BNCC na prática em 2022: Como preparar a equipe escolarLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 2 de fevereiro de 2022
BNCC na prátic

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BNCC na prática em 2022: Como preparar a equipe escolarLeitura de 6 minutos

A cada novo ano letivo, a Base Nacional Comum Curricular se torna mais prioridade na sala de aula – e também fora dela. Aplicar a BNCC na prática é um requisito para o ensino básico e é preciso que os educadores estejam preparados. 


BNCC frequentemente tem sido tema de debates, eventos e discussões na comunidade educadora. 


O que não podemos deixar de observar é o quanto a equipe escolar se sente segura sobre implementar as diretrizes na rotina. 


Por maior que seja o aprofundamento teórico, hoje nos deparamos com realidades escolares complexas e únicas. 


Por isso, educador(a), não há uma fórmula pronta de como aplicar a BNCC na prática


Cada escola deve ter em mente as condições que são favoráveis e também as que não são. A BNCC é uma orientação para estruturar o currículo da instituição e revisar o seu projeto político-pedagógico. 


Gestores, diretores e coordenadores pedagógicos têm o compromisso de garantir que sua equipe de professores esteja preparada para trabalhar com o documento. 


Inovação escolar: como incentivar a sua equipe?


A equipe escolar é a principal aliada para levar as propostas da Base do papel para a sala de aula. 


Vale relembrar o que diz a BNCC


Embora ainda existam muitas dúvidas em relação a como aplicar a BNCC na prática escolar, o documento já existe há alguns anos. 


Este documento foi aprovado em 2017 e tem como objetivo principal a adaptação da educação básica às necessidades da atual sociedade. 


A Base é composta por diretrizes que os currículos escolares devem seguir. As escolas ainda possuem autonomia sobre a construção do seu plano pedagógico, mas que este deve atender às orientações e as competências previstas na BNCC. 


Muitos educadores preferem ver a BNCC como um direcionador estratégico


Dentro deste contexto, a escola tem a missão de adaptar o seu currículo de forma que cumpra as exigências da Base, sem abrir mão da essência de sua escola e da sua realidade. 


A BNCC é estruturada em 10 competências gerais, que visam a formação integral do aluno. No site do Ministério da Educação, você pode conferir todos os detalhes do documento. 


[Infográfico] Como aplicar as 10 competências da BNCC em sala de aula


O papel da escola x o papel do professor


Cada agente da educação tem um papel a ser cumprido. Com a BNCC, o gestor escolar tem a missão de oferecer suporte para a formação continuada dos seus professores.


A formação continuada da equipe deve ser uma prioridade no planejamento escolar. O alinhamento entre toda comunidade educadora é primordial para garantir que as diretrizes da Base sejam cumpridas e, mais importante, facilite o aprendizado dos alunos. 


Mas antes da formação: revisão do currículo e do PPP (projeto político-pedagógico).


A estruturação do projeto pedagógico, bem como a revisão do currículo da escola, deve ser feita em parceria com aqueles que dividem a sala de aula com os alunos. É a união entre a gestão e o ensino. 


Para esta etapa, o recomendado é que seja criado um fluxo de trabalho, com prazos e etapas bem definidas. 


Em uma organização prévia, vale entender o quanto os professores já têm conhecimento sobre o projeto pedagógico. 


O gestor precisa ter liderança ativa para conduzir a construção deste projeto ao lado da sua equipe, do planejamento à execução. 


Com o alinhamento feito, chega o momento em que os professores terão a sua formação desenvolvida


Como os gestores podem incentivar a formação dos professores e porque isso é tão importante


Nesta etapa, os gestores devem auxiliar os docentes na criação de estratégias pedagógicas e no planejamento que o ajude a cumprir a sua missão.


O papel do professor previsto pela BNCC é o de mediador. 


Colocando de maneira prática, o professor não terá mais uma postura expositiva, de quem apenas repassa conteúdo. A Base agora coloca o professor como um guia para a aprendizagem dos alunos. 


Com isso, o professor tem flexibilidade para conduzir a sua turma de acordo com as suas principais dificuldades e competências. 


A formação continuada visa atender esta demanda. É uma capacitação para ajudar educadores a transformar a prática pedagógica e colocar os alunos como protagonistas da própria aprendizagem. 


A BNCC na prática incentiva a personalização do ensino para cada aluno. 


Com certeza, isso não é algo feito do dia para a noite. É preciso planejamento, alinhamento e apoio mútuo entre escolar e professor. 


Como o professor consegue aplicar a BNCC na prática


Além da própria formação continuada, o professor pode utilizar de alguns métodos e ferramentas que facilitam viver a BNCC na sala de aula. 


Tecnologia em sala de aula


O destaque que a tecnologia educacional ganhou nos últimos anos não foi por acaso. 


Ainda que o ensino remoto tenha acelerado este processo – e por isso a adaptação foi dificultada –, ter a tecnologia presente na rotina dos alunos já era prevista na BNCC. 


A tecnologia pode e deve ser uma aliada no ensino e na aprendizagem. O acesso à informação permite uma autonomia do aluno em buscar aprofundamento nos conteúdos. 


Hoje, professores e alunos têm à disposição ferramentas que facilitam a rotina da sala de aula: agenda digital para comunicação, avaliações digitais, materiais de apoio, entre outros. 


Ainda assim, muitos docentes ainda têm dificuldade de conseguir aproveitar o melhor da tecnologia e aplicar este tópico da BNCC na prática e na vivência do aluno. 


A formação continuada deve abordar esse ponto de forma dar preparo e segurança aos educadores para utilizar a tecnologia ao seu favor. 


Metodologias ativas


Alunos protagonistas da própria aprendizagem: esse é um dos principais pilares da BNCC. 


Por meio de metodologias ativas de ensino, os professores podem estimular este protagonismo – e inclusive utilizar a tecnologia para isso. 


Existem diferentes metodologias para auxiliar os educadores. O preparo dos professores deve apresentar todas as possibilidades que existem. 


O professor, que melhor conhece a sua turma e a sua escola, vai conseguir aplicar a metodologia que terá melhor retorno para seus alunos. 


 Um ponto que deve ser reforçado é: a formação é constante. Um professor sempre terá novas coisas para aprender. 


Seja em relação a métodos e práticas, teorias pedagógicas ou atualizações em relação às diretrizes da educação. O professor é o maior aluno que existe, pois o seu aprendizado e busca por conhecimento é contínuo. 


Agenda digital ajuda professores a aplicar a BNCC na prática


Para garantir que professores e gestores estão na mesma página, é preciso desenvolver uma comunicação tanto para dentro quanto para fora (como no caso de alunos e famílias). 


Encontrar os melhores caminhos para aplicar a BNCC na prática pode ser facilitado com o uso de uma agenda digital, que auxilia na gestão e na organização da rotina escolar e no acompanhamento do aluno de forma individual e personalizada.


A Agenda Edu é a agenda digital mais utilizada do Brasil e ajuda docentes de mais de 3.000 escolas a otimizar as práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula. 


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