Jornada Edu – Edição SP | A importância do EngajamentoLeitura de 3 minutos

Na Agenda Edu 22 de agosto de 2018

author:

Jornada Edu – Edição SP | A importância do EngajamentoLeitura de 3 minutos

Muito se fala sobre tendências da educação, mas por que é tão difícil aplicá-las? O que precisamos fazer para engajar cada vez mais todos os atores dessa rotina educacional? Essas foram duas das principais perguntas que tentamos responder na Jornada Edu – Edição São Paulo. Confira abaixo a opinião dos nossos palestrantes:

Andrea Nery – Google for Education

Pra gente, engajamento é todos se sentirem parte daquele processo. Quando desenvolvemos um projeto de Google for Education em uma escola, mexemos com a escola inteira: revisamos processos pedagógicos, integramos portais de conteúdos, inserimos os planos de aula dentro da plataforma Google. A gente engaja o gestor, que vai definir os caminhos da implementação, engaja o professor, que vai ajustar a sua dinâmica de aula, engaja a equipe de tecnologia, que vai viabilizar o projeto, etc. Mas, principalmente, professor e aluno precisam se sentir parte de toda essa transformação na educação, cada um dando a sua contribuição. E essa transformação não é de um dia pro outro. Tecnologia sozinha não resolve nada se o projeto de transformação não for bem implementado.

Leandro Beguoci – Nova Escola

Precisamos olhar padrões que repetimos com o tempo. Uma das coisas mais fortes da educação é que olhamos o ambiente escolar com a síndrome dos padres jesuítas, como se estivessemos olhando para um monte de almas a serem salvas. Educação em que ter paixão, mas tem que ter profissionalismo também. Não podemos esquecer que aquelas pessoas têm sonhos e vontades, muitas vezes diferentes dos nossos. Esse processo educacional é uma construção contínua entre todos os agentes da comunidade escolar. A pior coisa que pode acontecer é o ciclo onde diretores falam “a gente precisa salvar os alunos, apesar dos professores”, ou professores falam “a gente precisa salvar os alunos, apesar dos pais”, ou então pais que falam “a gente precisa salvar nossos filhos, apesar da escola”. Precisamos de confiança e profissionalismo no ambiente escolar.

Murilo Gun – Keep Learning School

Para engajar a família a gente precisa vender para eles a ideia de que é necessário estudar para educar o ser humano. Os responsáveis investem muito tempo na própria formação e às vezes esquecem que nós educadores também estudamos horas, anos, para o trabalho de educar. Precisamos deixar isso claro na mensagem. O cliente educado é o melhor cliente. Por exemplo, uma pessoa que sabe muito de vinho acaba comprando os melhores vinhos. A escola precisa ser uma fonte de sabedoria para esse responsável. Se responsáveis que entendem profundamente o poder da educação, eles serão os mais engajados nesse processo.

 

Nós, da Agenda Edu, também acreditamos que engajamento é um dos fatores mais importantes na dinâmica escolar. Por isso, estamos sempre em contato direto com as mais de 1000 escolas da nossa base para entender seus reais desafios. Além disso, criamos métricas de acompanhamento diário dentro da Agenda Edu, onde é possível verificar quantos usuários estão ativos no produto, a taxa de usuários diários, semanais e mensais ,e outros indicadores importantes de uso. Dessa forma, a escola tem em suas mãos dados importantes para a tomada de decisão. Queremos ser mais do que uma plataforma de comunicação, queremos ser facilitadores e ajudar no processo de engajamento de todos os atores envolvidos na rotina escolar.

 

Para saber mais sobre tudo que rolou no evento Jornada Edu, clique aqui. 💜

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *