Como se comunicar com os jovens das novas gerações

Comunicação entre alunos e escola
Leitura de 6 minutos

Os processos educacionais vêm passando por grandes mudanças. Principalmente porque estamos vivendo um cenário tecnológico, em que o perfil dos alunos nos dias de hoje é bem diferente de um tempo atrás. As novas gerações são muito mais digitais, querem tudo ao mesmo tempo e imediatamente. 

 

Mas quem são os jovens e adolescentes que estão crescendo imersos nas novas tecnologias digitais? Como se comunicar e engajar essa nova geração?  

 

A comunicação é um assunto de extrema importância para todos que constituem a jornada educacional, além de ser um elemento fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Agora, imagine como deve ser a comunicação com esses jovens que estão criando mensagens com até 280 caracteres, vídeos de 15 segundos, consomem informações o dia inteiro, compartilhando o que pensam na maior parte do seu tempo.

 

Separamos para você dicas de como se comunicar com os alunos das novas gerações tanto em casa, como na escola.  

 

Comunicação entre escola e alunos das novas gerações

 

O professor, muitas vezes, é o porta-voz da comunicação escolar, ele precisa estar atento aos comportamentos dessa geração. 

 

É comum que esses jovens apresentem um comportamento em casa e outro na escola. Dessa forma, é importante a troca de informações entre professores, alunos e responsáveis. Esse elo demonstra a importância da valorização da comunicação escolar, não só no desempenho do aluno, mas também na formação de um cidadão.

 

A escola age direta e indiretamente na formação educacional dos jovens da Geração Z. Ela assume a missão de formar um adulto mais consciente, seguro de si e pronto para enfrentar os desafios da vida e, para que isso aconteça, ela precisa se comunicar bem com os seus alunos. 

Por isso, listamos 3 valiosas dicas para você se comunicar com os alunos dessa geração. Confira!

 

1 – Ouça o que eles têm a dizer 

 

A geração Z não só consome o que lhe é passado, eles produzem, opinam, compartilham suas ideias e são decididos quanto as suas preferências. Por isso, ouça o que eles têm a dizer, dê voz ao aluno. Deixe que eles tragam temas para serem debatidos em sala de aula. Quando o aluno sabe que é ouvido, ele fica mais atento ao que o professor está falando, ele se sente ativo e sabe que faz parte da sala de aula.

 

Dessa forma, você aprende sobre o aluno e ele pode passar a mensagem que deseja, tornando-se protagonista e mais engajado com a escola.

 

2 – Mostre entusiasmo

 

Os jovens dessa geração valorizam atitudes autênticas e humanas. Em sala de aula, o professor é a principal fonte de estímulo para o aluno. Por isso, é importante ter em mente qual o comportamento que você quer que os estudantes tenham. Se você se mostrar cansado é evidente que seus alunos refletirão este estado de humor. 

 

Além disso, é importante manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia, sem esquecer da importância do bom relacionamento com a família do aluno também. 

 

Portanto, anime-se, principalmente nas conversas com os alunos. Demonstre atenção e interesse ao que eles falam. Dê vida à sala de aula!  

 

3 – Utilize plataformas online

 

Para quem nasceu em meio às tecnologias, é muito mais fácil se comunicar por meio de ferramentas digitais. As tecnologias digitais permitem aos alunos um maior acesso à informação. O contato com novas linguagens aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações.

 

Duas das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontam para a tecnologia e inovação, enquanto uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais, a outra fala em utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.

 

Isso quer dizer que, para que os alunos se comuniquem bem, é preciso entender, analisar e criticar os variados tipos de linguagens e plataformas, incluindo a digital, assim, eles possam se expressar e partilhar informações, sem esquecer do uso das tecnologias com senso crítico.

 

Leia também: A implementação das tecnologias nas competências da BNCC

 

 

Uma ótima dica para inovar e ter uma comunicação apropriada para essa geração, é a utilização dos aplicativos de comunicação escolar e nisso, a Agenda Edu, é expert.

 

A agenda digital mais utilizada do país facilita e aproxima a comunicação entre todos os atores da jornada educacional. Nela, você pode enviar mensagens em tempo real tanto para alunos, como para os responsáveis. Além de enviar comunicados, eventos, atividades e muito mais. Tudo para deixar a comunicação da escola muito mais eficiente e prática. 

 

Comunicação entre alunos e responsáveis

 

Os responsáveis possuem uma grande importância no processo de aprendizagem dos alunos, independente da geração. Por isso, esse tópico também é tão importante. 

 

Os responsáveis devem mostrar interesse em dialogar com os jovens. Ouvi-los e entendê-los também é necessário, assim, eles podem estimular os estudantes a compartilharem sua vida escolar, notas, trabalhos e dificuldades.

 

É importante também acompanhar as atividades desses jovens, mostrando a necessidade de cumprirem as obrigações e compromissos, serem assíduos e pontuais. Caso contrário, o rendimento irá, certamente, cair.

 

Outro ponto da comunicação escolar que os responsáveis devem ficar sempre atentos é estimular o estudo. É primordial mostrar o valor que a educação tem em sua vida. Eles também devem reconhecer os sucessos, como forma de incentivo.

 

Separamos também algumas dicas para melhorar a comunicação e a participação dos responsáveis com a rotina escolar da Geração Z: 

 

1 – Colocar a educação escolar no dia a dia

 

Converse sobre o que ele aprendeu, como foi na escola, sobre os amigos. Com os mais velhos, fale sobre a faculdade, sobre as dificuldades, sobre o futuro.

 

2 – Apoiar o protagonismo do aluno

 

Acredite que a criança e, principalmente, o jovem é capaz de realizar o que quer. Todos são capazes de aprender e fazer escolhas.

 

3 – Ajude na lição de casa

 

A lição de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Determine local e horário de estudo para seu filho. 

 

Leia também: Como os responsáveis podem ajudar na lição de casa

 

A Geração Z é altamente envolvida com as tecnologias, logo, sem o uso do digital, é difícil manter uma comunicação eficiente com esses jovens. Em resumo, existe todo um caminho novo, mais digital, realista e imediato, para que você consiga criar relações com essa geração. A dica é saber se adaptar

 

Para saber mais sobre a comunicação com a Geração Z, baixe grátis o nosso ebook e confira outras dicas para ajudar no seu a dia a dia escolar.