Como elaborar um bom currículo escolar de olho nas tendênciasLeitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 22 de janeiro de 2021
Alunos em sala de aula representando currículo escolar

author:

Como elaborar um bom currículo escolar de olho nas tendênciasLeitura de 7 minutos

Você já parou para pensar em como os conteúdos que serão estudados na escola são definidos? E em como as matérias devem se atualizar com o passar do tempo? O currículo escolar também faz parte das transformações da escola e da sociedade. 


Com certeza, você já reparou que as metodologias de ensino se atualizam, assim como novas tecnologias surgem para auxiliar no processo de aprendizagem. Da mesma forma, a escola deve evoluir o seu currículo escolar.


O que você vai encontrar neste artigo?


O que é o currículo escolar?


Como é feito o currículo escolar?


Como elaborar um bom currículo escolar


O que é o currículo escolar?


O currículo escolar é o norteador de todo o processo de ensino e aprendizagem de uma escola. Em outras palavras, é a distribuição dos conteúdos que serão estudados e das atividades que serão feitas em todo o ensino básico.


Para ajudar a entender melhor, imagine que a aprendizagem é como uma trajetória. Os alunos começam no primeiro ano do ensino infantil e percorrem um caminho até o terceiro do Ensino Médio. 


Durante todo esse percurso, eles aprendem diferentes matérias em cada ano letivo, desenvolvem habilidades e competências e se transformam em cidadãos prontos para encarar o mundo. 


O que você precisa saber sobre a proposta pedagógica da escola do seu filho


Tudo isso faz parte do currículo escolar. A própria palavra currículo vem do latim curriculum que significa caminho. Mas, também é importante lembrar que ele está sempre em construção.


Gestão escolar: conceitos, práticas e estratégias


Como é feito o currículo escolar?


A adoção do currículo escolar já é prevista na Constituição de 1988 em todas as instituições de ensino do país. Isso garante que todos os estudantes brasileiros tenham acesso a uma série de conteúdos fixos que são considerados o mínimo da formação do ensino básico. 


Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu em 1996 os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNC), que ajudam a guiar a criação de currículos para as escolas. 


Esse processo continua acontecendo. O último grande passo para a educação aconteceu com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser seguida por todas as instituições de ensino. 

ilustração com título "Competência gerais da BNCC"

Este documento passou a ser obrigatório para a elaboração dos currículos das escolas de educação básica no país, sendo orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Educação Básica.


É extremamente importante que as escolas tenham um olhar atento para a BNCC. Entretanto, também é necessário entender que o currículo escolar não é algo estático, mas sim adaptável para cada realidade.


Como elaborar um bom currículo escolar


Entendendo os pontos principais que devem ser abordados em um currículo escolar, a escola precisa também abordar aspectos sociais, comportamentais e habilidades socioemocionais. 


Cada cidade tem a sua realidade e dentro dela, cada bairro se comporta de uma determinada maneira. Cabe ao currículo complementar o aprendizado com cultura, regionalidade e diversidade. A educação precisa ser inclusiva e também pautada pela tecnologia. 


Educação Inclusiva: o que a escola pode fazer a respeito?


Confira alguns pontos para ajudar sua escola na elaboração do currículo escolar:


Inclua novas práticas e metodologias


Estamos em constante evolução e a educação também precisa acompanhar os avanços e mudanças da sociedade. Dessa forma, o currículo escolar precisa se aproximar dos alunos e aumentar o engajamento escolar.


Uma das melhores maneiras de fazer isso é incluindo novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino. Abra espaço para inovações e fique de olho nas tendências educacionais. 


Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?


A pandemia do coronavírus abriu os olhos de muitos educadores para a necessidade de incluir novas ferramentas e explorar diferentes tecnologias. O ensino híbrido, por exemplo, já é realidade em muitas escolas e deve continuar como uma forte tendência nos próximos anos. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Pense nas necessidades dos alunos


O objetivo do currículo é ser uma bússola para os educadores guiarem o aprendizado dos alunos. Porém, ainda mais importante é também entender aonde os alunos querem chegar. 


A escola precisa garantir que o aprendizado seja realmente significativo e para isso é importante entender quais são as necessidades, dificuldades e desejos dos estudantes. 


Na elaboração do currículo escolar, pense em atividades que vão estimular os alunos a serem protagonistas da sua aprendizagem e trabalhem com socialização e desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas de conhecimento. 


A avaliação também deve ser discutida na elaboração do currículo escolar. Além dos métodos tradicionais para avaliar, existem alternativas que trazem resultados mais abrangentes, como a avaliação diagnóstica. 

Ilustração do infográfico sobre avaliação diagnóstica com botão baixe agora

Avalie o desempenho e estabeleça metas


Não é só os alunos que devem ser avaliados. O próprio currículo escolar também deve passar por avaliações constantemente para verificar sua eficácia e propor mudanças e melhorias. 


É necessário entender quais áreas precisam de mais atenção e estabelecer metas para abranger os interesses, aptidões e características culturais dos alunos. 


Lembre-se que o aprendizado não é somente habilidades cognitivas, como raciocínio e resolução de problemas. Também é preciso desenvolver habilidades emocionais, como resiliência, cooperação, criatividade, curiosidade, aprendizado de idiomas, formação artística e educação emocional.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *