História de Sucesso: Escola Leão MarinhoLeitura de 5 minutos

Agenda Edu 1 de dezembro de 2020
Equipe da Escola Leão Marinho

author:

História de Sucesso: Escola Leão MarinhoLeitura de 5 minutos

Soluções inovadoras são a chave para o sucesso da retomada presencial


A retomada das aulas presenciais tem sido um momento extremamente desafiador para as escolas. Depois de meses trabalhando com ensino remoto, a Escola Leão Marinho é um grande exemplo de superação na jornada educacional dos alunos. 


Pode parecer ainda mais difícil retornar às aulas presenciais com alunos da Educação Infantil, mas é possível criar estratégias simples e criativas e contar com o apoio da tecnologia. 


Educação é feita de mudanças


A Escola Leão Marinho nasceu de uma mudança: a diretora Manisa Leão se mudou com sua família para Vila Velha, no Espírito Santo, e sentiu falta de um colégio para seus filhos em que ela se identificasse com a proposta pedagógica. 


Apesar de ser advogada, a diretora estava infeliz e estressada na sua profissão e recebeu o apoio da sua família com vários educadores para mudar radicalmente de ramo. “Eu plantei a sementinha de fazer algo diferente, sempre quis trabalhar com crianças. Nosso objetivo é o desenvolvimento pedagógico da criança, trabalhar como um todo preparando para a alfabetização e Ensino Fundamental”, conta. 


Por isso, a escola sempre busca novas alternativas para desenvolver os alunos e oferece uma educação bilíngue com vários diferenciais: play table, educação financeira, movimento maker, empreendedorismo, contação de histórias, musicalização e muito mais. 


Ebook gratuito: Como a tecnologia pode ajudar na aprendizagem do segundo idioma


A tecnologia na Escola Leão Marinho


É comum imaginar que a Educação Infantil não consegue se aproximar da tecnologia, mas a Escola Leão Marinho sabe como integrar novas ferramentas na sala de aula. Os professores usam tablets no seu planejamento e contam com o apoio de aplicativos pedagógicos. 


As crianças começam colocando a mão na massa e depois podem explorar o mundo digital. “Não tem uma caixinha fechada, queremos incorporar novas práticas que vêm para somar, inovar é sempre preciso”, explica Manisa. 


Por isso, em 2015, a escola decidiu apostar em uma agenda digital e conheceu a Agenda Edu no início da atuação da plataforma. A diretora já pensava em construir sua própria agenda eletrônica e encontrou a solução perfeita. 


“Eu tinha necessidade de informatizar os processos, porque a comunicação física era muito deficiente. Na época, nem todo mundo tinha smartphone, mas muitos pais nem olhavam a agenda de papel, passava batido. Busquei alternativas para ficar mais próxima dos pais e na agenda digital eles estão logados o tempo inteiro, além da ferramenta ser um diferencial para a escola.”


Na época, nenhum outro colégio da cidade usava agenda digital e a Escola Leão Marinho conseguiu se destacar no mercado educacional com uma solução inovadora. “Eu sinto que na educação, a inovação é mais lenta, tem muita resistência. Isso me angustia porque na Educação Infantil a gente precisa sempre buscar coisas diferentes”, conta Manisa. 

Inovação no retorno presencial


Durante o ensino remoto emergencial em 2020, a diretora descreve o momento como muito estressante pela necessidade de mudar bruscamente. A escola ofereceu aulas online diariamente, em inglês e português, além de videoaulas com contação de histórias e músicas. 


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Na retomada presencial, a Escola Leão Marinho se tornou referência na Educação Infantil. Foi preciso fazer investimos em um momento com poucos recursos para adequar o espaço físico com todos os protocolos de segurança.


Além disso, a escola adotou o ensino híbrido, já que alguns alunos continuam estudando de forma remota. Eles assistem às aulas online e os responsáveis vão até a escola buscar as atividades a cada 15 dias. 


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


Mesmo com todos os desafios deste ano, a Escola Leão Marinho continua com 82% de adesão dos responsáveis na Agenda Edu e utilizando muito bem as funcionalidades, como Diário e Mensagens.

Números da Escola Leão Marinho na Agenda Edu: 82% de adesão dos responsáveis, + de 15 mil diários e + de 9 mil mensagens

Controle de máscaras


Uma das grandes preocupações dos responsáveis e da escola era garantir que as crianças usassem máscara o dia inteiro e soubessem a hora certa de trocar. Para isso, foi criado um sistema de cores


Cada aluno recebeu um kit com cinco máscaras para serem trocadas a cada 2 horas. Já que cada uma tem cor diferente, os professores conseguem visualizar facilmente se algum aluno não realizou a troca. 


“Eu fiquei pensando como ia controlar a mudança de máscara para atender o protocolo, como iria saber que todas as crianças trocaram. Então, pensei: já sei, vou criar cores diferentes para cada horário. Cada colaborador recebeu dois kits e os alunos receberam um kit. Pedimos para os responsáveis não esquecerem as máscaras e as crianças não podem usar alguma que seja diferente.”


Com pequenos detalhes que fazem toda a diferença, a Escola Leão Marinho conseguiu retornar às aulas presenciais com segurança. Utilizando a agenda digital, ficou mais fácil se comunicar a qualquer momento com os responsáveis e garantir que a jornada educacional continua.


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *