Quais os problemas em utilizar o WhatsApp no ambiente escolar?Leitura de 3 minutos

Práticas pedagógicas 8 de novembro de 2016

author:

Quais os problemas em utilizar o WhatsApp no ambiente escolar?Leitura de 3 minutos

O WhatsApp é sem dúvidas o aplicativo de trocas de mensagens mais utilizado no mundo. Pessoas de todas as idades aderiram a ferramenta, pela rápida troca de informações, a facilidade de criar um grupo com o mesmo interesse – é comum vermos grupos de família, trabalho, amigos e até mesmo mães e pais da escola do filho – ou por oferecer uma comunicação simples, rápida e barata.

 

O que sabemos é que desde o seu surgimento, as escolas tiveram que aprender a lidar com os benefícios e malefícios do WhatsApp, afinal, esse recurso digital, por mais popular que seja, tem ocasionado algumas situações indesejadas para a realidade das escolas. E é exatamente isso que trouxemos hoje para você, quais os problemas que o mau uso dessa ferramenta pode trazer no ambiente escolar.

 

Quais os problemas enfrentados pelos grupos de WhatsApp criados por pais e mães?

 

Logo no início das aulas é comum mães e pais criarem grupos da turma escolar do seu filho, seja para avisar que o filho está doente ou para enviar convites de aniversários, festinhas, caronas solidárias, troca de materiais escolares, entre outras informações que ajudam a promover uma comunicação bacana entre as famílias, entretanto, nem sempre esses grupos funcionam assim.

As mensagens às vezes podem seguir outro rumo, outros objetivos, e é aqui que surgem os problemas. Temas que geram desconforto, promovem desavenças e interpretações precipitadas de situações que acontecem no ambiente escolar. Isso acontece porque algumas pessoas não usam o bom senso e não há uma mediação da escola dentro desses grupos para esclarecer melhor o ocorrido.

 

O que antes era um grupo onde as famílias se ajudavam, passa a ser um um campo de batalha, podendo prejudicar não só o relacionamento entre os membros do grupo, mas também, o bom relacionamento entre a escola e as famílias, e até mesmo o próprio bem estar dos alunos.

 

Por que não usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação escolar?  

 

Quando é a escola que opta por usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação escolar os problemas se tornam ainda maiores. A troca de mensagens entre professores, coordenadores, alunos e as famílias por meio dessa ferramenta pode causar grandes transtornos. Essas mensagens não possuem um ponto de gerenciamento da escola, podendo ocasionar a perca de informações, bem como, o status de acompanhamento da conversa, ou seja, se o responsável foi ou não respondido por parte da escola.

 

Um outro ponto a ser observado é que ao permitir conversas pelo aplicativo WhatsApp, os responsáveis podem acabar enviando mensagens fora do horário dos profissionais e com isso, deixando a comunicação desorganizada.

 

Como mudar essa situação?

 

Para mudar essa situação, a solução recomendada para a escola é o uso de um aplicativo de comunicação escolar que ofereça um canal de mensagens da própria escola, como na Agenda Edu, onde as conversas entre professores e familiares são gerenciadas e aprovadas por coordenadores e diretores, o que deixa a interação muito mais segura e profissional nos horários apropriados.

 

Além disso, com a Agenda Edu a escola tem uma solução de comunicação rápida, dinâmica e moderna, podendo enviar comunicados, eventos, resumos diários, entre outras funcionalidades, tudo de forma simples e eficiente.


O WhatsApp é sem dúvidas uma revolução na comunicação entre as pessoas, mas não é a solução apropriada para sua escola. Aproveite agora mesmo para conhecer mais sobre a Agenda Edu. Entre em contato conosco! 😉

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *