Relação família e escola: como melhorar?Leitura de 9 minutos

Família na escola 5 de julho de 2019
pai e mãe lendo com a filha

author:

Relação família e escola: como melhorar?Leitura de 9 minutos

A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento e processo de aprendizagem dos alunos.

 

Garantir um relacionamento de confiança com a família é algo necessário para a escola, mas como fazer com que os responsáveis estejam engajados com o ambiente escolar e participem ativamente da vida escolar do aluno? Qual o papel da escola e da família nessa jornada? 

 

Costumamos dizer que a educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas nas instituições de ensino, em casa e na comunidade como um todo. Os alunos passam boa parte do dia na escola e os pais confiam na instituição para ajudar nesse processo educativo, mas para que isso seja feito em conjunto, sem que seja uma simples delegação de tarefas, é necessário que ambas as partes estejam em constante diálogo nesse acompanhamento.

 

A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre a vida escolar de seus filhos, seus objetivos, eventuais problemas e também sobre as questões pedagógicas. Dessa forma, a família irá se sentir cada vez mais comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento do aluno como cidadão. 

 

Família e escola: dicas para aproximar os responsáveis do ambiente escolar

 

Família e escola possuem papéis diferentes na educação do aluno, porém são papéis complementares. É na escola que os alunos aprendem seus direitos e deveres, além de aprender regras sociais de convivência. A família é a base da construção afetiva e cognitiva das crianças, é o primeiro contato social delas, portanto, cabe a família orientar as crianças quanto às possibilidades de caminhos que existem no mundo.

 

Leia também: Uma escola irresistível começa com um bom relacionamento

 

O primeiro passo para que essa parceria seja estabelecida é que as partes se conheçam bem. Para isso, a comunicação, desde o primeiro contato, tem papel fundamental e deve ser a mais transparente possível. Além disso, para que o fortalecimento dessa relação aconteça, a escola pode fazer uma série ações que façam com que os pais participem cada vez mais do dia a dia escolar, como:

 

1- Estar sempre de portas abertas

A escola deve estar sempre de portas abertas para receber pais e responsáveis. Aproveite e apresente seus docentes, a estrutura da escola, faça com que os pais sintam-se à vontade na comunidade escolar. Além disso, se possível, abra a escola aos sábados e convide os responsáveis para um dia diferente, com acesso a quadra, biblioteca, laboratórios, etc. 

 

Uma outra dica é estimular atividades escolares que requerem a participação dos responsáveis com os alunos. Pode ser um momento de leitura, alguma atividade que o responsável desenvolva junto ao aluno. 

 

2 – Realizar reuniões periódicas com os responsáveis

O contato da família com professores, coordenadores e todos que fazem parte da escola é muito importante para o bom relacionamento escolar. Por isso, as reuniões periódicas são necessárias, mas muito mais do que apenas apresentar notas e conversar sobre o comportamento dos alunos, mostre também trabalhos e atividades desenvolvidas pelos alunos, isso alegra o responsável e mostra o que o aluno está aprendendo. Compartilhar bons resultados é muito importante para a motivação tanto dos alunos, como dos responsáveis.  

 

Ah, e para não deixar nenhuma família de fora, o ideal é definir um horário que acolha melhor cada responsável nas reuniões.

 

3 – Promover eventos onde a família também participe

As reuniões são de extrema importância, mas o encontro com a família não pode se restringir apenas às reuniões periódicas. As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos pais com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com que os responsáveis se aproximem ainda mais do ambiente escolar.

 

4 – Crie espaços aberto para o diálogo 

Para participar da rotina escolar, o responsável precisa ver que o colégio está junto com seu filho e que é necessário unir forças de todos os lados para que criança e adolescentes tenham um desempenho melhor. Por isso, é importante abrir espaços para o diálogo constante não só com os responsáveis, mas também com os alunos. 

 

Quando a escola consegue se comunicar de forma simples o relacionamento com a família tende a ser mais forte, fazendo com que os responsáveis participem ainda mais da jornada educacional.

 

banner do ebook "como melhorar a comunicação entre família e escola"
Baixe grátis nosso e-book!

O papel da família na rotina escolar

 

O interesse da família é o segredo para sucesso na vida escolar dos alunos, conhecer e participar do dia a dia é fundamental para o seu desempenho. 

 

Mas sabemos que nem sempre é assim que funciona. Um dos principais motivos pelo baixo engajamento escolar, ou seja, pouca participação dos pais na escola, é o tempo.

 

Estamos falando de pais e responsáveis atarefados, com grandes dificuldades de irem até a escola ou acompanhar o dia dia do aluno. Porém, existem diversas maneiras da família ajudar os alunos em sua rotina escolar: ajudar na lição de casa, conversar com o professor, procurar entender se o aluno está tendo alguma dificuldade de aprendizagem, se é tímido, agitado, manter-se informado sobre o que acontece na escola é apenas o primeiro passo para o fortalecimento da relação família e escola. 

 

Leia também: Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?

Para que a escola seja a segunda casa, a casa deve ser a primeira escola

 

Separamos também algumas dicas para pais e responsáveis praticarem em casa com os alunos: 

 

1- Converse com seu filho(a)

Pergunte como foi seu dia na escola. O que fez de interessante e se houve algo que não foi legal. Que tal fazer um jogo do tipo ponto alto e ponto baixo do dia!?

 

2 – Veja as tarefas para casa

Não só perguntar se fez ou não, mas verificar se ficou algo em branco. Ajudar com alguma que não conseguiu realizar.

 

3 – Faça leitura em família

Uma excelente ferramenta para estreitar os laços afetivos e desenvolver outras competências é a leitura em família

 

4 – Acompanhe a agenda escolar

É importante ver se houve alguma comunicação da escola, alguma atividade extra ou eventos que estão programados. Claro que se sua escola tiver uma agenda digital, fará isso com mais rapidez e praticidade. Caso sua escola não tenha e queira conhecer a Agenda Edu, clique aqui!

 

A participação dos professores no relacionamento família e escola

 

Nessa nova era o professor não é mais detentor do conhecimento, os jovens do século XXI são soterrados por novos conhecimentos a todo o momento, vindos de todas as partes. Porém, além de um ator importante na jornada educacional dos alunos, ele também é um influenciador na descoberta de interesses e talentos das crianças e adolescentes. Ele é o mentor, mediador e orientador em sala de aula, mas para que o relacionamento escolar seja eficiente, o professor também possui um papel fundamental. 

 

Para ter um bom relacionamento o professor deve se atentar a uma série de coisas que torne a relação entre pais e professores saudável e construtivo. Separamos alguns pontos que requerem uma maior atenção, confira!

 

1) Dar mais valor a feedbacks positivos

Feedback sempre é a melhor maneira de como podemos evoluir por meio das nossas próprias experiências. Na rotina escolar não é diferente. Alunos, responsáveis, equipe pedagógica todos ficam mais motivados com feedbacks positivos. 

 

Ao dar mais valor aos feedbacks positivos, você mostre que observa a jornada do aluno, se preocupa com seu desenvolvimento e, principalmente, reconhece quando ele faz um bom trabalho, o que fortalece a relação e melhora o engajamento escolar. 

 

2) Procurar entender melhor a estrutura familiar do aluno

Cada família é única, com sua cultura e necessidades. O impacto da vida familiar causa uma influência direta no processo de aprendizagem do aluno. Muitas vezes a dinâmica familiar entra em conflito com as regras da escola o que pode prejudicar o aluno. 

 

Por isso, entender a estrutura familiar do aluno é determinante para que possamos colher resultados positivos na educação. 

 

Leia mais sobre estrutura familiar e aprendizagem.

 

3) Procura dar soluções ao apresentar problemas

Problemas fazem parte do dia a dia de todas as pessoas, se um aluno não anda muito bem na escola, o ideal é que o professor converse com ele e com seus responsáveis, procurando propor uma solução para melhorar o desempenho do aluno. Apresentar soluções mostra que o professor se preparou, entendeu e buscou respostas para ajudar o aluno a enfrentar esses problemas. 

 

Como a Agenda Edu pode ajudar nesse processo

 

As pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de praticidade. Com isso, as escolas precisam buscar soluções que fortaleça as relações e estejam apropriadas à realidade dos alunos e das famílias. 

 

Inovação é a palavra-chave para as escolas que querem se destacar e melhorar o relacionamento com as famílias, além de melhorar a qualidade de ensino. Fazer com que o responsável faça parte da rotina escolar do aluno é algo que a Agenda Edu propõe. 

 

O aplicativo escolar facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Imagine oferecer aos responsáveis a chance de saber como está sendo o dia do aluno na escola. Qual foi a alimentação do estudante. Qual a lição de casa. Receber uma foto e muito mais. Tudo isso é possível com o aplicativo de comunicação escolar o que facilita e aumenta o participação dos responsáveis na escola.

 

O uso da Agenda Edu na escola não favorece somente a aprendizagem, como também aproxima os professores dos alunos e os responsáveis da escola, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos.

 

Ainda não tem a Agenda Edu na sua escola? Conheça agora mesmo todas as nossas vantagens!

 

2 comentários
  1. MARCOS De OLIVEIRA

    Dez maravilhosos

    • Agenda Edu

      Oi, Marcos! Muito obrigada pelo seu comentário, continue acompanhando nosso blog! 💜

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *