Boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famíliasLeitura de 7 minutos

Gestão escolar 3 de maio de 2021
Mãe e filho estudam juntos em casa com notebooks

author:

Boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famíliasLeitura de 7 minutos

Deborah Paixão
Comercial da Agenda Edu



Diretores, coordenadores e professores estão dedicados a enfrentar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e têm tentado aumentar o engajamento escolar das famílias.


A realidade é outra, agora não é possível conferir as agendas de papel dos alunos, encontrar os responsáveis nas reuniões de pais e mestres no final de cada bimestre e nem conversar um pouco na hora da entrada e saída do aluno. 


Agora, a escola vive uma nova realidade. 


O último ano tem sido desafiador para escolas e para as famílias de todo o país. Com a pandemia, houve a necessidade de paralisar todas as atividades escolares e reestruturar todo o ano letivo. Dessa forma, os alunos estão em casa, os professores do outro lado da tela e os novos desafios somente aumentam! 


Para enfrentar esse cenário, é preciso que toda a comunidade escolar seja aliada nessa jornada educacional. Afinal, quando família e escola são parceiros e estão bem engajados, temos a garantia do melhor desenvolvimento de crianças e adolescentes. 


Quer saber mais sobre como se conectar e melhorar o engajamento na sua escola? Continue a leitura para conferir nossas dicas.


Mas afinal, o que é engajamento escolar? 


De acordo com o dicionário, engajamento significa busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa ou ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. 


Para as escolas, o engajamento das famílias significa aproximá-las da comunidade escolar. Afinal, quando família e escola são parceiros, os alunos conseguem ter um melhor desempenho acadêmico, além de ajudar a equipe na adaptação de sua rotina escolar com feedbacks constantes.


Instituições de ensino que conseguem engajar os responsáveis na rotina escolar, melhoram o engajamento escolar dos próprios estudantes na sua jornada educacional. Além disso, é possível aumentar as taxas de captação e retenção e até mesmo diminuir a inadimplência. 


Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famílias


Como melhorar o engajamento escolar das famílias? 


Assim como as escolas passam por desafios novos todos os dias, os responsáveis também enfrentam os seus. Agora, eles também trabalham no modelo remoto enquanto precisam orientar os filhos quanto a atividades escolares e principalmente, precisam oferecer um apoio emocional para essas crianças e jovens que estão lidando com essa mudança tão brusca. 


Por isso, é o momento certo da escola e das famílias se apoiarem. Os desafios estão prontos para serem enfrentados e somente com essa parceria, dividindo as experiências e as dificuldades, é possível obter um bom resultado e garantir que os alunos tenham sua jornada escolar transformada. 


Por isso, a Agenda Edu trouxe algumas boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famílias: 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Pratique a escuta ativa 


A escuta ativa é uma das maneiras de tornar o diálogo mais eficiente. A escola pode abrir um canal de comunicação para receber informações dos responsáveis sobre a realização das atividades escolares e o desenvolvimento das aulas remotas. 


É importante que as escolas demonstrem interesse sobre o que as famílias estão lidando, quais são as dificuldades que enfrentam, como está a rotina dos alunos, dificuldade com plataformas para aulas remotas ou dúvidas pontuais.


A partir dessa conversa, é possível estruturar práticas que consigam promover mudanças benéficas para a escola e família. 


5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


Fortaleça a comunicação


A pandemia da Covid-19 mudou a nossa forma de comunicação. Agora, nos comunicamos de forma estruturada em telas de computadores e celulares e é preciso que a escola se adeque a essa nova realidade. 


As reuniões de pais e mestres não podem mais acontecer como antes, mas isso não significa que eles precisam se afastar e sim, que é o momento certo de buscar novas formas de se comunicar. 


Reunião de pais: dicas para um encontro de sucesso


Uma comunicação clara, objetiva e transparente é uma demonstração de cuidado entre família e sua instituição de ensino e é preciso que ela aconteça em um lugar seguro e confiável.  Por isso, usar uma agenda escolar digital é a opção ideal. 


Com a Agenda Edu, a escola fica conectada com os alunos e com as famílias, garantindo uma comunicação rápida e efetiva e conseguindo se conectar com  responsáveis e alunos. 


Capa do Ebook Escola e Comunidade com o texto Guia prático para fortalecer vínculos com alunos e famílias, baixe agora

Aplique e fortaleça a gestão democrática 


A gestão democrática acontece quando a comunidade participa ativamente da organização da escola. Aqui, famílias, alunos, diretores, gestores, professores e outros colaboradores possuem voz para contribuir na construção da rotina escolar. 


A escola é o ambiente ideal para promover esse debate, pois ela tem participação ativa na construção dos cidadãos e promove o diálogo de forma ética, honesta e inclusiva.


Como aplicar a gestão democrática na escola?


Faça eventos online


Eventos online são grandes aliados do ensino remoto, pois apesar de não serem capazes de substituir o encontro presencial, eles permitem que o vínculo entre a comunidade escolar não seja perdido. 


Promover diferentes atividades é uma alternativa super viável para as escolas e que conseguem engajar os alunos de todas as idades. 


Para conferir quais eventos onlines podem ser realizados, acesse nossas dicas: 
Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digital


Utilizar sua agenda escolar é uma ótima solução para criar esses eventos. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir chamadas ao vivo integradas com o Google Meet. 


Dentro do aplicativo, utilizando a funcionalidade Eventos, a escola consegue marcar a data e hora do evento, notificar alunos e responsáveis e ainda consegue verificar quem irá comparecer. 


Dessa forma, é possível garantir que a escola consiga se organizar da melhor forma para promover um ótimo momento com alunos e responsáveis sem precisar utilizar outras plataformas.


Ebook Como engajar famílias no uso da agenda digital: baixe agora
2 comentários
  1. Marleis Figueira

    Como referenciar os conteúdos da jornada Edu? Estou desenvolvendo um trabalho para o curso de pedagogia e gostaria de utilizar o material de vocês, que é muito bom. Não encontro o nome de quem escreveu a matéria. Me auxiliem, por gentileza. Obrigada.

    • Thais - Agenda Edu

      Oi, Marleis, tudo bem? Nos artigos assinados, você encontra o nome do autor logo após a foto no início. Neste, a autora foi a Deborah Paixão, do nosso time comercial. Você pode também fazer a referência ao blog com a data de acesso. :)

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *