História de sucesso: escolas trocam agenda digital para melhorar comunicaçãoLeitura de 5 minutos

Agenda Edu 12 de julho de 2021
Equipe do Colégio Maxi que trocou agenda digital para melhorar a comunicação

author:

História de sucesso: escolas trocam agenda digital para melhorar comunicaçãoLeitura de 5 minutos

Colégio Maxi, ECSA e Colégio NEODNA passaram a usar Agenda Edu para simplificar a rotina escolar


O que três escolas de Cuiabá (MT) têm em comum? Elas fazem parte de uma grande rede educacional e trocaram sua agenda digital para melhorar a comunicação e simplificar a rotina. 


O Colégio Maxi, a ECSA – Escola Chave do Saber e o Colégio NEODNA fazem parte da Rede Saber, que há dois anos decidiu dar mais um passo em direção a uma educação transformadora e adotar a Agenda Edu como solução de engajamento oficial. 


Desde então, os benefícios foram imensos. As instituições conseguiram se aproximar de alunos e responsáveis e garantir um ótimo relacionamento durante as aulas remotas. 


Histórias diferentes, mas inspiradoras


A ECSA – Escola Chave do Saber já tem 34 anos de história e é a mais veterana entre as três. Apesar de pequena, ela sempre foi reconhecida pela qualidade do ensino e atendimento pessoal. 


Com uma proposta pedagógica construtivista e sociointeracionista, o colégio é procurado por alunos e famílias pela sua identidade e filosofia acolhedora que valoriza a aprendizagem individual. 


Escola Construtivista: o que é e como funciona na prática?


Já as outras duas escolas compartilham uma proposta conteudista, mas que não deixa de lado o ensino voltado para as necessidades de cada aluno.


O Colégio Maxi surgiu da paixão de vários professores que se uniram para criar um local que oferecesse uma educação de qualidade. Nestes 12 anos em que o Enem é a porta de entrada oficial para a universidade, a escola emplacou o primeiro lugar em 10 edições. 


O colégio se considera vanguardista e aposta na cultura maker, com laboratórios, e no ensino bilíngue, sendo a única instituição de ensino em Mato Grosso com High School integrada ao currículo. 


Já o Colégio NEODNA surgiu com uma proposta desafiadora: ser uma escola voltada para o vestibular, com uma infraestrutura menor e direcionada para resultados. Com esse posicionamento, também trabalha com palestras, projetos entre alunos, desenvolvimento de carreiras e competências socioemocionais. 


Como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola


Um passo à frente


As três escolas já usavam uma agenda digital, mas fizeram a mudança para Agenda Edu quando a Rede Saber firmou uma nova parceria para padronizar a plataforma de comunicação. 


Assim, as instituições realizaram novos treinamentos com a equipe e anunciaram a novidade para famílias e alunos. O coordenador de marketing Sérgio Magalhães, que está à frente das três escolas, conta que a mudança foi recompensadora. 


“Todos já tinham o costume com a outra agenda e precisaram aprender uma nova plataforma. Mas, foi entendido que o ganho era muito grande e eles abraçaram facilmente. Um dos principais pontos positivos foi o quanto a Agenda Edu é intuitiva, a usabilidade é um grande forte. Foi muito mais fácil aprender e usar no dia a dia. O engajamento foi traduzido na própria rotina.”


Adaptação para o perfil de cada escola


Um grande benefício da Agenda Edu é a possibilidade de adaptar as funcionalidades para a necessidade de cada escola. Em comum, todos os professores sentem que as Atividades são o grande highlight. 


“Usamos bastante Comunicados e também Eventos para já deixar marcado. Eu gosto muito da facilidade dos acessos rápidos na página inicial e também utilizamos muito as Mensagens para falar com os pais. A equipe já deixa a plataforma ligada no computador e consegue trocar mensagens de forma fácil”, explica o coordenador. 


As escolas perceberam que a agenda digital é uma grande aliada no momento atual com as aulas remotas. Ainda sem data para retorno presencial, elas utilizam a plataforma para falar sobre protocolos e tirar dúvidas dos responsáveis. 


Boas práticas para aumentar o engajamento escolar das famílias


Mas, cada instituição usa a ferramenta de forma personalizada de acordo com a sua necessidade. No NEODNA, por exemplo, os alunos enviam as redações pela funcionalidade Mensagens, o que aumentou a adesão para quase 100%.


Já no Colégio Maxi, aconteceu uma festa junina remota e os estudantes puderam enviar recados no correio elegante para os seus colegas. A escola também criou um canal personalizado de mensagens no estilo “fale conosco” para que alunos e responsáveis se sintam à vontade para mandar dúvidas durante a pandemia. 


Outra dica interessante do colégio é usar os Comunicados para enviar as fotos de show cases para as famílias. Dessa forma, elas se sentem mais próximas e conseguem acompanhar melhor a rotina dos estudantes. 


Confira alguns dos principais números das três escolas na agenda digital:


Números de dados dos colégios

Uma plataforma de todos


Mesmo utilizando de maneiras diferentes, todas as escolas têm um sentimento em comum: é preciso que todos abracem a plataforma e saibam o seu papel para melhorar a adesão. Cada um deve entender como usar, ter controle das suas responsabilidades para centralizar e melhorar a comunicação. 


“É importante entender que a Agenda Edu funciona melhor do que os outros aplicativos, como WhatsApp, e deve virar parte da rotina. A equipe precisa se abrir a isso e romper com o tradicional, porque é um ganho muito grande para a escola”, conta Sérgio.


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *