Como reorganizar o ano letivo durante a COVID-19?Leitura de 4 minutos
A educação sempre passa por transformações e hoje vive um dos seus maiores desafios. Com a suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus, muitas escolas estão tentando entender como continuar o ano letivo e manter o calendário escolar sem prejudicar os alunos.
Além de afetar a saúde e a economia, a Covid-19 também trouxe consequências para a educação. As escolas estão fechadas, alunos e professores estão em casa e muitas instituições anteciparam as férias para ter mais tempo de se planejar.
Como não sabemos quando a situação será normalizada e voltaremos para a nossa rotina, é importante pensar no futuro e nas opções viáveis para não perder o ano letivo.
Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua
Calendário escolar
No início de abril, foi assinada uma medida provisória para suspender a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos este ano. Porém, a carga horária mínima foi mantida.
Isso significa que as escolas não precisam cumprir os 200 dias letivos, mas precisarão cumprir as 800 horas de aula em menos tempo. A medida provisória não traz especificações sobre como isso deve acontecer.
A recomendação é que os conselhos estaduais e municipais de educação, juntamente com educadores e famílias, procurem a regulamentação ideal para a sua realidade local, buscando alternativas viáveis.
Próximos passos do ano letivo
Segundo levantamento da Unesco, cerca de 72% da população estudantil em todo o mundo (1,2 bilhão de pessoas) foi afetada pelo fechamento de escolas e universidades. Já no Brasil, todas os estados suspenderam suas aulas e mais de 52 milhões de estudantes foram afetados.
O Ministério da Educação publicou em março uma portaria que flexibiliza a substituição de aulas presenciais por aulas a distância. Também foram permitidas alterações no calendário escolar para repor os dias letivos em outro momento.
Para as escolas, isso significa o grande desafio de se adequar ao novo modelo de aprendizagem e planejar novas metodologias para continuar orientando os alunos mesmo à distância.
Confira dicas da Raquel Oliveira, consultora de políticas educacionais da Fundação Getúlio Vargas:
O que a escola pode fazer?
Para facilitar o processo de transição, muitas escolas adiantaram as férias de julho para este período e já estão planejando como adaptar o ensino para aulas online e organizar o ano letivo depois da Covid-19.
Quando for seguro reabrir as escolas para voltar à rotina, existe a possibilidade de repor as aulas perdidas aos sábados e feriados, criar horários alternativos ou estender o ano letivo até 2021.
Cada escola deve avaliar qual é a melhor opção para a sua realidade e conversar com a Secretaria de Educação do seu município para seguir as orientações corretas, além de manter os responsáveis informados sobre cada passo.
Aulas remotas
Se a sua escola está optando pelo caminho do ensino remoto e online, confira algumas dicas essenciais:
- Faça um planejamento com toda a equipe pedagógica. Diretores, professores, coordenadores, psicopedagogos devem estipular um novo cronograma de aulas, atividades e reformular quais são os principais objetivos para o ano letivo.
Leia mais: 5 dicas sobre gestão escolar durante a suspensão das aulas
- Crie um comitê de crise com a equipe da escola, famílias e comunidade para definir as prioridades e quais resoluções devem ser tomadas.
- Mantenha o diálogo aberto com alunos e responsáveis: com a distância, é ainda mais importante estar conectado e entender quais são as dificuldades e necessidades de cada estudante.
Leia mais: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas
- Lembre-se que aulas remotas não são somente aulas online, é preciso pensar em uma nova aprendizagem que leve em consideração os recursos de cada aluno, como a falta de internet, computadores e tempo disponível dos pais.
- Também é importante lembrar que todos estamos passando por momentos de adaptação: professores, estudantes e famílias. Escute cada pessoa e crie prazos flexíveis.
Novos recursos
Para a escola continuar conectada e criar um canal de comunicação direto e simples, uma agenda digital é a solução ideal.
Com a Agenda Edu, você pode enviar as atividades diretamente no app, escrever comunicados, mensagens, enviar videoaulas e transmitir aulas ao vivo, criar pagamentos e facilitar a cobrança de mensalidades.
Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros. Saiba mais e solicite na sua escola.
Fonte:
Adir Conceição Dutra Lira
Bem oportunas às considerações!!! Em tempos de pandemia todo cuidado é pouco devemos estar atentos em cada movimento observando às transformações e suas nuances!!!
Thais - Agenda Edu
Que bom que gostou, Adir! Cadastre-se na nossa newsletter para receber todas as novidades sobre educação do nosso blog. ?