casa

author:

Como incentivar a participação dos pais no dever de casa?Leitura de 5 minutos

A família faz parte da comunidade escolar e tem um papel muito importante na jornada educacional dos alunos. Incentivar e apoiar as crianças no dever de casa é uma das melhores maneiras para os responsáveis fazerem parte da rotina escolar dos filhos. 


Os estudantes aprendem mais e ficam mais motivados quando sentem que os pais estão interessados no seu dia a dia. A escola também consegue melhores resultados e deve estimular cada vez mais a participação da família. 


Com a suspensão das aulas em prevenção ao Coronavírus, os responsáveis devem ficar ainda mais próximos e serem o maior apoio dos filhos para darem continuidade a sua rotina escolar e acompanhar o conteúdo de forma remota. 


Veja mais: Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


A importância da participação dos pais


O dever de casa funciona como um reforço do que foi ensinado em sala de aula, fixando melhor a matéria, preparado o aluno para a próxima aula e incentivando a aprender mais conteúdos complementares. 


É importante que os responsáveis acompanhem as tarefas para verificar se os filhos realmente entenderam o que foi passado, além de estimular as crianças a pensarem fora da caixa, ajudá-las a ter mais autonomia e responsabilidade, ensinando que é prazeroso aprender. 


Leia mais: Como tornar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagem


Como os pais podem ajudar no dever de casa


É interessante que seja feito um cronograma de estudo, com um horário estipulado para resolver o dever de casa, sem esquecer do descanso, lazer e alimentação. Os pais também têm uma rotina puxada e se sentem cansados ao chegar em casa, mas é necessário demonstrar interesse na atividade. 


Ao chegar do trabalho, descanse, tome banho, se alimente e só depois comece as tarefas. Para quem está de quarentena em casa, também é importante lembrar de ter tempo para suas atividades diárias. 


Separe um espaço para estudo com uma cadeira confortável, mesa e boa iluminação. Converse com toda a família para que haja silêncio durante este momento e o aluno consiga se concentrar e entender que este é o local e momento de estudar.


Incentive e comemore o sucesso


As crianças gostam de mostrar seu trabalho para a família, seja um desenho ou uma tarefa. É importante incentivar cada passo do dever de casa e, principalmente, elogiar e mostrar interesse. 


Leia mais: Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?


Comemorar as pequenas vitórias traz mais confiança e encoraja o aluno a fazer sempre o seu melhor. Afinal, quem não gosta de se sentir valorizado e com o trabalho reconhecido? 


Estimule a autonomia


Alguns pais se sentem tentados a fazer o dever de casa dos filhos sozinhos para terminar logo ou deixar tudo perfeito, mas isso acostuma as crianças a sempre procurar caminhos mais fáceis. 


A tarefa deve ser sempre feita pelo aluno, mas com incentivo e acompanhamento dos responsáveis. Eles precisam desenvolver autonomia e fazer parte do seu próprio processo de aprendizagem. 


Cada aluno tem o seu tempo 


Lembre-se que cada pessoa tem o seu tempo e algumas demoram mais do que outras para encontrar a solução de algum problema. Falar que está demorando muito pode deixar a criança ansiosa e fazer com que ela fique infeliz durante a hora do dever de casa. 


Os pais devem respeitar o tempo de cada aluno, oferecer ajuda sem tomar o seu lugar. Os erros também fazer parte da aprendizagem e são o momento ideal para refletir e buscar outros caminhos. 


Como incentivar os pais no dever de casa


A escola precisa estar conectada com a família para garantir o sucesso da rotina escolar dos alunos. É extremamente necessário que os responsáveis participem da jornada educacional dos seus filhos e entendam quais são as suas necessidades e o que devem esperar da escola.


A reunião de pais é indispensável e deve ser feita periodicamente, já que é o momento perfeito de reunir família e educadores para discutir juntos as melhores práticas de ensino para cada aluno. 


Nas reuniões, os professores podem dar dicas sobre como os responsáveis conseguem auxiliar os filhos no dever de casa, como procurar materiais complementares e estimular bons comportamentos.


Veja mais: 5 dinâmicas para aplicar na reunião de pais da sua escola


Outra ideia interessante é promover mais atividades que envolvam a família, como projetos de árvore genealógica, entrevistar parentes, gincanas na escola, feiras de artes e ciências e eventos com responsáveis. 


Conecte-se com a família


A comunicação é a chave para conectar escola e família na rotina escolar. Para fortalecer laços e estar próximo, a agenda digital é a solução para engajar os responsáveis no dever de casa. 


Na Agenda Edu, os pais podem acompanhar as atividades vistas em sala de aula e quais são as lições de casa diretamente no celular. Durante a suspensão das aulas, é ainda mais importante estar por dentro de todas as tarefas e continuar em contato direto com a escola. 


Responsáveis e alunos recebem as atividades, fazem juntos em casa, tiram dúvidas e estudam até mesmo por videoaulas e transmissões ao vivo. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.


Fonte:

Estante Mágica

Clia Psicologia 

Blog Novos Alunos


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *