Gestão escolar

Como fazer acompanhamento pedagógico remoto

Todos os alunos são diferentes e, como indivíduos singulares, aprendem de uma forma única e particular. O acompanhamento pedagógico é essencial para entender o processo de aprendizagem de cada pessoa e como ajudá-la a superar as suas dificuldades. Mas como fazer isso de forma remota?


Com a suspensão das aulas em prevenção ao Coronavírus, as escolas estão remodelando sua forma de ensino e se conectando cada vez mais. As salas viraram videoaulas, as tarefas são enviadas virtualmente e feitas em casa e o acompanhamento também precisa continuar. 


Como os coordenadores e professores devem lidar com esses novos desafios? Continue a leitura e entenda melhor:


O que é o acompanhamento pedagógico


Entendendo que cada aluno aprende no seu tempo e da sua maneira, o acompanhamento pedagógico é o aliado para compreender todas as etapas educacionais. Ele facilita e orienta a jornada educacional de cada um. 


Para os professores, é bastante desafiador entregar um ensino personalizado para várias turmas com diversos estudantes. Por isso, ele precisa do apoio dos próprios alunos, dos coordenadores e dos responsáveis. 


O papel do coordenador


O coordenador é a peça chave nesse processo. Um bom educador se dedica a transformar o ensino da escola, ajudando a desenvolver habilidades socioemocionais, além de apoiar o relacionamento entre professores e alunos. 


Um coordenador engajado procura novas metodologias, ferramentas e métodos de ensino para melhorar a gestão de aprendizagem. Um bom exemplo são as metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do ensino como protagonistas do seu conhecimento.


Veja mais: Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?


Com as ferramentas certas, o educador consegue dar apoio pedagógico individual e coletivo. Ele é a ponte entre os professores e os estudantes, recebendo feedbacks e criando uma rede de apoio para melhorar o desempenho e a experiência de aprendizado na escola. 


Como fazer acompanhamento remoto


Estar longe dos alunos é um grande desafio para a escola. Apesar da distância, os professores estão cada vez mais conectados com alunos e famílias utilizando plataformas digitais, como a Agenda Edu


Com ela, é possível enviar conteúdos, tarefas, mensagens, comunicados, cardápios, videoaulas e até fazer transmissões ao vivo. O acompanhamento pedagógico também pode ser feito de forma remota utilizando as funcionalidades do aplicativo.


Saiba como usar Agenda Edu para acompanhamento remoto de alunos


Além de enviar conteúdos pela funcionalidade Atividades, os professores também podem interagir com os alunos, enviando sugestões de materiais complementares, dinâmicas extras e até escrever recadinhos personalizados para os seus alunos se sentirem acolhidos e reconhecidos. 


Com a funcionalidade Comunicados, a coordenação fala diretamente com responsáveis e estudantes, enviando dicas, notícias e interagindo para se aproximar e criar uma comunicação pessoal. 


As reuniões com responsáveis podem ser feitas em transmissões ao vivo em Eventos. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangouts Meet para todos os alunos que estiverem conectados e discutir como está a rotina dos alunos, quais são as dificuldades e o que é preciso melhorar.


Também é interessante utilizar a funcionalidade Mensagens para criar canais abertos de conversa com família e estudantes. Podem ser abertos canais de tira dúvidas com professores, correções de tarefas e um de “Serviço de orientação pedagógica”, para oferecer apoio e fortalecer laços. 


Leia mais: Como manter rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


Conselhos de classe


Com a distância entre os colaboradores, a comunicação na escola deve estar ainda mais alinhada. Os conselhos de classe precisam ser mais frequentes para que os professores continuem ensinando da melhor forma possível.


É importante discutir sobre o processo de aprendizagem dos alunos, quais matérias precisam ser revisadas, quem está com dificuldade e precisa de mais apoio com atividades extras e como melhorar a jornada educacional.


Veja mais: Como aproveitar bem os conselhos de classe


Com as informações corretas, os coordenadores entendem melhor o que precisa ser mudado e melhorado e podem trabalhar com alternativas que contemplem todos os estudantes e colaboradores da escola. 


Quais as vantagens do acompanhamento pedagógico?


Entender e apoiar a jornada educacional dos alunos traz benefícios para todos. Confira alguns dos principais:


Melhor desempenho


Os alunos que têm acompanhamento pedagógico extra se sentem mais incluídos e se dedicam mais aos estudos, desenvolvendo confiança para melhorar. Eles se sentem mais confortáveis ao saber que são ouvidos e podem expor as suas dificuldades. Sabendo quais são, os educadores podem ajudar de forma mais pontual. 


Melhor engajamento de professores


Definindo melhores estratégias de ensino e quais são os resultados esperados, fica mais fácil engajar alunos e professores. Os educadores percebem o seu papel e importância na aprendizagem de cada estudante e conseguem criar planos de aula para atender a todas as necessidades.


Melhora a compreensão do aluno e alcance das dificuldades


É comum sentir mais dificuldade em algumas disciplinas e o acompanhamento pedagógico funciona como uma ponte de comunicação entre alunos e professores. Ao saber sobre as dificuldades, a escola planeja projetos e ações para ajudar a superá-las. 


Saiba mais: Dificuldade de aprendizagem: como ajudar o aluno contorná-la?


O estudante passa a ser visto dentro e fora da escola, já que toda a sua vida pode influenciar na aprendizagem. O coordenador ajuda a seguir os melhores caminhos, conhecendo o aluno em todas as suas áreas. 


O aluno passa a ter maior compreensão dos seus estudos, aprende a se organizar e entender o seu próprio processo de ensino-aprendizagem. 


Aproxima as famílias


A educação dos filhos é a prioridade dos responsáveis. A escola que dá atenção individualizada e atendimentos psicopedagógicas consegue se conectar ainda mais com a família e fortalecer laços. 


Essa conexão é extremamente necessária, já que os pais dão feedbacks sobre os alunos, auxiliando na criação de estratégias e novas abordagens. A família se sente acolhida e fica cada vez mais engajada. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros, até o dia 31/05. Saiba mais e solicite na sua escola.


Thais Praciano

Recent Posts

Negociação de pagamentos escolares: parcelar ou não?

Sabemos que os pagamentos escolares são um dos componentes mais importantes para o funcionamento de…

1 semana ago

Atividades para fazer no Dia do Livro Infantil na sua escola

Já sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento e formação das crianças.…

2 semanas ago

Como gerenciar recursos financeiros da escola

A gestão financeira de uma escola nem sempre é uma tarefa fácil, embora ela seja…

3 semanas ago

7 motivos para usar Pagamentos Digitais do SuperApp na sua escola

Facilidade, comodidade e tranquilidade é tudo o que um gestor precisa para gestão financeira da…

1 mês ago

Soluções financeiras para ajudar sua escola ir além em 2024

O SuperApp Agenda Edu tem soluções financeiras que ajudam as escolas a cobrar, receber, matricular…

1 mês ago

Integração de sistema à aplicativos de gestão escolar: o que você precisa saber

A tecnologia veio para transformar o mundo em muitas formas, mas isso já sabemos. O…

1 mês ago