5 dicas urgentes que todo gestor escolar precisa saberLeitura de 8 minutos

Gestão escolar 10 de junho de 2021
Gestora escolar apoiada em mesa na sala de aula

author:

5 dicas urgentes que todo gestor escolar precisa saberLeitura de 8 minutos

Deborah Paixão
Comercial da Agenda Edu



Uma das figuras que tem ganhado cada vez mais destaque no ambiente educacional é o gestor escolar. Ele é o responsável pelo sucesso da escola e pela montagem de estratégias para garantir a melhor qualidade de ensino, além de manter a instituição funcionando da melhor forma possível. 


Por isso, trouxemos 5 dicas urgentes que todo gestor escolar precisa saber para melhorar o desempenho da sua escola. Afinal, é importante que o gestor escolar seja um líder, que consiga compreender bem a necessidade de cada setor escolar. 


Neste artigo, separamos para você alguns caminhos sobre gestão escolar e como aplicá-las dentro do seu planejamento e rotina escolar para conseguir ótimos resultados, Confira agora!


Gestão escolar: conceito, práticas e estratégias


Planeje


Nossa primeira dica é planejar. O planejamento é o ponto de partida de qualquer gestor escolar. Isso pode parecer até bobo ou fácil, porém todo bom gestor escolar sabe que sem planejamento a escola não funciona de forma eficiente. 


Muitos gestores têm dificuldades em planejar, determinar o objetivo final, as metas e os planos de ação para sua escola. Por isso, muitos não obtém sucesso em sua jornada. 


Um bom planejamento escolar é montado com toda a equipe escolar, todos pensando na missão e no objetivo da escola e o gestor escolar se encarrega do principal ponto: estruturar estratégias reais para o alcance de bons resultados e repassar a toda a sua equipe. 


Planejamento escolar: o que você precisa saber?


Analise seus resultados


Tão importante quanto planejar é analisar os resultados do planejamento de toda a escola. Toda instituição de ensino é uma empresa e é preciso que o gestor escolar consiga analisar seus números de forma eficaz.


Um bom gestor consegue analisar o resultado de sua equipe e toda a comunidade escolar, acompanhar seus números e dados. Assim, ele pode monitorar e avaliar seus planos e, até mesmo, rever seu planejamento. 


Dessa forma, é possível estabelecer metas, planos de ação e encontrar falhas que precisam ser corrigidas. É importante estar disposto a fazer revisões constantes e entender que não existem planos perfeitos. O maior desafio é saber se adaptar e encontrar os melhores caminhos a partir dos desafios que aparecem diariamente. 


Plano de ação escolar – veja como montar o seu


Escute


Essa dica vale ouro! A comunicação entre a equipe pedagógica e administrativa é fundamental para o crescimento da escola. É importante que o gestor escolar esteja aberto à conversa e a escutar seus colaboradores, compreender os desafios que eles estão enfrentando e, claro, estar de olho na satisfação deles em trabalhar na sua escola. 


Para permitir esses momentos, o gestor precisa estimular o diálogo, promover momentos de feedback, além de abrir canais de comunicação com toda a equipe.  Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas. 


É muito importante ouvir a opinião e as experiências de todos, e abrir espaços para o diálogo. Isto é essencial para que o gestor consiga compreender a realidade escolar enfrentada pela sua equipe. 


Capa do Ebook Escola e Comunidade com o texto Guia prático para fortalecer vínculos com alunos e famílias, baixe agora

Também é essencial ter um canal aberto com toda a comunidade escolar. Além de ouvir os professores, é preciso entender as necessidades, desafios e sugestões de cada colaborador, como monitores, porteiros, cantineiros, bibliotecários e secretários. 


E, claro, a escola precisa estar alinhada com seus alunos e responsáveis. Eles também são agentes ativos na educação e precisam sentir que fazem parte da comunidade para criar vínculos com a instituição de ensino. 


O papel do gestor é ser mediador de toda essa comunicação, analisar os principais pontos e transformá-los em ações de melhoria e projetos pedagógicos. 


Cuide das finanças


A gestão financeira é fundamental para o sucesso de uma escola. É preciso que o gestor escolar administre os recursos financeiros da melhor maneira, priorizando gastos e distribuindo orçamentos para que os setores funcionem da maneira mais adequada.


Manter um fluxo de caixa organizado, calcular os gastos de forma correta, conter a inadimplência, prestar contas e definir orçamentos são funções do gestor escolar e é preciso que ele consiga administrar essas atividades da melhor forma para garantir a saúde financeira da escola. 


Esse trabalho não é apenas função do setor financeiro. Um fluxo de caixa negativo impacta em todo o planejamento, projetos e ações pedagógicas. Além disso, está diretamente ligado à captação e retenção de alunos, que é uma das grandes preocupações de todo gestor. 


Diminua a inadimplência com cobranças recorrentes


Use novas tecnologias


A última dica é tão importante quanto a primeira. Afinal, um bom gestor escolar precisa utilizar softwares e ferramentas eficientes e atuais para acompanhar a rotina e o planejamento da escola. 


Uma escola de sucesso precisa proporcionar a sua comunidade o que o mercado tem a oferecer de melhor e por isso, cabe ao gestor buscar alternativas que se adaptem à realidade escolar. 


Utilizar novas tecnologias é um passo importante para auxiliar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Uma forma de trazer um dinamismo para a sala de aula e otimizar processos para a equipe pedagógica é usar essas ferramentas a favor da educação. 


Com a modernização da escola, também é possível diminuir a evasão escolar, que é um tema urgente e desafiador para muitos gestores. No momento atual, a crise da pandemia trouxe ainda mais dificuldade em reter alunos e manter as portas abertas. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Encontre as soluções certas


Outro grande desafio do gestor escolar é engajar famílias e alunos com uma comunicação rápida, segura e eficaz. Durante as aulas remotas emergenciais, ficou ainda mais clara a necessidade de priorizar soluções que ajudem a focar no que realmente importa: a educação. 


A Agenda Edu é uma excelente ferramenta para ajudar gestores e a equipe pedagógica a potencializarem seus resultados e a ter um diferencial tecnológico na escola, além de trazer uma comunicação rápida e fácil


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Com uma agenda escolar digital, você pode enviar comunicados, atividades e criar canais personalizados de comunicação. Também é possível fazer transmissões de aulas ao vivo, preencher diários, criar murais de fotos e muito mais. 


A Agenda Edu também conta com diversas soluções para simplificar o dia a dia da escola e do gestor escolar, como o EduPay, nossa ferramenta de pagamentos escolares com cobranças recorrentes que ajudam a diminuir a inadimplência. 


Você também pode utilizar o EduGo, solução de saída inteligente que ainda conta com um questionário de sintomas da Covid-19 para controlar a saúde na escola, e o novo EduMenu, aplicativo para tornar sua cantina digital. 


Conheça todas as soluções Agenda Edu 


Agora que você já conferiu as 5 dicas urgentes para o gestor escolar, já está pronto para aplicá-las na sua escola e obter excelentes resultados.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *