Os desafios da alfabetização no ensino remotoLeitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 8 de setembro de 2020
Alfabetização em casa com criança e mãe escrevendo letras em papel

author:

Os desafios da alfabetização no ensino remotoLeitura de 5 minutos

O ensino remoto trouxe muitos desafios, principalmente por ter iniciado de forma emergencial em todas as escolas. Uma das maiores preocupações foi a continuidade no processo de alfabetização, um momento tão importante na educação que precisa ser acompanhado de perto.


A alfabetização é um dos marcos mais significativos na vida escolar. Aprender a ler e escrever abre o caminho para toda a aprendizagem do aluno e ajuda a tomar posse da sua própria identidade


Afinal, uma das primeiras coisas que aprendemos a escrever é o nosso próprio nome. Assim, nos tornamos pessoas capazes de nos comunicar com o mundo de forma única e particular. 



O que você vai encontrar neste artigo?


Alfabetização na educação remota


Rotina escolar em casa


Como a escola pode ajudar


Alfabetização na educação remota


Alfabetizar já é um grande desafio para os professores. É preciso criar estratégias para despertar o gosto pela leitura. Antes de tudo, a escola ainda precisa escolher o seu método de alfabetização, que pode ser sintético, analítico ou construtivista. 


Dentro de cada metodologia ainda existem mais métodos e infinitas possibilidades de como apresentar o alfabeto para os alunos. Todo esse trabalho exige muita dedicação e acompanhamento próximo para entender as dificuldades de cada criança. 


Os métodos de alfabetização ideais para a sua escola


Então, como os professores estão articulando esse momento de transição durante o ensino remoto? 


Rotina escolar em casa


É necessário que a criança esteja em contato com a aprendizagem de forma constante para não perder o ritmo. A escola deve orientar às famílias para criar rotinas de estudo em casa e acompanhar da melhor maneira possível. 


Na teoria, parece fácil, mas a realidade é bem mais difícil. Os professores precisam estar alinhados com os responsáveis para que os alunos não sejam prejudicados. Isso também significa dar suporte para todos. 


Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulas


Como a escola pode ajudar


Lembre-se que os responsáveis não são professores, eles precisam de ajuda e de orientação simples e rápida. Pense em atividades que sejam fáceis e com materiais já disponíveis em casa. 


Também é importante lembrar que a rotina dos pais e dos alunos não é a mesma da escola. Os responsáveis precisam trabalhar, administrar a casa e os filhos. Já os alunos não conseguem ter o mesmo rendimento da sala de aula. 


É preciso respeitar o tempo de cada pessoa, ainda mais em uma situação de pandemia com muito estresse e ansiedade. Além disso, outro ponto de atenção é o acesso à tecnologia que pode ser limitado em casa. 


Como as tecnologias ajudam na alfabetização das crianças


Atividades remotas de alfabetização


O ensino à distância é diferente do presencial e isso pode ser usado a seu favor. Essa é a hora ideal para aproveitar os materiais disponíveis digitalmente, como vídeos, imagens, áudios e animações. 


Crie atividades lúdicas que mexam com a criatividade das crianças e que levem à autonomia. Uma das dicas mais fáceis que os responsáveis podem fazer em casa é ler livros infantis e poemas, podendo até mesmo criar um cantinho da leitura para estimular o hábito.


7 dicas de atividades para incentivar a leitura na quarentena


Confira dicas atividades do Nova Escola para fazer com ajuda dos responsáveis: 


Leitura de listas


A criança recebe uma lista para leitura com nomes de um mesma tema. Por exemplo, frutas (maçã, banana, abacaxi, uva), animais (macaco, cachorro, foca) ou qualquer outro! 


É importante organizar as palavras em temas para que os alunos levantem hipóteses e ideias sobre o que está escrito.


Leitura de textos de memória


Sabe aquelas rimas conhecidas? 


Batatinha quando nasce
esparrama pelo chão
menininha quando dorme
põe a mão no coração


Elas são usadas na alfabetização para ajudar a criança a relacionar a fala com a escrita. Mostre em que parte você está lendo e depois peça pro aluno também mostre, circule palavras e divirta-se!


Música para cantar o alfabeto


Uma ótima atividade para crianças que ainda não identificam as letras do alfabeto é a famosa música do suco gelado. Essa brincadeira ajuda a explorar as letras alinhando oralidade e leitura. 


É só recitar ou cantar a música fazendo a leitura do alfabeto em seguida. Você também pode inventar sua própria música com ajuda da turma. 


Suco gelado
cabelo arrepiado
qual é a letra do seu namorado?


Responda A, B, C até Z. 


Escrita de listas


As listas também são ótimas para treinar a escrita. Escolha um tema como nome das pessoas da família, brincadeiras, comidas favoritas, nomes dos colegas de turma. 


Para ajudar, não se preocupe com erros ou letras faltando, pergunte qual deve ser a primeira e última letra, quais sons elas fazem. O aluno precisa se sentir seguro e confiante.


O papel da escola e da família é guiar e apoiar, tanto na alfabetização como em toda a jornada de aprendizagem. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *