10 dicas de livros para crianças e jovens lerem em casa e na escolaLeitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 23 de abril de 2020
Ilustração representando dicas de livros com vários livros em tons de roxo

author:

10 dicas de livros para crianças e jovens lerem em casa e na escolaLeitura de 5 minutos

O Dia Mundial do Livro é uma data especial para as escolas. Estes são os instrumentos que ajudam a educar pessoas no mundo inteiro, sendo passados de geração para geração. Por isso, separamos algumas dicas de livros para comemorar este dia. 


Com a educação à distância e as escolas fechadas em prevenção ao coronavírus, as obras são ainda mais necessárias para continuar conectando professores, alunos e famílias. Uma boa leitura transporta crianças e jovens para dentro de suas histórias e complementa o processo de aprendizagem.


Veja mais: 7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena 


A família também deve estimular e ajudar a transformar o dever em prazer. Confira nossas dicas de livros e embarque nessa jornada!


Dicas de livros para crianças


Os livros devem fazer parte da vida das crianças desde pequenas. A leitura é uma grande fonte de aprendizagem, ajuda a desenvolver a linguagem, incentiva a imaginação, melhora na concentração, entre vários outros benefícios.


Leia mais: A importância da leitura na vida das crianças


Confira algumas dicas de livros infantis que além de estimular o prazer pela leitura, também trazem grandes ensinamentos:


A árvore generosa – Shel Silverstein


Este livro é um clássico da literatura infantil e conta a história de um menino e uma árvore. O menino come as maçãs, brinca nos seus galhos e a cada dia vai crescendo e pedindo mais. Vale a pena ler para saber o final e aprender grandes lições de amor, generosidade e doação. 


Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque com ilustração de Ziraldo


Um clássico do cantor e autor Chico Buarque, a história fala sobre uma menina amarela de medo, era tão medrosa que já não se divertida, dormia ou comia. Seu maior medo era encontrar o Lobo, mas ao enfrentá-lo, ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação. 


Pipo e Fifi – prevenção de violência – Caroline Arcari


Entre as dicas de livros, essa é uma das mais interessantes para a família. Pipo e Fifi foi criado como ferramenta de proteção, explicando a crianças a partir de 4 anos conceitos básicos de corpo, sentimentos e emoções. De forma leve e simples, ele ensina a diferenciar toques de amor de abusivos, mostrando o caminho do diálogo, proteção e ajuda. 


Amoras – Emicida


O primeiro livro do cantor Emicida conta uma história cheia de delicadeza e poesia sobre a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos. A obra foi inspirada em uma canção feita para a sua filha e que ensina às crianças o que é representatividade


Seu filho na história


Que tal transformar as crianças em protagonistas das suas histórias preferidas? Eles podem se divertir com a Turma da Mônica, se aventurar no mundo de Frozen, aprender com O Pequeno Príncipe e muito mais. 


Conheça os livros da Dentro da História e aproveite o cupom da Agenda Edu para ganhar R$ 10,00 de desconto. 



Dicas de livros para jovens


Para os jovens, achar uma história que desperte o seu interesse pode ser um desafio, mas existem várias obras que são muito queridas por adolescentes. Para iniciar o gosto pela leitura, confira cinco dicas de livros para se apaixonar e reler várias vezes: 


A menina que roubava livros – Marcus Zusak


Uma história tocante sobre uma menina chamada Liesel que vai morar com uma família na Alemanha nazista e aprende a ler com ajuda do seu pai adotivo e livros roubados.


Além de aprender mais sobre a eventos da Segunda Guerra Mundial, o livro mostra grandes laços de amizade, amor e o poder das palavras. A obra tornou-se um filme emocionante que pode ser assistido por toda a família depois da leitura. 


A droga da obediência – Pedro Bandeira


Um clássico que os pais provavelmente leram na escola, o primeiro livro da série “Os Karas” continua marcando gerações de adolescentes. Em uma escola de São Paulo, cinco alunos decidem desvendar os mistério de uma série de desaparecimentos.


Acompanhe a grande amizade de Miguel, Crânio, Magrí, Calu e Chumbinho em aventuras que moram no coração dos brasileiros e fizeram vários jovens se apaixonarem pelo mundo da leitura. 


A revolução dos bichos – George Orwell


A obra do escritor britânico George Orwell mostra animais de fazenda que decidem se rebelar contra o sistema dos humanos e mostram de forma diferente como funciona a política, hierarquia de governo, alianças diplomáticas e ambições de poder.


O livro é uma sátira à história da União Soviética e aos costumes do mundo no século 20. Com estas dicas de livros, os jovens vão aprender bastante enquanto se divertem com a leitura. 


O diário de Anne Frank 


Mesmo sendo mais uma das dicas de livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial nesta lista, O diário de Anne Frank é um clássico imperdível que não pode faltar em nenhuma estante do mundo. 


A história acompanha a jovem de 13 anos que precisou se esconder em um porão para fugir da perseguição aos judeus na Alemanha. Escrito pela própria Anne com fatos verídicos, é garantido se emocionar e reler várias vezes. 


O assassinato no Expresso Oriente – Agatha Christie


Agatha Christie é a maior escritora de romance policial do mundo e querida por leitores de todas as idades. Neste grande clássico, os jovens vão devorar cada capítulo para tentar descobrir o final da história.


Um homem é assassinado a bordo de um trem e cabe ao famoso detetive Poirot desvendar o mistério e achar o culpado entre os doze passageiros. Com grandes reviravoltas, tudo pode mudar até a última página. 


Faça parte do clube 


No Dia Mundial do Livro, temos uma dica especial: experimente o Clube de Benefícios da Agenda Edu e compre obras com descontos exclusivos. São várias lojas com centenas de livros para crianças e jovens e diversos produtos para toda a família. 


Conheça o Clube de Benefícios Agenda Edu



         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *