Guia de atividades para incentivo à leitura na escolaLeitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 20 de fevereiro de 2020
Menino deitado de barriga para baixo no chão da biblioteca da escola, lendo um livro com a mão no queixo e sorrindo

author:

Guia de atividades para incentivo à leitura na escolaLeitura de 4 minutos

Ao pensar sobre escola, muitas pessoas logo associam ao lugar onde aprendemos a ler e escrever. Apesar de serem duas etapas essenciais da educação, nem sempre é fácil fazer uma criança gostar dessas atividades. Um dos grandes desafios dos professores é o incentivo à leitura e isso abrirá as portas para toda a jornada educacional dos alunos. 


Crianças que desenvolvem o hábito da leitura estimulam a sua criatividade, raciocínio, interpretação textual, vocabulário e linguagem, imaginação, concentração e compreensão das suas emoções. Os benefícios são inúmeros, mas como trabalhar o gosto por livros na sala de aula? Continue a ler e aprenda algumas dinâmicas:


Leia mais: A importância da leitura na vida das crianças


Dicas para incentivo à leitura


A paixão pela leitura deve ser estimulada desde cedo e continuar sendo trabalhada durante todos os anos escolares. É lendo que se formam cidadãos informados e com habilidades de reflexão e crítica. Mas qual é o papel do professor nesse processo? Ele é a grande ligação entre os alunos e os livros. 


Os livros são como degraus que levam a criança cada vez mais alto na sua jornada educacional e os professores colocam os livros certos no seu caminho. Com as ferramentas ideais em mãos, é hora de pensar em atividades e dinâmicas para colocar em prática o incentivo à leitura. 


Veja mais: Como escolher um bom livro didático para a sua escola


Teatro


Uma maneira bastante divertida de incentivo à leitura é criar uma peça de teatro. Os alunos leem os livros, criam o roteiro e encenam para o resto da turma. Também podem ser usadas fantasias e acessórios para animar ainda mais a apresentação. Ao final, os estudantes discutem sobre o que entenderam e o que gostaram em cada peça. 


Leitura criativa


Um dos primeiros passos para gostar de ler é gostar de histórias. Para isso, é interessante fazer leituras criativas e explorar ao máximo sua entonação e interpretação para envolver os alunos. Que tal chamar outros colaboradores ou até a família para participar desse momento? A cada semana, um convidado especial pode ler um livro, os alunos vão se encantar ainda mais ao ver o diretor, a secretária ou sua mãe lendo para toda a turma. 


Roda de conversa


Depois da leitura criativa, a atividade pode ficar ainda mais completa com uma roda de conversa para discutir o que foi lido. Assim, os alunos podem compartilhar o que acharam da história, o que gostaram e o que não gostaram, o que poderia ser diferente e muito mais. Essa dinâmica desperta ainda mais o interesse em participar e fazer parte da conversa. 


Leia mais: Roda de conversa: como usar essa estratégia na sala de aula?


Leitura em locais inusitados 


Você já ouviu falar da história do padeiro que colocava poesias impressas no saco de pão? São esses momentos de leitura inusitada que promovem o incentivo à leitura e a paixão pelas palavras. A escola pode colocar pequenos poemas, contos ou anedotas na cantina, portaria, banheiros e quadras de esporte. 


Troca e doação de livros


Não existe forma maior de incentivo à leitura do que ter ajuda de um amigo. Peça para os alunos trazerem um livro para trocar com um colega e escreverem um bilhete contando porque escolheram aquele livro. A atividade também pode ser feita com doações para uma instituição de caridade que vai receber as histórias e os recadinhos.


Livro da turma 


Os alunos são divididos em grupos e cada um deve criar a sua própria história. Quando finalizadas, elas são trocadas entre eles para que leiam o que foi escrito pelos colegas. Então, os grupos contam para a turma sobre as histórias e o que mais gostaram. Ao final, o professor pode juntar todas e criar o livro da turma. 


Veja mais: Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Ilustrando a história 


A turma é dividida em grupos e cada um recebe um livro para ler. Depois, os alunos fazem desenhos representando a história que foi lida. Todos devem mostrar suas ilustrações e contar a história para a turma. Ao final, todas são expostas na sala de aula em uma exposição de arte


Leitores do mês


Para ter incentivo à leitura na biblioteca, a escola pode criar uma premiação para os alunos que mais alugaram livros no mês ou no bimestre. Podem ser entregues certificados, uma medalha ou pequeno troféu e até mesmo um vale-lanche na cantina. 


Fonte:

Brasil Escola

Canal do Ensino


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *