5 dicas de comunicação para escola e família na quarentenaLeitura de 5 minutos

Família na escola 29 de maio de 2020
Mãe e filha fazendo videochamada na sala de casa e mantendo a comunicação entre escola e família

author:

5 dicas de comunicação para escola e família na quarentenaLeitura de 5 minutos

A pandemia do coronavírus mudou a nossa forma de se comunicar. As conversas ao ar livre foram substituídas por telas de computador e além dos alunos, escola e família também estão revolucionando a comunicação escolar. 


É comum os gestores e educadores se preocuparem mais com videoaulas, conteúdos e avaliações, mas não podemos esquecer que estar conectados com os responsáveis é uma das principais maneiras de manter a rotina escolar


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua


Confira dicas para garantir uma comunicação mais efetiva com as famílias durante a quarentena e aulas remotas: 


Transparência em primeiro lugar 


Para ter uma boa comunicação com os responsáveis, o mais importante é sempre manter a transparência. Estamos vivendo um momento único e cheio de desafios, por isso é tão importante ser um ponto de confiança para as famílias dos alunos. 


A escola que sabe se comunicar de forma verdadeira tem um diferencial muito grande. Os pais estão inseguros e precisam estar cientes de todas as medidas que estão sendo tomadas para acreditar no trabalho da gestão escolar.


Veja mais: 5 dicas de relacionamento escolar durante a suspensão das aulas


Seja claro e objetivo 


Neste momento de incertezas, é muito importante não confundir os responsáveis com muitos comunicados e informações. Seja claro nos textos que são enviados e escreva sempre de forma objetiva.


Com o excesso de informações que recebemos todos os dias, é comum se sentir ansioso e confuso. Por isso, dose com cuidado o que vai ser informado entre escola e família. Não podemos gerar pânico e sim informar com responsabilidade e atenção. 


Compartilhe com os responsáveis: Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


Demonstre cuidado entre escola e família


Ser claro e objetivo não significa que a escola não deva ser afetiva. Pelo contrário, é preciso demonstrar que você se importa com os seus alunos e responsáveis, ainda mais agora. 


A distância faz com que o relacionamento entre escola e família fique mais difícil, mas longe de ser impossível. Continue conectado para manter os laços fortes e pensar em interações que lembrem o quanto a escola se importa e está fazendo o possível para continuar a rotina dos alunos. 


Demonstrar preocupação, mandar recados e vídeos personalizados, fazer encontros online de descontração e ajudar os estudantes e pais a interagir são algumas alternativas para manter a afetividade de forma remota. 


Conteúdo especial: Mães em quarentena: o desafio de educar em casa


Esteja aberto a sugestões


A comunicação entre escola e família precisa ser uma via de mão dupla. É tão importante informar quanto ouvir o que os responsáveis têm para falar, principalmente com as escolas fechadas e todas as dúvidas e inseguranças que surgem diariamente. 


Uma boa opção é continuar fazendo reuniões de pais remotas. Esse é um momento essencial para ouvir e entender quais são as dificuldades e necessidades da família e dos alunos. A única forma de solucionar problemas é entendendo o que está acontecendo. 


Conheça o Agenda Cast – o podcast da Agenda Edu e escute o episódio sobre Reunião de Pais


Nesta reunião devem participar gestores e professores. Também é interessante se envolver com os responsáveis, entender sua rotina e como é possível ajudá-los a continuar a jornada educacional dos seus filhos. 


Essas dicas estão ajudando você a melhorar o ensino da sua escola? Compartilhe suas estratégias e dúvidas com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu.


Use um canal de comunicação único entre escola e família


Para garantir que a comunicação escolar seja efetiva, é preciso escolher um canal único e seguro. A agenda escolar é a opção ideal por ser fácil de usar, rápida e confiável tanto para os responsáveis quanto para os alunos.


Com a Agenda Edu, a escola continua conectada e garante o engajamento para manter a rotina escolar. Conheça algumas funcionalidades:


  • Atividades: envio de lições para fazer em casa, conteúdos de estudo e materiais complementares. Os professores também podem gravar videoaulas e enviar o link pela Agenda Edu. 


  • Comunicados: a escola pode enviar informações, dicas e orientações, além de conseguir monitorar quem está acompanhando os comunicados. 

  • Mensagens: canais personalizados para tirar dúvidas, fazer correções e conversar diretamente com os responsáveis e alunos.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *