Comunicado escolar: boas práticas na agenda digitalLeitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 19 de julho de 2021
Mãe e filha na sala de casa fazendo tarefa e lendo comunicado escolar pelo celular

author:

Comunicado escolar: boas práticas na agenda digitalLeitura de 7 minutos

Danielle Gonzaga
Assessora de Implantação da Agenda Edu



Não é nenhuma novidade que a comunicação escolar é a chave do sucesso para uma educação de qualidade. Seja para falar sobre a rotina, informar sobre questões financeiras ou até mesmo divulgar os eventos e movimentações planejadas pela escola. Por isso, o comunicado escolar é tão importante.


É necessário buscar efetivos canais de comunicação e caprichar na divulgação para fazer com que as famílias consigam compreender o funcionamento da instituição e desenvolver seu senso de pertencimento, se enxergando como figura fundamental nesse espaço. 


E como garantir que esses informativos estão alcançando toda a comunidade escolar? Separamos algumas dicas exclusivas para você. 


Então corre, pega seu bloquinho de notas (físico ou virtual), pois nesse artigo vamos tratar de:


  1. Alinhamento do discurso: o óbvio precisa ser dito?
  2. Vários canais de comunicação? E agora? Fim da comunicação descentralizada.
  3. Como comunicar? Dicas para deixar seus comunicados mais atrativos.

Alinhamento do discurso: o óbvio precisa ser dito? 


Muitas vezes as famílias podem manter uma certa distância e não atender às solicitações realizadas pela escola por não compreenderem o que precisa ser feito. Por isso, é essencial criar um ambiente que promova discussões e espaços para tira-dúvidas. 


É necessário sempre questionar os pais e responsáveis se compreenderam todas as orientações/demandas/pautas pontuadas no comunicado escolar, além de verificar se existe algo que você possa fazer para facilitar essa compreensão. 


Lembre-se que a comunicação precisa ter uma linguagem simples, objetiva e clara, para que todos compreendam. Evite utilizar termos técnicos ou pedagógicos sem explicar em seguida o seu significado. 


Além disso, a comunicação escolar sempre precisa ser uma via de mão dupla. Da mesma maneira que esperamos que as famílias leiam nossas mensagens, precisamos fazer o mesmo e sempre responder todas as dúvidas e questionamentos.


Invista nos tutoriais, descrições bem detalhadas e materiais de apoio. 


Banner com imagem de ebook e o texto: Manual de Marketing para Escolas. 10 passos para evitar que alunos e responsáveis ignorem os comunicados da sua escola. Baixe grátis.

Vários canais de comunicação? E agora? Fim da comunicação descentralizada.


Tão importante quanto saber o que comunicar, é saber qual canal utilizar ao criar seu comunicado escolar. A efetividade de cada ferramenta ou plataforma de comunicação vai variar conforme o contexto, objetivos e proposta de cada instituição, e toda a comunidade escolar precisa estar ciente e participar ativamente do processo de escolha do canal que melhor se adequa à realidade. 


No entanto, existem alguns pontos que precisam ser considerados durante esse processo: 


Possibilidades técnicas da ferramenta


É importante compreender quais informações você precisa compartilhar e quais elementos precisam estar presentes nesses comunicados. Se você precisar inserir vídeos e áudios, por exemplo, uma agenda digital pode ser sua maior aliada. 


Guia de comunicação escolar na Educação Infantil e Berçário


Espaços de interação e acompanhamento do engajamento das famílias


A maior diferença entre a informação e comunicação, é que a comunicação exige uma resposta do interlocutor, enquanto a informação não precisa de um feedback direto. Para escolher uma ferramenta para o compartilhamento dos seus comunicados, é importante compreender qual perspectiva você irá adotar. 


É essencial pensar nos comunicados não somente como meio formal para enviar informações, mas como um espaço para melhor entendimento sobre o funcionamento da dinâmica escolar. 


Busque ferramentas que possibilitem o acompanhamento do engajamento das famílias e um canal para o recebimento de dúvidas e sugestões que as famílias possam precisar direcionar.  


Além disso, deixe seus comunicados centralizados, arquivados e disponíveis em uma ferramenta de fácil acesso, para que os responsáveis sempre possam consultar e resgatar informações mais antigas de forma prática. 


Qual ferramenta sua escola utiliza? Veja uma comparação entre agenda de papel, agenda digital e WhatsApp.


Infográfico agenda digital x agenda de papel x whatsapp: baixe agora

Como comunicar? Dicas para deixar seus comunicados mais atrativos.


Hora de começar a colocar em prática! Confira as nossas dicas:


Fale sobre tudo e um pouco mais


A comunicação da sua escola não precisa estar limitada aos informativos relacionados a questões burocráticas como: compra de material didático, ajustes financeiros ou cobranças de qualquer espécie. Você pode e deve utilizar essas soluções também para apresentar e reafirmar os princípios e proposta da instituição. 


Que tal utilizar o comunicado escolar para criar uma news com os principais acontecimentos da semana, dicas de saúde/alimentação e compartilhamento de propostas de momentos de entretenimento que possam ser feitos pela família em casa? 


Boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famílias


Nunca se distancie do contexto


Documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já alertam sobre a importância dos uso crítico, reflexivo e ético das tecnologias digitais de informação e comunicação e como a escola deve estimular o consumo consciente de informações disponíveis nesse ambiente. 


Por que não estender esse processo educacional aos seus maiores aliados na missão educacional: a família? Faça uma curadoria (diária – semanal ou quinzenal), com as principais notícias do Brasil e do mundo, ressaltando a importância de manter-se bem informado e compartilhar esse hábito com as crianças desde bem pequenas. 


BNCC: como está a implementação e últimas notícias


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Criando um título para o comunicado


Ao criar o título, busque ser claro, objetivo e aguçar a curiosidade do leitor. Evite títulos genéricos que dificultem consultas posteriores, como: comunicado nº 01, circular 01/julho, entre outros.


Use a abuse da sua criatividade


Utilize imagens e outros recursos visuais para ilustrar as informações compartilhadas. 


E você? Que boas práticas relacionadas aos comunicados escolares compartilharia com outros gestores? Conta aqui nos comentários. 


Fonte:


Base Nacional Comum Curricular 

Nova Escola

Rock Content


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *