A importância da leitura na vida das criançasLeitura de 7 minutos

Família na escola 23 de abril de 2019
Dia mundial do livro

author:

A importância da leitura na vida das criançasLeitura de 7 minutos

Na era digital, a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrônicos. Nesse contexto, incentivar a leitura desde cedo se torna ainda mais essencial: as histórias oferecem às crianças oportunidades de entrar em contato com estímulos diversos, desde folhear das páginas até imaginar e interpretar a narrativa. A importância da leitura inclui ajudar a criança a compreender o mundo à sua volta e, ainda mais hoje em dia, desenvolver habilidades essenciais para crescer nesse mundo em constante transformação.

 

A seguir, entenda melhor os benefícios da leitura que tornam esse hábito tão importante para o desenvolvimento das crianças e até mesmo a relação em família:

 

Por que a leitura é tão importante para as crianças hoje em dia?

 

A leitura pode ser uma fonte de aprendizado, de lazer, de diversão, e até de conexão. Ler com uma criança vai muito além de ajudá-la a descobrir as primeiras palavras no papel. Através dos livros e histórias, desde pequenos construímos conhecimentos sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre sentimentos e até sobre nós mesmos. 

 

As habilidades e competências que desenvolvemos na infância são levadas para a vida adulta, e por isso cultivar uma relação saudável com a leitura desde cedo é essencial. Veja abaixo os principais benefícios da leitura para as crianças:

 

1. Desenvolvimento da linguagem

Os adultos conversam com as crianças o tempo todo, mas no dia a dia o nosso vocabulário é muitas vezes repetitivo e limitado. Livros e histórias são oportunidades para a criança ser exposta a novas palavras e expressões de diferentes temas, que elas não costumam ouvir no seu cotidiano.

 

Nos anos em que o cérebro está se desenvolvendo a todo vapor, quanto maior o contato com diferentes linguagens, maior a relação criada entre os sons, as imagens e a escrita, o que favorece o aprendizado. Enquanto você lê, a criança pode perguntar o que as palavras significam, por isso é importante ter tempo para explicar e estimular a compreensão do que estão lendo juntos.

 

2. Tempo de qualidade juntos 

A experiência de ler juntos como um hábito diário cria uma atmosfera de união, amor e desenvolvimento emocional tanto para quem lê como para a criança. A cada leitura seu filho aprende algo novo com você, e contrário também acontece.

 

Durante a leitura, a criança pode se aconchegar enquanto mergulha na história. Esse aconchego, junto com toda a atenção e o contato visual que acontecem enquanto você lê as palavras, são tão importantes quanto a própria história sendo contada. Este momento será lembrado com carinho tanto pela família como pela criança no futuro, e pode até criar uma tradição que será transmitida aos seus filhos e assim por diante.

 

Leia também: 5 motivos por que ler aproxima pais e filhos

 

3. Incentivo à imaginação

Em um mundo onde até mesmo as crianças podem encontrar as respostas para praticamente qualquer pergunta em tempo real usando o celular, os livros trazem de volta para a infância o espírito imaginativo e criativo. As histórias de faz de conta permitem que as crianças viajem por lugares mágicos, sem precisar de brinquedos super tecnológicos e caros. Pelo contrário, a diversão está mesmo no imaginar! E esse estímulo é importante para que ela cresça e se torne um adulto com grande potencial criativo.

 

4. Melhora da concentração

É normal que as crianças fiquem distraídas durante a leitura, querendo mexer com outros objetos, ou constantemente virar páginas, trocar os livros… Por isso mesmo, a importância do hábito da leitura é incentivar o foco e a concentração desde cedo na infância. Lendo por um período de tempo todos os dias, a criança vai aprender a estar presente e calma naquele momento, se concentrar e ficar concentrada por períodos cada vez mais longos. Isso ajuda muito quando ela for para a escola mais tarde, além de desenvolver habilidades de escuta. 

 

5. Compreensão das emoções

Através dos livros, as crianças vivem experiências que ainda não viveram em sua vida real. Por isso, as histórias são ótimas formas de aprender sobre diferentes emoções, e compreender melhor os próprios sentimentos a partir daquilo que os personagens dos livros vivem. 

 

Se uma criança tem ansiedade, medo ou está passando por algum momento emocional complicado, com certeza há um livro que você pode ler com ela sobre esse assunto. Os livros infantis são uma excelente maneira de minimizar o medo e a ansiedade gerada por novas experiências, ajudando a desenvolver uma maior aceitação de novidades e mudanças.

 

6. Construção da empatia

Através da leitura as crianças experimentam outros pontos de vista e automaticamente têm que fazer o esforço de entender realidades diferentes das suas. Quando seu filho lê sobre um personagem, ele tem a experiência de se colocar no lugar do outro, o que ajuda a ensinar a importante habilidade de empatia. 

 

É normal que a criança pequena enxergue o mundo a partir do seu próprio ponto de vista, mas através do amadurecimento e da leitura, ela começará a compreender os sentimentos dos outros.

 

7. Fortalecimento da identidade

De forma semelhante à construção de empatia, os livros podem mostrar para a criança personagens que estão passando pelas mesmas situações e emoções que ela. As histórias ajudam a criança a compreender como seus sentimentos são importantes, e ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de ler também estimula a sua autoestima. 

 

Assim, a leitura pode ajudar crianças e adolescentes a se sentirem mais confiantes e confortáveis em sua própria pele, e saberem que não são os únicos a passarem por isso, que há pessoas que os entendem e com quem eles podem contar.

 

8. Pequenos leitores, grandes ideias

A literatura, seja infantil ou não, pode expressar ideias muito potentes na forma de histórias emocionantes que qualquer um pode desfrutar. As grandes histórias que temos transmitido de geração em geração incorporam ideias sobre o que significa ser humano, o que é felicidade, amor, solidariedade, amizade. Sobre como devemos viver e tratar uns aos outros, e sobre o que realmente importa em nossas vidas. 

 

Ideias importantes como essas estão presentes nos livros infantis, por mais simples que pareçam. E desde cedo, os livros oferecem aos pequenos leitores a oportunidade única de pensar e aprender de forma muito rica.

 

Leia mais: 11 ideias para comemorar o Dia do Livro Infantil

 

Livros para as novas gerações de leitores

 

Hoje em dia, é cada vez mais importante oferecer para as crianças experiências diferenciadas de leitura, gerando maior interesse e aprendizados para as novas gerações de leitores. Por isso, a Dentro da História transforma as crianças em protagonistas de livros personalizados junto com a seus personagens favoritos, com o propósito de incentivar a leitura através do protagonismo infantil da identificação com as histórias.

 

São mais de 30 livros para personalizar, da Turma da Mônica, Patrulha Canina, Barbie e vários outros personagens. Você monta o avatar com as características da criança no site e recebe em casa o livro com um kit de atividades educativas!

 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto para incentivar a leitura com uma história exclusiva!

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *