História de Sucesso: Prepara CursosLeitura de 7 minutos

Agenda Edu 25 de novembro de 2019
história de sucesso: alunos em pé, em frente a escola, segurando plaquinhas com o logo da Agenda Edu

author:

História de Sucesso: Prepara CursosLeitura de 7 minutos

Com mais de 400 unidades e oferecendo mais de cem cursos profissionalizantes, a Prepara Cursos inovou ao optar por uma comunicação que se adapta com a escola, alunos e famílias. Confira mais uma história de sucesso e saiba como ter uma comunicação adaptada à realidade da sua escola ou curso.


Diferente das formações oferecidas pelas escolas tradicionais, com grade curriculares e carga horária estabelecidas e obrigatórias, os cursos livres são mais flexíveis, com uma vasta opção conforme os interesses e objetivos dos alunos, desenvolvendo ainda mais habilidades e competências que ampliam o conhecimento.   


Fundada em 2004, a rede Prepara Cursos já formou mais de 1 milhão de alunos em todo o país. A Prepara tem como metodologia o ensino híbrido, que une o melhor da tecnologia da educação, como aulas digitais interativas e ensino inteligente individualizado, com o acompanhamento de educadores em atividades face a face, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo e com alto desempenho.


Para compartilhar a história de sucesso entre a Agenda Edu e a Prepara Cursos, convidamos o Alexandre Simões, Diretor na unidade Itápolis – SP, que vai nos contar mais sobre essa parceria. 


Ainda não conhece a Agenda Edu? Fale agora mesmo com nossos consultores educacionais e vamos juntos entender a realidade da sua escola! 

O desafio

O principal desafio da Prepara Cursos era estreitar os laços com as famílias, que iam até a escola apenas para realizar os pagamentos dos cursos e nada mais. A maioria das famílias viam apenas o lado financeiro e não o pedagógico dos cursos, não sabiam como os alunos estavam se desenvolvendo. Era preciso fazer com que pais e responsáveis estivessem mais próximos da rotina de aprendizagem dos alunos.   


A escola utilizava a ferramenta WhatsApp para se comunicar com alunos e famílias, mas logo viram as dificuldades que era utilizar esse meio. 


“Tínhamos grupos com apenas alguns responsáveis, não era possível adicionar todo mundo, sem contar as mensagens que eram enviadas fora do contexto da escola, tínhamos várias opiniões divergentes, sobre diversos assuntos, não tinha como continuar, precisava encontrar um novo jeito de falar com os pais”, conta Alexandre. 


Leia também: Quais os problemas em utilizar o WhatsApp no ambiente escolar?

A solução 

Sentindo a necessidade de ter uma comunicação mais eficaz, segura e organizada na escola, Alexandre realizou algumas pesquisas na internet, e foi a assim que conheceu a Agenda Edu. 


“Gostei do site, da proposta do aplicativo, vi um vídeo de apresentação e as escolas que já utilizavam, rapidamente agendei uma reunião e, sem dúvidas, gostei muito do que tinha ali”. 


Com a Agenda Edu na escola, Alexandre nos conta que, ficou muito mais fácil se comunicar com os alunos e responsáveis. Além disso, as funcionalidades ajudaram também nos resultados dos alunos, engajamento dos responsáveis e na organização da equipe. 

A participação dos alunos, da família e da equipe 

Mudanças sempre geram fases de adaptações e cada um reage de forma diferente. Alexandre lembra que teve que passar por alguns desafios, foi preciso quebrar paradigmas para que todos entendessem a importância e o impacto da Agenda Edu na escola. 


“Nosso processo de implantação foi um pouco turbulento no início devido ao nosso município ser pequeno e também pouco desenvolvido (tecnologicamente). Sendo assim, juntamente com a equipe da Agenda Edu, elaboramos uma série de ações para incentivar e demonstrar aos alunos e responsáveis o diferencial em ter o Agenda Edu na nossa escola”. 


Para os alunos, foi feita uma apresentação do app, como instalar, como funciona e um momento para tirar dúvidas, e foi aí que surgiu a primeira dificuldade: nem todos os alunos tinham celular. Alexandre então, disponibilizou os computadores da escola para que, os alunos sem celular, pudessem acessar a Agenda Edu via web.


