5 dicas das nossas escolas em quarentena para manter a equipe alinhadaLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 8 de maio de 2020

author:

5 dicas das nossas escolas em quarentena para manter a equipe alinhadaLeitura de 5 minutos

O isolamento social está sendo um período de adaptações para todos e as escolas em quarentena também são protagonistas nesta história. Com a antecipação das férias, colégios fechados e incerteza sobre o futuro, um dos grandes desafios é manter a equipe alinhada e conectada. 


Educadores de todo o país estão mudando sua forma de ensinar. Os gestores precisam criar planejamentos para a nova realidade dos alunos e dos profissionais, além de garantir o bem estar e dedicação dos professores. Todos precisam estar juntos nessa jornada. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua 


Pedimos para algumas das nossas escolas parceiras compartilharem suas estratégias para conectar a equipe. Confira as dicas: 


Não tenha medo de se reinventar


Esse é o momento para experimentar novas formas de aprendizagem, trocar experiências com outras escolas e educadores e aprender tanto quanto os alunos. Um novo mundo pede novas rotinas. 


“A nova rotina, com a pandemia e a suspensão de atividades escolares, tem sido uma revolução para a escola. Estamos nos reinventando, buscando meio e caminhos antes desconhecidos para aproximar, para engajar e para nos mantermos vivos na vida de toda comunidade escolar” 
Bambino Escola Bilingue – (Mossoró – RN)


Esse é um bom momento para as escolas em quarentena investirem em tecnologia, cursos e treinamentos. Ajudar a equipe a se capacitar e valorizar o esforço do profissional faz com que todos se sintam acolhidos e dispostos a enfrentar os novos desafios.


“Muita coisa boa tem surgido, muitas ideias e grandes conquistas! A escola tem feito muitos investimentos na área tecnológica e temos feito treinamentos com toda a equipe de professores e funcionários. Tem sido um momento de muitos aprendizados.”
Colégio Farias Brito – Fortaleza (CE)


Leia mais: História de Sucesso: Educandário Jardim Domingos inicia o uso da tecnologia durante a pandemia para continuar as atividades escolares


Reuniões periódicas em plataformas online


É importante manter uma comunicação constante e a melhor forma de fazer isso é com reuniões em plataformas online. As ferramentas mais utilizadas são o WhatsApp e o Hangouts Meet, escolhidas pelo Colégio Ari de Sá – Fortaleza (CE),  Colégio Diocesano Santa Luzia – Mossoró (RN), e Colégio Portal do Saber – Maranhão (PI). 


Assim como eles, outras escolas em quarentena também se reúnem e conversam diariamente com toda a equipe para não perder informações:


“Usamos o sistema da escola, Excel e Hangouts Meet para manter a equipe alinhada, também fazemos pequenas conferências da equipe no WhatsApp como bate papo.”
Prepara Cursos – Itápolis (SP)


Manter a periodicidade também é essencial. As escolas estão optando por se reunir quase todos os dias para que as informações não se percam e todos estejam sempre na mesma página.


“Temos mantido a comunicação diária entre equipe diretiva e professores das unidades para que todos falem a mesma língua, para que um se firme e se apoie no outro, para que todos sigam as instruções e para que consigamos dar continuidade aos trabalhos.”
Joice – responsável pelo projeto da Agenda Edu na Secretaria de Educação de Américo de Campos (SP)


Veja mais: 5 dicas sobre gestão escolar durante a suspensão das aulas


Equipes enviam relatórios entre si


Para que todos saibam o que está acontecendo em todos os setores das escolas em quarentena, os profissionais enviam relatórios periódicos entre si com as informações mais relevantes e quais serão os próximos passos. 


“Uma boa comunicação tem sido prioridade entre nossa equipe. Somos organizados em três sedes, porém, somos uma única escola. Temos reuniões diárias e enviamos comunicados da equipe da Educação Infantil para equipe do Ensino Médio e vice versa. Todos devem saber o que acontece na escola.”
Colégio Dom Felipe – Fortaleza (CE)


Troca de experiência entre profissionais


Outra dica do Colégio Dom Felipe é distribuir a equipe em habilidades para que todos possam se ajudar. “Quem é bom em tecnologia, está ajudando quem ainda tem certa dificuldade, quem domina a frente das câmeras está dando dicas para quem é mais tímido. Compartilhamos tutoriais constantemente para alinharmos as práticas”, explica a diretora. 


Veja mais: Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Esse é o momento de ajudar o colega e entender quais são as suas maiores dificuldades. Uma equipe diversa tem diferentes qualidades que podem ser compartilhadas. 


“Tenho me reunido com a equipe para fazer laboratórios de correções de avaliações e de uso de ferramentas para as aulas. Eu as apresento, mostro como funciona, em quais aulas e objetivos elas se aplicam e depois eles fazem e apresentam. Nesse momento, surgem as dúvidas, fazemos socialização e aprendemos juntos! Tem sido espetacular.”
Coordenação do Colégio Santa Maria – Tianguá (CE)


Tenha empatia 


Todos estamos passando por um período difícil e transformando a nossa forma de trabalhar. Lembre-se que a equipe é composta por seres humanos com sentimentos de ansiedade e medo. Momentos de carinho e descontração são tão importantes quanto as aulas. 


“Passamos para equipe um sentimento de conforto e união. Um momento de conscientização de que somos uma equipe e que um precisa do outro. Então a situação requer sacrifícios e comprometimentos com a sua profissão.”
Colégio Nova Cultura – Fortaleza (CE), a primeira escola da Agenda Edu 💜


Uma dinâmica interessante é estimular a conversa entre as próprias pessoas para criar novos laços. “Revezamos para cada pessoa motivar a equipe pedagógica e mandar recadinhos para os que não estão trabalhando” é a dica da Creche Escola Mundo da Fantasia – Fortaleza (CE). 


Compartilhe as experiências da suas escolas em quarentena


Participe do Fórum da Agenda Edu, um espaço para a sua escola trocar experiências sobre a rotina escolar durante a suspensão das aulas. Compartilhe dificuldades, estratégias, dúvidas e boas práticas com profissionais da educação em todo o Brasil.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *