3 dicas de como aproveitar o processo de implantação da Agenda Edu

Assunto:
Leitura de 5 minutos

O processo de implantação da agenda digital deve ser simples e rápido para obter melhores resultados. Saiba mais sobre a implantação da Agenda Edu!

 

No auge da era digital, com informações e automatizações vindo por todos os lados, aproximar-se de novas ferramentas, pode ser, além de um enorme diferencial, a grande solução para resolver de vez os problemas de comunicação que tanto apavoram escolas e famílias.

 

Esse foi um dos nossos grandes pensamentos ao criar nossa plataforma. Levar a agenda escolar para dentro de um smartphone resolveria os ruídos no envio e recebimento de informações, tornaria o contato entre responsáveis e escolas cada vez mais fluido e aproximaria as famílias da rotina escolar. 

 

Já falamos aqui sobre como as novas tecnologias podem auxiliar na gestão escolar, contudo, precisamos tocar num ponto importante, no que tange o uso dessas soluções: a implementação delas na rotina educacional. 

 

É preciso entender que mudanças geram fases de adaptação, e mais que isso, são essas fases que proporcionam os impactos e constroem a relação que os usuários terão com essas novas ferramentas. É aquela velha história da “primeira impressão é a que fica”. Alinhar e imergir os usuários de maneira correta no uso desses componentes é o que define a maior parte dos cases de sucesso. 

 

Leia também: Histórias de sucesso da Agenda Edu

 

Por isso, pontuamos três dicas de como aproveitar o processo de implantação da Agenda Edu (e até de outros recursos) e entender como a comunicação da sua escola pode ser melhorada.

 

1 – Apresente a nova solução

Uma boa estratégia para incentivar o uso e a aceitação de responsáveis, alunos e até da sua equipe, é organizar e mostrar as vantagens de se aderir, não só as novas tecnologias, quanto a aderir a Agenda Edu. Aponte a praticidade que ter esse tipo de comunicação na palma da mão, usando smartphones e tablets, gera na rotina apertada dos dias atuais.

 

É aqui que surge o que chamamos de “fase do encanto”. A forma como você apresenta a nova solução deve ser contagiante, fazendo com que toda a equipe aproprie-se e sinta-se envolvida na ideia. Aliás, engajar sua equipe e principalmente seus professores é crucial para o sucesso da implantação. Sua equipe será sempre sua maior aliada.

 

Leia também: Como preparar os responsáveis para o uso da agenda digital

 

Falar da importância da participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos e do estreitamento da relação escola/família também é um bom argumento. E até reiterar o quanto a diminuição do uso de papel reflete no cuidado com o meio ambiente.

 

Para apontar esses dados com maior certeza, nós desenvolvemos uma ferramenta que pode te ajudar. Nossa calculadora pode te informar qual o impacto ambiental que a mudança para a agenda digital gera, e ainda te mostra o quanto sua rotina será otimizada ao aderir a essa tecnologia.

 

2 – Entenda sua realidade

Apesar dessa ser uma mudança para melhor, criar uma estratégia para implantar a agenda digital na escola é o melhor caminho para garantir uma boa taxa de aceitação e adesão. Iniciar o uso da Agenda Edu, ou mesmo de outra tecnologias, em apenas algumas turmas no início, pode lhe auxiliar a entender qual o melhor caminho e como será a relação de todos os usuários com a nova tecnologia. Ter uma amostragem de uso é como uma pesquisa de campo, isso vai te ajudar a compreender melhor como expandir o uso para toda a escola.

 

3 – Se prepare para a resistência

Entre todos os tipos de usuários, você encontrará os resistentes, mas entenda e acolha isso. Resistir a coisas novas é natural, é um mecanismo de defesa, mas isso não pode te fazer fraquejar. Esse momento exigirá de você maior esforço, mas você não está sozinho.

 

Podemos traçar juntos as melhores estratégias de levar a esses usuários a melhor experiência e enxergar o tamanho da evolução que isso trará. Você, mais do que ninguém, conhece sua escola e entende o quanto isso pode mudar a realidade da comunicação e engajamento de todos.

 

Não há aqui exposto nenhuma regra mágica, mas acreditamos que nós podemos te ajudar a tornar cada vez mais firme e proveitosa a relação que as escolas e famílias constroem todo dia.

 

A educação é porta de mudança do mundo e a tecnologia pode ser sem dúvida a chave para destrancar essa passagem.  

 

Ainda não utiliza a Agenda Edu na sua escola? Experimente agora mesmo e facilite a comunicação escolar!