Como os responsáveis podem ajudar na lição de casa

Como ajudar na lição de casa
Leitura de 3 minutos

A rotina de estudos não termina com o fim da aula, as lições de casa consolida o que foi aprendido em classe, além de fazer com que o aluno organize seu tempo de estudo e aprenda a planejar suas tarefas. Porém, é comum alguns responsáveis e professores lidarem com situações em que a lição de casa está incompleta, é feita na frente na tv ou às pressas, a letra não é do aluno, ou coisa parecida. Mas o que os responsáveis, junto a escola, podem fazer para ajudar os alunos nas lições de casa?  

 

Primeiramente, os responsáveis devem se atentar e considerar os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem, estabelecendo uma rotina diária com metas de estudo. É importante também manter o diálogo com os professores para que os responsáveis saibam qual o objetivo das atividades. Outro ponto valioso é ouvir as crianças sobre suas produções e se interessar pelo que elas estão estudando.

 

Desse modo, sabemos que o incentivo e a participação dos responsáveis na rotina escolar dos alunos favorece a aprendizagem. Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas de como os responsáveis podem ajudar os alunos nesse processo. Além disso, você pode compartilhar com os pais ou responsáveis da sua escola.

 

1 – Determine local e horário de estudo

Defina o local e o horário em que a lição deve ser feita todos os dias. É preciso ser firme e flexível, se a criança tiver um programa favorito, por exemplo, determine o horário antes ou depois. Isso ajuda a manter uma rotina de estudos e um compromisso com as responsabilidades da escola.

 

2 – Organize o lugar

Desconcentrar a criança é algo muito fácil, por isso, desligue todos os eletrônicos (tv, celular, rádio), verifique a iluminação, temperatura e ventilação. Deixa na mesa apenas o necessário para a atividade e evite com que a criança fique levantando o tempo todo.

 

3 – Deixe o aluno pensar por si só

Evite a tentação de dar respostas prontas. O aluno precisa aprender a pensar por si só e essa é uma das funções da lição de casa. Se o aluno não conseguir de forma nenhuma realizar a tarefa, é importante que o professor saiba disso, pois esse é um fato rotineiro do processo de aprendizagem.

 

4 – Mantenha uma comunicação direta com a escola

Verifique os conteúdos passados em sala de aula. Saiba como está o desempenho do aluno na escola. Verifique se haverá prova ou algum material para complementar a atividade. Geralmente, isso fica mais fácil se o aluno tiver uma forma de visualizar as datas em que tem que entregar as lições e os outros compromissos. Para isso, temos a Agenda Edu, a agenda digital escolar que facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Além de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos, com a Agenda Edu os pais conseguem acompanhar e ajudar os alunos em suas lições de casa.

 

A lição de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Participe desse momento com a ajuda da Agenda Edu.

 

Conheça a agenda digital.

 

Fonte: Nova Escola; Todo Livro; Marupiara.  

 

 

 

Pôsteres grátis - Agenda Edu

Veja mais!

A influência positiva da família na vida escolar das crianças
374
Por Yuska Garcia, psicóloga e mestra em Educação.   Nossa parceira Yuska Garcia, compartilha sua visão sobre a importância da parceria entre ...
O papel dos pais e responsáveis no uso das tecnologias
1170
Costumamos dizer por aqui que educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa, na escola, na sociedade como um todo. É u...
A importância da participação dos pais na vida escolar do filho
697
Por Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista, fundadora do Instituto Neurosaber.   Uma frase completamente verdadeira é a que di...