Como desenvolver a alfabetização matemática nos alunos?Leitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 6 de maio de 2021
Alunos brincando no chão com ábaco e jogos de números

author:

Como desenvolver a alfabetização matemática nos alunos?Leitura de 6 minutos

Você já ouviu falar sobre alfabetização matemática? É muito provável que não saiba muito sobre isso, já que estamos bastante acostumados a alfabetizar crianças somente de forma letrada. 


Quando lembramos dessa época na escola, logo imaginamos um quadro cheio de letras, alunos aprendendo a ler e escrever, paredes cheias de imagens, frases e cores para estimular a aprendizagem. 


Quem não ficou ansioso em participar da famosa festa dos doutores do ABC? Estudantes e responsáveis se reúnem em quadras e auditórios das escolas para mostrar com orgulho que aprenderam a ler. 


Mas, você já parou para pensar que a alfabetização pode ser muito mais do que isso e que a matemática também deveria ser incluída? Continue a leitura para saber mais. 


Afinal, o que é alfabetização matemática?


Falar sobre isso ainda causa muito estranhamento, até mesmo entre professores e pedagogos. É muito comum pensar que o primeiro grande processo de escolarização é aprender a leitura e a escrita para só depois desenvolver outras habilidades. 


A alfabetização matemática nada mais é do que o entendimento de que as crianças já têm contato com números desde cedo, em brincadeiras e no seu cotidiano, e devem explorar essa aprendizagem na sala de aula. 


É comum que os alunos aprendam matemática de forma mecânica, decorando sequências, tabuadas e conceitos que não fazem tanto sentido na sua realidade. Esses estudantes acabam levando essa dificuldade em toda a sua vida escolar, sentindo cada vez mais dificuldade.


No futuro, essa conta não fecha, já que a matemática sempre tem um grande peso nas provas de vestibular e concursos, inclusive no Enem. O resultado são jovens que nunca aprenderam a gostar dos números de uma forma leve e natural.


Os desafios da alfabetização no ensino remoto


Por onde começar?


Para que os alunos adquiram conhecimentos matemáticos, eles precisam desse contato desde cedo para que se sintam seguros. Os professores têm um papel fundamental na alfabetização matemática, mostrando que é possível aprender e evoluir naturalmente. 


Isso é muito mais simples do que parece. Os números sempre foram presentes na nossa vida, seja na brincadeira de esconde-esconde, contando brinquedos, biscoitos, pulos na amarelinha e muito mais. 


As crianças aprendem bastante com a observação e explorando seu próprio ambiente. Elas conseguem pensar logicamente, brincar seguindo regras, organizações e até mesmo contar por prazer.


A importância da observação na educação infantil


O papel dos educadores matemáticos é desenvolver e contextualizar o conceito dos números, ensinando a seriar, fazer correspondência, classificar, agrupar, nomear e simbolizar. E, para aprender, é preciso praticar. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Como desenvolver a alfabetização matemática


Pode parecer difícil, mas iniciar a alfabetização matemática pode ser muito mais simples do que se imagina. Confira alguns exemplos:


Crie um ambiente alfabetizador 


A própria sala de aula já pode ser uma grande aliada no aprendizado da matemática. É o espaço em que acontecem as interações, diálogos e descobertas, por isso é tão importante saber aproveitá-lo.


Leve em conta o brincar e o estímulo à imaginação das crianças para que elas saibam se expressar. Uma ótima opção é colocar um quadro de números ou tabela numérica para que os alunos possam consultar e explorar.


Como estimular a criatividade infantil na escola?


Também é interessante colocar diferentes símbolos numéricos com algarismos de 0 a 9 para que as crianças consigam formar qualquer numeral. Potes com vários materiais de contagem como bolinhas de gude, tampas ou clipes.


Promova atividades divertidas


Convide os alunos para refletir sobre a diferença entre letras e números, mostre como eles estão presentes no nosso dia a dia. É possível falar sobre quantidades contando quantos alunos têm na sala, quantas bolachas trouxeram para o lanche, quantos cadernos e canetas.


Em estimativas, questione quanto tempo eles levam para chegar na escola, quantas bolinhas tem naquele pote. Faça comparações entre maior e menor, onde tem mais objetos que outro local. 


Os métodos de alfabetização ideais para a sua escola


Uma ótima atividade é passear pela escola para localizar números, como nas salas, cantina, parquinho. Também é possível pedir para que eles façam essa mesma dinâmica em casa, com ajuda dos responsáveis.


Use a sua imaginação, traga jornais e revistas para recortar e criar cartazes, crie peças ou músicas em que cada número tem a sua história, mostre que estudar matemática pode ser divertido!


A alfabetização matemática vai além de saber ler e escrever os números, é mostrar como eles fazem parte da nossa vida e garantir que os alunos tenham uma aproximação que será essencial na sua vida escolar. 


Fontes:


Nova Escola

Revista Unib

Blog Clarissa Pereira


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *