Plano de ação escolar – veja como montar o seuLeitura de 4 minutos

Gestão escolar 2 de março de 2020
Mulher sentada em mesa olhando para o notebook, fazendo seu plano de ação escolar e sorrindo. Ao fundo, uma janela mostrando a cidade

author:

Plano de ação escolar – veja como montar o seuLeitura de 4 minutos

Toda escola tem planos e objetivos, assim como qualquer outra empresa. Além de proporcionar ensino de qualidade e ajudar a formar cidadãos, com certeza os diretores e coordenadores têm diversos sonhos e o plano de ação escolar é o que vai ajudar a realizá-los. 


Para chegar até o seu objetivo no final do ano letivo, é necessário percorrer um caminho com metas, etapas e custos. O plano de ação escolar será o guia para planejar e administrar sua atividades, auxiliando nas decisões administrativas e pedagógicas. 


O que é um plano de ação escolar?


O plano de ação escolar é um documento que contém o planejamento das ações e atividades que devem ser desempenhadas durante o ano para atingir determinados objetivos. Esses objetivos são quebrados em metas e passos para auxiliar na sua execução. 


O planejamento é importante para alcançar resultados melhores com os alunos e servir como guia para professores e coordenadores tanto na sala de aula quanto na gestão escolar. 


Leia mais: Saiba como ter um planejamento escolar eficiente 


É essencial documentar o plano de ação escolar para ter controle sobre o que está sendo feito. Com esse histórico, é mais fácil avaliar ao final do ano quais metas foram realmente atingidas e o que é necessário melhorar para o próximo. 


Como montar um plano de ação escolar


O ponto principal para começar o seu plano de ação escolar é estabelecer metas claras e possíveis de serem realizadas. Esse é o momento de listar tudo aquilo que você espera melhorar na escola. Podem ser desejados infinitos objetivos, mas depois é necessário escolher os principais que estejam dentro das possibilidades da escola para serem priorizados. 


Estabelecendo os objetivos, é a hora de entender quais metas e atividades devem ser feitas para chegar lá. Se o seu objetivo for diminuir a quantidade de papel utilizada pela escola, por exemplo, as metas podem ser adotar uma agenda digital e reciclar os comunicados antigos. 


É necessário estipular os recursos, tempo e investimento que serão necessários durante todo o ano. Não adianta pensar em objetivos que não são realistas para a escola, eles devem estar ao alcance dos coordenadores, professores, alunos e equipe financeira. 



Programe as metodologias, ações e atividades


Os professores devem participar do processo de desenvolvimento das ações e atividades que serão realizadas. Pesquise e avalie os métodos de aprendizagem já utilizados e quais podem ser implementados para inovar e aprimorar sua escola.


Toda a comunidade escolar pode ser envolvida durante este processo. Os conselhos de classe são uma ótima alternativa para reunir a equipe pedagógica e discutir o plano de ação escolar. 


Veja mais: Como aproveitar bem os conselhos de classe


Ao escolher a metodologia, crie um cronograma de quando as ações serão executadas. Com essa organização, fica mais fácil começar, dar continuidade e finalizar cada meta.


Faça um planejamento financeiro


Muitos objetivos de uma escola só são possíveis de se alcançar com um bom planejamento financeiro. É necessário prever despesas, realizar orçamentos, tentar reduzir custos, entender quais gastos são fixos e quais podem ser realocados. 


Um plano de ação escolar eficiente tem despesas gerais e específicas, levando em consideração uma gestão de compras eficaz com reserva de recursos para imprevistos e investimentos. 


Acompanhe os resultados


Ao colocar o plano de ação escolar em prática, não se pode deixar de acompanhar todas as etapas. Faça análises, converse e pense em ajustes periodicamente para entender o que deu certo e o que pode melhorar. 


É interessante documentar todo o andamento dos seus objetivos e atividades e analisar quais são os pontos fortes e pontos fracos para serem trabalhados no próximo ano. 


Não existe um modelo padrão, cada escola precisa criar o seu plano de ação escolar e seguir o que é melhor para a sua realidade. O importante é colocar a mão na massa, aprender com os erros e buscar sempre melhorar. 


Fonte:

Escola Web

Studos

Na prática


3 comentários
  1. Sandra

    Amei o material, estou trabalhando com o tema no meu projeto de pesquisa" Ensino remoto em tempo de Covid 19: Qualidade de ensino na escola pública. Posso usar os textos? Preciso também referenciar o mesmo. Gostaria das referências.

    • Agenda Edu

      Oi, Sandra! Que bom que você gostou. Você pode referenciar o texto como blog Jornada Edu. Cadastre-se na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. 😊

  2. Sandra

    Amei o material, muito bom!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *