Dicas para melhorar suas videoaulas e ensinar ao vivoLeitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 20 de maio de 2020
Professora fazendo videoaulas com câmera, notebook e folhas de papel em sua mesa em casa

author:

Dicas para melhorar suas videoaulas e ensinar ao vivoLeitura de 4 minutos

Com as escolas fechadas em prevenção ao coronavírus, muitos educadores estão recorrendo às aulas remotas para garantir a continuidade do ano letivo. Os professores foram pegos de surpresa e muitos ainda estão se acostumando a ensinar ao vivo e com videoaulas. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – A jornada educacional continua


Para comemorar o Dia do Pedagogo, convidamos a professora Emilly Fidelix, conhecida pelo seu trabalho como Se liga, prof, para dar suas dicas de ouro sobre como fazer videoaulas de sucesso e perder o medo de transmissões ao vivo:


Não tente demonstrar segurança se ela não existir


Está sentindo um nervosismo? Um frio na barriga? Converse sobre isso com os seus alunos, fale sobre como tudo isso é novo, sobre como você está aprendendo e se desenvolvendo nesse processo também. 


Compartilhe o que você sente e abra espaço para o diálogo para que eles também compartilhem suas visões e experiências sobre essa mudança de modalidade no ensino. Todos estamos aprendendo juntos uma nova forma de viver no isolamento social e como criar novas estratégias de aprendizagem. 


Leia mais: Como os professores podem aproveitar melhor o período de quarentena? 


O tempo da aula online é diferente


Em aulas presenciais e aulas online, o tempo é experienciado de maneira diferente. Pensando nisso e visando um melhor aproveitamento desse momento, elabore alguns combinados prévios e rotinas logo no início do encontro online. 


Algumas dicas são: deixar os microfones desligados, estipular algum sinal para solicitar interação ou contribuição e começar a transmissão com uma apresentação do objetivo daquela aula, para que todos tenham bem claro o que você espera deles, bem como a importância daquele conteúdo. 


Lembre-se: nem sempre 45 ou 50 minutos online são tão proveitosos quanto 25 ou 30 minutos bem discutidos, dinâmicos e significativos para o estudante. Organize o seu tempo e dos alunos para que seja melhor aproveitado. 


Veja mais: Dicas de ferramentas de escolas para aulas remotas


Não foque no que “perdeu” do presencial


Não se preocupe apenas no que “perdeu” das aulas presenciais. Pense no que você “ganha” com o online: a possibilidade imediata de consultar uma imagem, de compartilhar um vídeo, um documentário, a criação simultânea de um meme, uma tirinha e muito mais. 


Nas aulas online, esses materiais estão a um clique de distância, já que os alunos estão em seus computadores, conectados, inclusive você mesmo. É importante explorar as possibilidades que o ensino remoto pode proporcionar. 


Leia mais: 5 dicas das nossas escolas para engajar os alunos na quarentena


Aproveite este momento para descobrir uma nova forma de aprendizagem. Sua mente deve estar no agora para resolver os problemas atuais, e não preocupada com o futuro. Esteja presente para os seus alunos e eles estarão presentes com você. 


Essas dicas estão ajudando você a melhorar o ensino da sua escola? Compartilhe suas estratégias e dúvidas com educadores de todo o país no Fórum da Agenda Edu


Como fazer videoaulas e transmissões ao vivo?


As escolas podem utilizar a Agenda Edu para enviar as suas videoaulas para os alunos. Para vídeos longos, é necessário primeiro hospedar o arquivo em plataformas como Youtube, WeTransfer, DropBox e Google Drive. Depois, envie o link pela funcionalidade Atividades com mais indicações, materiais extras e tarefas. 


Veja mais: Dicas para gravar as aulas


Para aulas ao vivo, você pode utilizar a funcionalidade Eventos e criar uma data para a transmissão. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados. 


O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer de assistir à aula.


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *