Dicas de ferramentas de escolas para aulas remotasLeitura de 4 minutos
Durante a suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus, a educação precisa se reinventar para criar novas estratégias de aprendizagem. A inclusão digital nunca foi tão necessária e é interessante contar com o apoio de ferramentas de escolas para melhorar o ensino remoto.
A nova rotina traz muitos desafios: planejamento, comunicação entre equipe e alunos, como fazer avaliações e falta de recursos. Mas, existem algumas plataformas que podem ajudar nessa nova jornada.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
Conheça algumas ferramentas de escolas que podem facilitar a gestão escolar e auxiliar nas aulas remotas:
Slack
Ao invés de utilizar o WhatsApp para comunicação interna entre equipes e evitar confundir conversas pessoais com profissionais, sua escola pode optar pelo Slack. Com essa ferramenta, disponível no computador e celular, as conversas ficam organizadas em um só lugar.
É possível criar vários canais, mantendo chats separados e divididos em projetos ou departamentos. Assim, fica mais fácil organizar as conversas do financeiro, secretaria, coordenação e outros setores.
Leia mais: 5 dicas das nossas escolas em quarentena para manter a equipe alinhada
Plickers
O Plickers é uma das ferramentas de escolas que mais vai ajudar seus professores. Ele administra testes rápidos, permitindo que o educador escaneie as respostas em tempo real.
É uma forma prática de fazer avaliações e ver qual é o desempenho individual de cada aluno. O aplicativo gera e salva os resultados, cria gráficos e dados, o que facilita para identificar dificuldades e criar novas estratégias de aprendizagem.
Kahoot!
O Kahoot! é uma plataforma dinâmica de perguntas e respostas, parecido com um quizz. Os alunos se divertem ao responder as atividades com os colegas e ainda podem ganhar pontos.
Os professores podem utilizar a ferramenta para fazer revisões de forma interativa, introduzir novos tópicos e avaliar de forma mais prática. As escolas também podem utilizar para fazer pesquisas.
Veja mais: 5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentena
Google: Drive, Hangouts Meet e Classroom
O Google tem várias ferramentas de escolas ideais para uso em aulas remotas. Com o Google Drive, a equipe pode criar e compartilhar documentos, apresentações, formulários, planilhas, entre outros. Os arquivos podem ser compartilhados com todos, sendo possível editar até mesmo offline – sem internet.
No Google Hangouts Meet, é mais fácil fazer videoconferências, como reuniões de pais, conselhos de classe e aulas ao vivo. A plataforma é parceira da Agenda Edu, permitindo às escolas fazer transmissões utilizando a funcionalidade Eventos, além de enviar lembretes automáticos.
Outra das ferramentas de escolas oferecidas é o Google Classroom, sala de aula online. Ele foi criado para ajudar turmas a se comunicar, organizar e economizar tempo. Os professores podem criar cada turma, fazer um mural de avisos, notas e atividades.
Leia mais: Como reorganizar o ano letivo durante a COVID-19?
Agenda Edu
A comunicação entre escola, famílias e alunos é a peça chave para estreitar os laços e engajar na rotina escolar. Com a suspensão das aulas presenciais, essa conexão é ainda mais importante e indispensável.
Uma agenda digital é a solução para garantir o acompanhamento das aulas online. Com a Agenda Edu, a escola garante uma comunicação direta, efetiva e sem complicações. Conheça algumas funcionalidades:
- Atividades: envio de lições para fazer em casa, conteúdos de estudo e materiais complementares. Os professores também podem gravar videoaulas e enviar o link pela Agenda Edu.
- Comunicados: a escola pode enviar informações, dicas e orientações, além de conseguir monitorar quem está acompanhando os comunicados.
- Eventos: transmissões ao vivo de aulas para turmas e até mesmo reuniões de pais online. O aplicativo envia lembretes automáticos sobre o evento, evitando o esquecimento em meio à rotina e aumentando o engajamento.
Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo
- Mensagens: canais personalizados para tirar dúvidas, fazer correções e conversar diretamente com os responsáveis e alunos.
- EduPay: os responsáveis realizam pagamentos com poucos cliques, inclusive da mensalidade escolar. O EduPay envia lembretes automáticos e faz todo o trabalho de cobrança, a escola tem controle fácil sobre cada transação e atraso.
Dicas para usar EduPay na cobrança das mensalidades escolares em tempos de crise
Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.