A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento e processo de aprendizagem dos alunos.
Garantir um relacionamento de confiança com a família é algo necessário para a escola, mas como fazer com que os responsáveis estejam engajados com o ambiente escolar e participem ativamente da vida escolar do aluno? Qual o papel da escola e da família nessa jornada?
Costumamos dizer que a educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas nas instituições de ensino, em casa e na comunidade como um todo. Os alunos passam boa parte do dia na escola e os pais confiam na instituição para ajudar nesse processo educativo, mas para que isso seja feito em conjunto, sem que seja uma simples delegação de tarefas, é necessário que ambas as partes estejam em constante diálogo nesse acompanhamento.
A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre a vida escolar de seus filhos, seus objetivos, eventuais problemas e também sobre as questões pedagógicas. Dessa forma, a família irá se sentir cada vez mais comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento do aluno como cidadão.
Família e escola possuem papéis diferentes na educação do aluno, porém são papéis complementares. É na escola que os alunos aprendem seus direitos e deveres, além de aprender regras sociais de convivência.
A família é a base da construção afetiva e cognitiva das crianças, é o primeiro contato social delas, portanto, cabe a família orientar as crianças quanto às possibilidades de caminhos que existem no mundo.
Leia também: Uma escola irresistível começa com um bom relacionamento
O primeiro passo para que essa parceria seja estabelecida é que as partes se conheçam bem. Para isso, a comunicação, desde o primeiro contato, tem papel fundamental e deve ser a mais transparente possível. Além disso, para que o fortalecimento dessa relação aconteça, a escola pode fazer uma série ações que façam com que os pais participem cada vez mais do dia a dia escolar, como:
A escola deve estar sempre de portas abertas para receber pais e responsáveis. Aproveite e apresente seus docentes, a estrutura da escola, faça com que os pais sintam-se à vontade na comunidade escolar. Além disso, se possível, abra a escola aos sábados e convide os responsáveis para um dia diferente, com acesso a quadra, biblioteca, laboratórios, etc.
Uma outra dica é estimular atividades escolares que requerem a participação dos responsáveis com os alunos. Pode ser um momento de leitura, alguma atividade que o responsável desenvolva junto ao aluno.
O contato da família com professores, coordenadores e todos que fazem parte da escola é muito importante para o bom relacionamento escolar. Por isso, as reuniões periódicas são necessárias, mas muito mais do que apenas apresentar notas e conversar sobre o comportamento dos alunos, mostre também trabalhos e atividades desenvolvidas pelos alunos, isso alegra o responsável e mostra o que o aluno está aprendendo.
Compartilhar bons resultados é muito importante para a motivação tanto dos alunos, como dos responsáveis. Ah, e para não deixar nenhuma família de fora, o ideal é definir um horário que acolha melhor cada responsável nas reuniões.
As reuniões são de extrema importância, mas o encontro com a família não pode se restringir apenas às reuniões periódicas. As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos pais com a escola.
Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com que os responsáveis se aproximem ainda mais do ambiente escolar.
Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digital
Para participar da rotina escolar, o responsável precisa ver que o colégio está junto com seu filho e que é necessário unir forças de todos os lados para que criança e adolescentes tenham um desempenho melhor. Por isso, é importante abrir espaços para o diálogo constante não só com os responsáveis, mas também com os alunos.
Quando a escola consegue se comunicar de forma simples o relacionamento com a família tende a ser mais forte, fazendo com que os responsáveis participem ainda mais da jornada educacional.
O interesse da família é o segredo para sucesso na vida escolar dos alunos, conhecer e participar do dia a dia é fundamental para o seu desempenho.
Mas sabemos que nem sempre é assim que funciona. Um dos principais motivos pelo baixo engajamento escolar, ou seja, pouca participação dos pais na escola, é o tempo.
Estamos falando de pais e responsáveis atarefados, com grandes dificuldades de irem até a escola ou acompanhar o dia dia do aluno. Porém, existem diversas maneiras da família ajudar os alunos em sua rotina escolar: ajudar na lição de casa, conversar com o professor, procurar entender se o aluno está tendo alguma dificuldade de aprendizagem, se é tímido, agitado, manter-se informado sobre o que acontece na escola é apenas o primeiro passo para o fortalecimento da relação família e escola.
Leia também: Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?
Para que a escola seja a segunda casa, a casa deve ser a primeira escola
Separamos também algumas dicas para pais e responsáveis praticarem em casa com os alunos:
Pergunte como foi seu dia na escola. O que fez de interessante e se houve algo que não foi legal. Que tal fazer um jogo do tipo ponto alto e ponto baixo do dia!?
Não só perguntar se fez ou não, mas verificar se ficou algo em branco. Ajudar com alguma que não conseguiu realizar.
Uma excelente ferramenta para estreitar os laços afetivos e desenvolver outras competências é a leitura em família.
É importante ver se houve alguma comunicação da escola, alguma atividade extra ou eventos que estão programados. Claro que se sua escola tiver uma agenda digital, fará isso com mais rapidez e praticidade. Caso sua escola não tenha e queira conhecer a Agenda Edu, clique aqui!
Nessa nova era o professor não é mais detentor do conhecimento, os jovens do século XXI são soterrados por novos conhecimentos a todo o momento, vindos de todas as partes. Porém, além de um ator importante na jornada educacional dos alunos, ele também é um influenciador na descoberta de interesses e talentos das crianças e adolescentes. Ele é o mentor, mediador e orientador em sala de aula, mas para que o relacionamento escolar seja eficiente, o professor também possui um papel fundamental.
Para ter um bom relacionamento o professor deve se atentar a uma série de coisas que torne a relação entre pais e professores saudável e construtivo. Separamos alguns pontos que requerem uma maior atenção, confira!
Feedback sempre é a melhor maneira de como podemos evoluir por meio das nossas próprias experiências. Na rotina escolar não é diferente. Alunos, responsáveis, equipe pedagógica todos ficam mais motivados com feedbacks positivos.
Ao dar mais valor aos feedbacks positivos, você mostre que observa a jornada do aluno, se preocupa com seu desenvolvimento e, principalmente, reconhece quando ele faz um bom trabalho, o que fortalece a relação e melhora o engajamento escolar.
Cada família é única, com sua cultura e necessidades. O impacto da vida familiar causa uma influência direta no processo de aprendizagem do aluno. Muitas vezes a dinâmica familiar entra em conflito com as regras da escola o que pode prejudicar o aluno.
Por isso, entender a estrutura familiar do aluno é determinante para que possamos colher resultados positivos na educação.
Problemas fazem parte do dia a dia de todas as pessoas, se um aluno não anda muito bem na escola, o ideal é que o professor converse com ele e com seus responsáveis, procurando propor uma solução para melhorar o desempenho do aluno. Apresentar soluções mostra que o professor se preparou, entendeu e buscou respostas para ajudar o aluno a enfrentar esses problemas.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de praticidade. Com isso, as escolas precisam buscar soluções que fortaleça as relações e estejam apropriadas à realidade dos alunos e das famílias.
Inovação é a palavra-chave para as escolas que querem se destacar e melhorar o relacionamento com as famílias, além de melhorar a qualidade de ensino. Fazer com que o responsável faça parte da rotina escolar do aluno é algo que a Agenda Edu propõe.
O aplicativo escolar facilita a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis. Imagine oferecer aos responsáveis a chance de saber como está sendo o dia do aluno na escola. Qual foi a alimentação do estudante. Qual a lição de casa. Receber uma foto e muito mais. Tudo isso é possível com o aplicativo de comunicação escolar o que facilita e aumenta o participação dos responsáveis na escola.
O uso da Agenda Edu na escola não favorece somente a aprendizagem, como também aproxima os professores dos alunos e os responsáveis da escola, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos.
Ainda não tem a Agenda Edu na sua escola? Conheça agora mesmo todas as nossas vantagens!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…
View Comments
Dez maravilhosos
Oi, Marcos! Muito obrigada pelo seu comentário, continue acompanhando nosso blog! ?
oi gostaria de saber o nome do autor desse artigo? para por em uma citaçao que a qual estou fazendo sobre a participaçao da familia na escola
Oi, Cleo, tudo bem? :)
A citação deve ser feita ao blog Jornada Edu.
Ótimo conteúdos parabéns!
Que bom que você gostou, Iranildes! ?
Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.