Isso é possível porque a Agenda Edu pode ser acessada tanto via mobile, pelo smartphone, como via web, no computador ou tablet. Quer saber mais sobre a Agenda Edu? Fale com um dos nossos consultores educacionais! 


Para pais e responsáveis, a Prepara Cursos foi além. Sabendo da dificuldade que seria fazer com que os pais deixassem de utilizar o WhatsApp como ferramenta oficial da escola, foi preparado um encontro diferente.


Utilizaram uma sala de cinema, onde apresentaram não só a Agenda Edu, mas a infraestrutura da escola, a equipe e sua metodologia. No final, foi passado um desafio: a cada semana pais e responsáveis tinham que focar em uma funcionalidade da Agenda Edu. 


Os responsáveis tinham que ler e confirmar a leitura, seja nos comunicados, eventos, no mural de fotos, etc. Assim, foi possível fazer com que os responsáveis conhecessem e utilizassem a agenda digital. 


“Passamos a ter uma relação mais transparente com os pais, eles passaram a ver a gente de uma forma diferente. Eles recebem as atividades dos filhos, os comunicados, eventos, podem enviar mensagens, recebem fotos, tudo aquilo na hora. Você ver o sorriso do pai e isso é demais!”  


Leia também: Como melhorar a relação entre família e escola?


Para chegar nesses resultados, era preciso ter uma equipe engajada. Assim, a Prepara Cursos apresentou para sua equipe todas as vantagens pedagógicas da Agenda Edu. 


“Falamos dos Planos de Aula, em como os professores podem planejar e organizar o seu dia. Além disso, contamos sobre o envio das atividades, das mensagens que eles poderiam trocar com alunos e famílias, para tirar eventuais dúvidas. A Agenda Edu não é apenas um app de comunicação, é toda uma equipe que tá junta, ajudando no dia a dia escolar”. 

Benefícios que vão além da comunicação 

A princípio, a Prepara Cursos buscava uma forma mais segura e eficaz para se comunicar com alunos e famílias, uma ferramenta que se adaptasse à realidade da escola. Ao encontrar a Agenda Edu, com o tempo, eles perceberam que os benefícios iam muito além da comunicação. 


“Quando escolhemos o app da Agenda Edu era apenas para unir família e escola, hoje eu vejo a Agenda Edu de uma forma diferente, é uma empresa que quer revolucionar a educação, não é apenas relacionamento, ela se preocupa com o aluno, com a família e com a gente (escola). A Agenda Edu mudou a nossa cultura, nos espelhamos até na maneira de fazer reuniões, falar com os clientes…e se não fosse as orientações da Agenda Edu, não teríamos esses resultados. Conseguimos sair da nossa zona de conforto, graças a vocês”,  complementa Alexandre.


Tudo isso é possível porque a Agenda Edu oferece para cada escola um Assessor de Engajamento para acompanhar e ajudar com boas práticas de uso da solução. Além disso, oferecemos diversos conteúdos educacionais para ajudar nos desafios da educação, seja através do nosso blog, podcast, eventos.  


“A gente fez um apanhado do que era a escola, qual a nossa realidade e quais resultados queríamos alcançar. Recebemos assessoria de como melhorar, quais eram nossos pontos fortes… Eu vi que a Agenda Edu não é só entregar um app, é acompanhar e crescer junto, a Agenda Edu tá com a gente todo dia”. 


Essa é história de sucesso entre a Agenda Edu e a Prepara Cursos, quer fazer parte e revolucionar a comunicação da sua escola? Conheça agora mesmo a Agenda Edu e vamos juntos transformar jornadas educacionais! 


Confira outras histórias de sucesso e inspire-se, baixando grátis o nosso e-book! 

Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
2 comentários
  1. Alexandre Simões

    Agenda Edu e Prepara Cursos - Lado a lado com você <3

    • Agenda Edu

      Obrigada pelo o seu comentário e por fazer parte dessa jornada com a gente, Alexandre! Forte abraço! ?

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *