Como tornar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagemLeitura de 4 minutos

Acontece na escola 10 de agosto de 2017
Agenda Kids envia atividades para alunos

author:

Como tornar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagemLeitura de 4 minutos

A tarefa de casa é uma velha aliada do processo de aprendizagem dos alunos, mas nem sempre ela é bem recebida pelos estudantes, pelos responsáveis e muitas vezes pelos próprios professores.

Existem alguns motivos que transformam a lição de casa em uma vilã, os estudantes se recusam a fazer a atividade, não dão importância, os responsáveis não ajudam ou incentivam na execução da tarefa e alguns professores não valorizam essa etapa do processo de construção do conhecimento e propõem atividades pouco intencionais. Mas como transformar a tarefa de casa uma aliada da aprendizagem?

“A lição de casa é o único momento em que a criança está longe da escola e se encontra com o que sabe e o que não sabe”. Por isso, para se ter um bom resultado existem quatro etapas imprescindíveis que fazem da tarefa uma aliada da aprendizagem e você vai conferir agora.

 

Realize o planejamento

 

Tudo o que é realizado em sala de aula requer planejamento e com a lição de casa não poderia ser diferente. O segredo é propor atividades com objetivos claros e articulados ao conteúdo visto em sala de aula, mas não adianta enviar uma atividade que seja uma mera repetição do que o aluno fez na escola, a motivação para realizar uma tarefa está ligada ao nível de desafio que ela traz.

 

Ao realizar o plano de aula, você deve pensar em quais atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado podem ser realizadas em casa pelos estudantes de forma autônoma e já tentando imaginar as possíveis dúvidas e dificuldades que os alunos enfrentaram.

 

Uma boa orientação faz toda a diferença

 

Tornar claros os objetivos da lição de casa e o que se espera do estudante já no início do ano diminui possíveis conflitos e contribui para aumentar a eficácia do trabalho. Afinal, uma boa orientação faz toda a diferença no desenvolvimento da tarefa. Um outro ponto importante é a orientação e participação dos responsáveis na lição de casa. A tarefa de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos, quando o pai ajuda o aluno os resultados são mais positivos.

 

E para saber como os responsáveis podem ajudar na lição de casa e como o engajamento deles podem ajudar os estudantes, você pode clicar nos links.

 

Correção é hora de tirar dúvidas

 

A correção das atividades é imprescindível, não para dizer quem sabe mais e sim identificar os pontos que precisam ser retomados. A correção funciona para tirar as dúvidas dos alunos e como um feedback para o professor, assim, ele pode saber se o que foi planejado alcançou os seus objetivos.  

 

Nem sempre a correção individual é o ideal. São poucos os professores que conseguem corrigir os deveres de casa de todos, devido ao grande número de escolas em que trabalham e de turmas para as quais lecionam. Colocar as respostas no quadro para que o aluno verifique se acertou também não é a melhor solução. A sala precisa ter um papel ativo na correção, então as discussões coletivas com autocorreção, em que o professor fala com toda a turma sobre a tarefa, levanta dúvidas, aponta caminhos e cada um confere no quadro se acertou é uma boa saída.

 

O envio dos conteúdos também é importante

 

O envio dos conteúdos é outra etapa de extrema importância no processo de aprendizagem. Afinal, é aqui que os responsáveis podem visualizar o que o aluno viu em sala de aula, como está o seu nível de aprendizagem e, principalmente, ajudar, incentivar e motivar os estudantes na realização da lição de casa. Mas como sua escola envia essas atividades?

 

Se você ainda utiliza a agenda de papel na educação infantil, provavelmente, escreve e envia pelos alunos para que os responsáveis possam ver ao fim do dia. Imagina o trabalhão que é escrever na agenda de todos os alunos. Agora imagine poder enviar as atividades para todos os alunos de uma única vez e com apenas poucos cliques. Com a agenda digital, Agenda Edu, isso é possível! Nela, o professor envia todo o conteúdo passado em sala de aula e a lição de casa para todos os alunos e responsáveis. Além disso, se o professor tem mais de uma turma ele também consegue enviar as atividades por disciplinas e para múltiplas turmas de uma única vez.

 

Dessa forma, fica muito mais fácil e rápido o envio das atividades, sem contar que os alunos conseguirão se organizar melhor e os responsáveis terão acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Você tem problemas com as atividades escolares? Experimente a Agenda Edu e tenha uma comunicação muito mais eficiente, simples e organizada.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *