Dicas para preparar planos de aula onlineLeitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 22 de maio de 2020
Professor planejando plano de aula online em casa, sentado na mesa com notebook e papel na mão

author:

Dicas para preparar planos de aula onlineLeitura de 4 minutos

Para se adaptar a uma nova forma de ensino remoto, os professores estão se renovando, aprendendo e experimentando diferentes abordagens de aprendizagem. Antes de tudo, é preciso organizar um bom plano de aula online que ajude os alunos nos seus objetivos.


Com as escolas fechadas em prevenção ao coronavírus, ser professor se tornou um desafio ainda maior. É preciso criar novas estratégias para ensinar e que a jornada educacional continue.


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua 


Estamos comemorando a semana do pedagogo e convidamos o Prof. Idelfranio Moreira, da Física Marginal, para compartilhar suas dicas de como organizar planos de aula online de sucesso: 


Faça um roteiro para sua aula online


O planejamento sempre foi parte da rotina do professor e do educador. Agora, então, nem se fala! É normal sentir ansiedade e precisar de pontos de atenção, por isso é tão importante o planejamento prévio. Assim, já podemos nos preparar para necessidade de não ser apenas uma aula expositiva, controlar o tempo, que é bem diferente na aula online, como também contornar a possível inexperiência com esse novo ambiente e modo de educar. 


É essencial roteirizar as atividades não-presenciais: o professor precisa entender suas novas demandas, saber como lidar com suas respectivas etapas de trabalho e execução, além de experimentar novas possibilidades de ferramentas para as trilhas de aprendizagem. 


Leia mais: Dicas de ferramentas de escolas para aulas remotas


Uma grande sacada é: seja sempre simples! Se o planejamento estiver muito rebuscado ou muito extenso, elimine partes e divida em etapas. Lembre-se que a atenção dos alunos é diferente em aulas online. 


Seja um orientador


Em meio ao desafio da educação remota, especialmente neste momento em que ela não é complemento, mas sim a única alternativa possível, temos a oportunidade de vivenciar e aprender com o protagonismo do aluno


Nos últimos tempos, a educação já discute a sua importância. Agora é uma realidade, ainda que forçosamente acelerada. Com a distância, “prender a atenção do aluno” não é mais viável. O grande objetivo do professor é “conquistá-la e direcioná-la”. 


Veja mais: Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?


Nunca foi tão verdadeiro e necessário para o professor atuar como curador e mentor para seus alunos. É preciso apontar e disponibilizar bons materiais e ensinar a usá-los. Fazendo conexões, orientando o passo a passo das atividades que conduzam à construção do conhecimento e à concretização de soluções aos problemas propostos. 


Protagonismo e tecnologia na educação infantil

Mais do que pensar em ensinar à distância, é importante entender que a grande missão do educador é propiciar o aprendizado. Mais do que pensar em ensinar o conteúdo, é preciso orientar como adquiri-lo.


Comunicação assíncrona em aulas online


A comunicação à distância pode ser síncrona (como acontece nas aulas ao vivo, nas ligações de videochamada e nas próprias ligações telefônicas) ou assíncrona (como acontece quando você manda um e-mail e fica esperando receber respostas ou quando você envia uma mensagem e a outra pessoa só lê e responde em outro momento).


Na sala de aula presencial, as comunicações são sempre síncronas, já que os professores e alunos estão sempre juntos. Já na aula online, é preciso pensar em alternativas e aprender a utilizar a comunicação assíncrona. 


Veja mais: 5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentena


O educador e a escola precisam encontrar ferramentas que facilitem essa troca. O plano de aula online também deve contar com essas propostas para conseguir bons resultados para a trilha de atividades.


Essas dicas estão ajudando você a melhorar o ensino da sua escola? Compartilhe suas estratégias e dúvidas com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu.


Como garantir a comunicação de forma remota?


Para que a escola continue conectada com alunos e família, é preciso utilizar uma ferramenta de comunicação única. A agenda digital é a solução mais completa e fácil de usar. 


Com a Agenda Edu, a escola pode enviar atividades, dicas, materiais e videoaulas, fazer transmissões ao vivo, escrever comunicados e informativos e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas. 


Conheça a história de sucesso do Educandário Joaquim Domingos


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *