No Dia do Professor, escreva a história da educaçãoLeitura de 4 minutos

Práticas pedagógicas 15 de outubro de 2020
Professor de máscara em uma sala de aula vazia

author:

No Dia do Professor, escreva a história da educaçãoLeitura de 4 minutos

Para comemorar o Dia do Professor deste ano, precisamos ir além. Além da sala de aula, dos muros da escola e da pilha de provas. Afinal, o professor é quem escreve a história da educação. 


Fomos todos pegos de surpresa com uma pandemia. Escolas fecharam, gestores, professores, alunos e famílias ficaram isolados dentro de casa. Como continuar a jornada educacional dessa forma?


Trajetória desafiadora


Neste Dia do Professor, queremos lembrar de todas os grandes desafios e conquistas que aconteceram em poucos meses. Os educadores não tiveram tempo para se preparar, o ensino remoto chegou atropelando o mundo. 


Não era possível pisar no freio, somente acelerar e apertar os cintos para que tudo desse certo. E deu! Assim, os professores arregaçaram as mangas e aprenderam mais uma forma de ensinar: através de uma tela. 


Adaptabilidade: a mudança dos professores e família na pandemia


Foram noites em claro estudando novas metodologias, aprendendo a usar ferramentas e plataformas, criando novos planos de aula adaptados, tranquilizando alunos e responsáveis. 


Mesmo com tantos problemas (e não foram poucos), é com muito orgulho que olhamos para trás e vemos todos os obstáculos superados. 



Histórias que inspiram


Durante os últimos meses, o professor virou protagonista de muitas histórias. Então, começamos a enxergar novamente o valor desse profissional e o tamanho da sua dedicação para manter a rotina escolar. 


Acompanhamos vários momentos inspiradores, como o professor que deixava as tarefas para cada aluno em casa, professor que comprou material, conseguiu celulares e notebooks, gravou recadinhos personalizados para cada estudante, usou a criatividade para inovar nas videoaulas. 


Quem não se lembra da professora que ficou emocionada ao não conseguir terminar sua aula online? Do professor que foi interrompido na aula ao vivo pelo filho que perdeu um dente? Da professora que ganhou uma surpresa da turma e chorou de emoção? 


No dia de professor, um convite a ser um eterno estudante


Para comemorar o Dia do Professor, queremos lembrar que cada história é importante, cada educador está escrevendo a história da educação. Estamos vivendo um momento único e que jamais será esquecido, assim como não podemos esquecer quem estava na linha de frente. 


No Dia do Professor, lembre-se da união


Durante este período, a união entre escola, alunos e famílias foi ainda mais essencial. Foi preciso estar conectado e ter uma comunicação eficiente para garantir que a jornada educacional continuasse. 


O carinho e a saudade dos professores e estudantes só mostraram como esse vínculo é importante. Educar vai além do que está nos livros, é estabelecer uma conexão de afetividade, confiança e aprendizado contínuo. 



Ao mesmo tempo, os responsáveis também precisaram se dedicar mais ao ensino dos filhos e apoiar a escola nas aulas remotas. Dessa forma, ficou ainda mais claro que essa parceria é a chave da educação de qualidade. 


E o futuro?


Depois de tanto falar do passado, o que vai acontecer no futuro? As escolas estão se preparando para o retorno presencial e várias já retomaram as aulas. Mais uma vez, o professor precisa se adaptar. 


6 habilidades do professor do futuro


Agora, é preciso enfrentar uma nova realidade. O ensino híbrido veio para ficar e os professores devem absorver novas metodologias, ferramentas e protocolos. A educação está em constante evolução e precisamos evoluir também. 


Por isso, temos algumas dicas para o Dia do Professor: 


  • Forme uma rede de apoio
  • Cuide de você e da sua saúde
  • Respeite seus limites e horários
  • Escute seus alunos e seja compreensível 
  • Adapte-se e não tenha medo de mudar
  • Estude e busque novas alternativas

E o mais importante: continue escrevendo a história da educação. Juntos, podemos transformar jornadas educacionais. Então, vamos juntos?


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *