Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?Leitura de 7 minutos

Família na escola Práticas pedagógicas 20 de novembro de 2019
disciplina positiva: mulher conversando com a criança que está sentada em cima de uma pesa

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Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?Leitura de 7 minutos

Procurar novos caminhos e a melhor forma de educar os filhos não são tarefas fáceis, mas para alguns pais e responsáveis a disciplina positiva é utilizada como método para a formação e o desenvolvimento de crianças e jovens.   


Mas e você? Já ouviu falar em disciplina positiva? Sabe como aplicar o método na prática? Conhece os benefícios que podem ser aproveitados pelas escolas? Continue lendo o artigo e descubra! 


O que é disciplina positiva?


Disciplina positiva é baseada na filosofia de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes, casais e colaboradores das empresas a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.


O conceito foi melhor desenvolvido pela psicóloga e educadora Dra. Jane Nelsen, mãe de 7 filhos e autora do livro “Disciplina Positiva”. Na obra, ela destaca que as crianças têm direito à dignidade e ao respeito como qualquer outra pessoa.


Além disso, a disciplina positiva dá ênfase ao melhoramento da autonomia, do otimismo, da autoconfiança e de outras habilidades que preparam as criança para a vida. Tudo isso sem deixar de estabelecer limites firmes e regras sólidas. É uma excelente alternativa aos castigos, punições, palmadas, gritos, etc.


Fundamentos da disciplina positiva


A disciplina positiva segue cinco fundamentos que devem ser ensinados na educação dos filhos, são eles: 


  1. Ajudar a criança a sentir conectada: sentir que que ela pertence à família/escola e sentir que é capaz de contribuir;
  2. Encorajar respeito mútuo: firmeza e gentileza ao mesmo tempo. Os adultos tornam-se o modelo de respeito;
  3. Ser efetiva à longo prazo: considerar o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social – e sobre o que fazer no futuro para sobreviver ou para prosperar;
  4. Ensinar habilidades sociais e de vida: respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas e cooperação;
  5. Incentivar a descobrir suas capacidades: encorajar o uso construtivo do seu poder pessoal e desenvolver a sua autonomia.

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Habilidades da disciplina positiva


No livro da autora Jane Nelsen, são destacadas 7 habilidades que de vida e sociais que ajudam crianças a se tornarem pessoas capazes.


  • Forte percepção das habilidades pessoais – “Eu sou capaz”;
  • Forte percepção sobre sua importância nas relações primárias – “Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário”;
  • Forte percepção de seu poder ou influência pessoal sobre a própria vida – “Eu posso influenciar as coisas que acontecem comigo”;
  • Forte habilidade intrapessoal: conseguir entender suas próprias emoções e usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole;
  • Forte habilidade interpessoal: trabalhar com os outros e desenvolver amizades por meio de comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa;
  • Forte habilidade sistêmica: a capacidade de lidar com os limites e consequências da vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade;
  • Forte habilidade de avaliação: habilidade de usar a sabedoria para avaliar as situações de acordo com valores apropriados.

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As escolas também podem utilizar a disciplina positiva?


Como vimos, a disciplina positiva traz uma série de princípios e conceitos que ajudam crianças e podem ser usadas tanto por pais e responsáveis como por professores, a única diferença é o local no qual eles são aplicados.


Em linhas gerais, a ideia é que os castigos, chantagens, gritos e violência sejam abandonados. Professores devem evitar as recompensas como chantagem para que a turma se comporte, por exemplo. O ideal é que tenha uma Reunião de Classe, onde é possível discutir problemas da turma. 


Gritos e sermões com a turma também devem ser deixados de lado, o ideal é que se tenha diálogo. Chame seus alunos para conversar, busque soluções para os problemas em conjunto. Trabalhe com sentimentos, tenha empatia com o momento da criança e seja positivo. 


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Como os pais e responsáveis devem aplicar a técnica?


Se identificou com os valores e a forma que a disciplina positiva é relacionada com a educação? Separamos algumas dicas de como pais e responsáveis podem aplicar a técnica no dia a dia com ações que ajudam crianças e jovens. 


Ajude seu filho a desenvolver o pensamento crítico

Faça com que a crianças pense nas suas atitudes, o que anda fazendo e como está agindo em seu dia a dia, faça com que ele reflita. Pergunte como foi o seu dia e o ajude na resolução de problemas, mas sempre fazendo com que ele tenha autonomia e independência no que faz.  


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Estabeleça regras e limites 


A aplicação de regras e limites são benefícios na disciplina positiva. Converse com o seu filho e explique quais são as regras a ser seguida e até onde eles podem ir. Mas, não crie uma luta de poder, é importante saber dialogar e conversar de forma didática.


Seja firme e não ceda a choros, para além da obediência, seu filho vai aprender a reagir de modo positivo em situações adversas, a superar frustrações e a assimilar noções de responsabilidade e comprometimento.  


Seja positivo


Apoie o seu filho e lembre-se de ser positivo. Reconheça o bom comportamento e elogie seus esforços em suas atividades. Isso fará com que a criança seja otimista e traga autoconfiança para os desafios da vida! 


Mantenha um bom diálogo 

O diálogo é um pilar essencial para o bem de toda família. Por isso, escute e dê voz ao seu filho. Oriente, tire dúvidas, alerte dos perigos, seja presente. Dessa forma, a criança entende a sua importância e sabe que pode contar a com família, criando conexões e vínculos familiares. 


Como vimos, é possível aplicar a disciplina positiva em casa e na escola, deixando os castigos e punições de lado, enquanto o diálogo e a resolução de problemas são os personagens principais, criando conexões e uma relação de confiança com crianças e jovens. 


Fontes:

Escola Inteligência


2 comentários
  1. Eliana Romero Gonzalez

    Disciplina Positiva - uma excelente matéria que aborta a maneira correta de educar os filhos e os educandos.

  2. Eliana Romero Gonzalez

    correção sobre a Disciplina Positiva - aborda a maneira correta de educar os filhos e os educandos.

         
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