Um 15 de outubro diferente: a comemoração da (re)invenção do professorLeitura de 3 minutos

Práticas pedagógicas 15 de outubro de 2021
Imagem de professora usando máscara na sala de aula com alunos

author:

Um 15 de outubro diferente: a comemoração da (re)invenção do professorLeitura de 3 minutos

Danielle Gonzaga
Assessora de Implantação da Agenda Edu


Especial para o Dia do Professor ✏️

Anualmente, a cada 15 de outubro, o país para. É dia de comemorar a trajetória e luta (e diga-se de passagem, muita luta) diária daqueles que dedicam sua jornada em prol da transformação educacional: os professores. Não é novidade que essa não é uma missão fácil, certo?  E não é que a pandemia dificultou mais ainda?


Do planejamento diário até a produção e edição de conteúdos para redes sociais, professores de todo o mundo renovaram seus votos com a docência durante os anos de 2020 e 2021. Ao abrir as portas de sua casa para acolher estudantes e famílias, educadores de todas as idades, classes e gêneros reafirmam em uma só voz:


“Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam” 
(Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia).


E é certo que todas as barreiras encontradas durante essa longa jornada não devem ser romantizadas, mas todo o esforço depositado para o enfrentamento de todos os percalços, na tentativa de garantir a melhor qualidade educacional possível  em um contexto totalmente novo e incerto não pode ser naturalizada. A docência é um ato de coragem. 


E o maior presente que podemos direcionar nesta data? A valorização desse profissional. É isso mesmo! A oferta de formação continuada, um bom espaço para atuação e o engajamento de alunos e suas famílias é o presente mais bonito que qualquer professor poderia receber em qualquer data comemorativa (ou fora dela). Quer uma prova da efetividade desse presente? Vem comigo! 🏃‍♂️


No Dia do Professor, escreva a história da educação


Motivação para exercício da docência: o relato de professores de todo o Brasil 


O Itaú Social em parceria com Todos pela Educação realizou, em junho de 2018, uma pesquisa denominada “Profissão Professor”.  Foram realizadas entrevistas com 2160 professores da educação básica de todo o Brasil, considerando desde a Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o Ensino Médio. O objetivo do estudo é tratar de pontos como: formação continuada, atratividade e valorização da carreira docente, entre outros.


Apesar de aplicada fora de um contexto pandêmico, o estudo segue atual e apresenta dados essenciais para a compreensão desse profissional. 


Quando questionados sobre os fatores que definiram a escolha pela profissão, uma motivação se destaca, ganhando o primeiro lugar: Prazer por ensinar/ compartilhar conhecimento. Além disso, 32% dos entrevistados apontam que recomendariam a profissão para um jovem, pela oportunidade de transformação e impacto social


Mas e aqueles que NÃO recomendariam a docência? O que apontaram como justificativa?


  • Desvalorização da carreira;
  • Problemas/rotina desgastante;
  • Falta de infraestrutura/recursos;
  • Falta base familiar.

Portanto, promover a valorização desse profissional, explicitando seu papel fundamental para o crescimento da sociedade, envolvendo e escutando suas demandas, dúvidas e necessidades e considerando todas elas na tomada de decisões sobre políticas educacionais é fundamental para demonstrar gratidão.


Como os gestores podem incentivar a formação dos professores e porque isso é tão importante


E não esqueça:


“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”
(Rubem Alves)


Nesse dia 15 de outubro fale com aquele professor que marcou sua vida. 


Aquele que foi responsável por te inspirar a ser uma pessoa melhor e que te ajudou a desenhar (ou rabiscar) seu futuro. Permita que esse profissional entenda o impacto positivo que gerou/segue gerando por conta de suas escolhas. 


Fontes


Pedagogia da Autonomia

Pesquisa – Profissão Professor


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *