Dia do Diretor Escolar – os desafios da gestão para 2022Leitura de 4 minutos

Gestão escolar 16 de novembro de 2021
Imagem de homem escrevendo em post-it e colando em parede de vidro

author:

Dia do Diretor Escolar – os desafios da gestão para 2022Leitura de 4 minutos

Danielle Gonzaga
Pedagoga e Assessora de Implantação da Agenda Edu



Você sabe o que foi comemorado no dia 12 de novembro? Isso mesmo, o Dia do Diretor Escolar. A data celebrada anualmente tem o objetivo de homenagear esse profissional que trabalha para fazer uma gestão escolar eficiente, buscando um bom funcionamento e harmonia entre todos os setores da instituição. E nessa data tão significativa, que tal refletirmos sobre os principais desafios enfrentados por essa figura?


Desde a contratação de novos funcionários até a supervisão do patrimônio material, o diretor escolar está presente em todos os ambientes e processos, sendo peça fundamental para um bom desempenho da instituição.


5 dicas urgentes que todo gestor escolar precisa saber


Em um constante jogo de equilíbrio entre demandas pedagógicas e administrativas, o diretor escolar por vezes é comparado a um maestro, responsável por administrar toda a parte burocrática da instituição, manter um equipe feliz e motivada e conhecer bem o seu público final (ou a plateia do “regente-diretor”).


Ou seja: o diretor escolar não apenas administra, mas ele É A PRÓPRIA ESCOLA, afinal… não é possível gerir aquilo que não se conhece. 


Baixe grátis: Kit do Diretor Escolar com dicas para planejamento escolar, LGPD, apoio socioemocional e mais!

Os desafios do diretor escolar em 2022


Apesar de inúmeras atribuições, os desafios não param! Em um cenário favorável a grandes transformações educacionais, é necessário ser ágil e atento ao acompanhar essas novas tendências. Além disso, acontecimentos como realização de atividades remotas em decorrência da pandemia de COVID-19 também deixam impactos significativos em um cenário de retomada.


Para compreender mais profundamente as demandas e encarar os desafios da gestão, separamos alguns pontos de reflexão que serão destaques no ano de 2022. 


Dicas para manter a gestão de equipes durante o ensino remoto


Retomada (parcial ou total) das aulas presenciais


Apesar de todo o esforço direcionado para minimizar as desigualdades e suprir a demanda de aulas em contexto remoto, é fato que a pandemia impactou significativamente alunos, familiares e colaboradores. 


Nesse cenário, o diretor escolar tem o papel de revisitar o currículo da instituição e oferecer um ambiente acolhedor para toda a comunidade escolar. 


Ou seja, é necessário ser empático com as lacunas (emocionais e cognitivas) deixadas em um cenário tão complexo e dar subsídios para essa superação.


Conheça a história de sucesso da diretora da Escola Leão Marinho na retomada das aulas presenciais 


Aperfeiçoamento do uso das Tecnologias Digitais em contexto educacional


Não é possível pontuar impactos positivos em um contexto pandêmico, mas é certo que esse período acelerou significativamente a inserção das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas.


Com isso, diretores possuem o papel fundamental de oferecer equipamentos adequados e uma formação de corpo docente para aprimorar essa imersão. Por fazer parte do cotidiano de crianças e adolescentes, recursos como Redes Sociais, podcasts, filmes e livros digitais podem gerar o tão sonhado engajamento dos alunos nas atividades escolares. 


“No início da pandemia, eu senti a nossa árvore sendo podada, fiquei muito insegura. Mas saber que poderia fazer videoaulas me deixou mais tranquila. Na Educação Infantil, os alunos dependem dos pais para acompanhar. A minha visão de pedagoga mudou muito, a educação precisa evoluir e tudo que está nela precisa evoluir também.”
Adriana Oliveira, diretora da Escola Infantil Oliveira 


Inovação escolar: como incentivar a sua equipe?


Novo Ensino Médio


A lei nº 13.415/2017, responsável pela alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ampliou o tempo mínimo do estudante na escola e definiu  a organização curricular do Novo Ensino Médio.  Dessa forma, o diretor escolar precisa garantir que esse novo modelo cumpra seu objetivo: estimular a criticidade e garantir maior liberdade de escolha do estudante  de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira. 


Projeto de vida e Novo Ensino Médio, qual é a relação?


Por esses e outros motivos é tão importante valorizar e ser grato aos profissionais que se dedicam a tornar a educação universal algo possível. 


E você, diretor? Quais outros desafios acredita que irá encontrar em 2022? Deixa aqui nos comentários. 


Fontes:


Blog Eleva

SophiA

Nova Escola


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *