História de Sucesso: Colégio Villa LobosLeitura de 6 minutos

Agenda Edu 19 de fevereiro de 2021
Luís Gustavo Siqueira, marketing do Colégio Villa Lobos

author:

História de Sucesso: Colégio Villa LobosLeitura de 6 minutos

Escola cria plantão de suporte para ajudar responsáveis na implantação


Com grandes mudanças, surgem novas responsabilidades. O Colégio Villa Lobos escolheu bem o momento de implantar uma agenda escolar digital e se dedicou para fazer uma transição tranquila para colaboradores e responsáveis. 


Afinal, a educação está sempre evoluindo e para evoluir junto com ela, a escola precisa entender o momento certo de apostar em novas soluções e não ter medo de se jogar em novas oportunidades. 


De cursinho para uma escola completa


O Colégio Villa Lobos tem uma história pouco convencional. A ideia inicial dos seus mantenedores era abrir apenas um cursinho. Nascido em 1998 na cidade de Amparo, em São Paulo, em apenas três anos o pequeno negócio cresceu aceleradamente. 


Com o tempo, o curso abriu espaço para o Ensino Médio e logo depois Ensino Fundamental e Educação Infantil. A proposta da escola sempre foi se destacar por ser diferente das suas concorrentes e o interesse dos alunos ajudou a abrir novas possibilidades. 


Hoje, o colégio atende todos os segmentos, do Berçário até o cursinho, e recebe alunos de 7 cidades da região em um grande prédio com nova estrutura. Há dois anos, uma segunda sede foi aberta em Minas Gerais e as duas escolas somam mais de 700 estudantes. 


O que você precisa saber sobre a proposta pedagógica da escola do seu filho


Sonhos realizados


Para que um sonho se torne realidade, é preciso acreditar nele. Foi assim que o Colégio Villa Lobos cresceu, principalmente quando a mantenedora Thais Poliselli Abdelnur Borim entrou para a família.


Em 2005, ela começou a idealizar novos rumos para a escola, transformando-a em uma referência na cidade. Durante a pandemia do Coronavírus, a escola virou ponto de apoio para a prefeitura, ajudando a elaborar decretos municipais na educação. 


Os sonhos também impactam os alunos. Luís Gustavo Siqueira estudou na instituição durante toda a sua vida escolar e sua mãe é uma das colaboradoras. Ele voltou para a escola como recepcionista e agora conquistou o cargo de Marketing.


“Desde o início, existia uma conversa até mesmo em casa, informal. A gente falava de uma escola que realizasse sonhos, não apenas focada em passar no vestibular. Esse resultado vem do nosso trabalho.”


A instituição também busca trazer inovações, sendo a primeira na região a investir em uma agenda escolar digital e plataformas de educação. 


Comunicação escolar


O Colégio Villa Lobos entende bem a necessidade de utilizar a tecnologia em sala de aula. Por isso, foram implementadas aulas de robótica, programação e incentivo a participação dos alunos em Olimpíadas e concursos de inovação. 


Agora, a escola investiu mais ainda, criando laboratórios novos de computação, fazendo parcerias com plataformas para atividades online e até mesmo instalando webcams e computadores em todas as salas para o ensino híbrido.


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


Mas, o que faltava para a instituição era se comunicar de forma efetiva com os responsáveis, sem perder tempo com ligações e bilhetes de agenda de papel. Assim, a Agenda Edu também entrou para a família. 


“Quando ainda era recepcionista, a Thaís me deu oportunidade de implantar a Agenda Edu e cadastrar os responsáveis. Depois, virei embaixador (no Programa de Embaixadores) e fiz os cursos +Edu. Foi assim que cheguei até aqui, a mentoria foi sensacional para o meu início no marketing”, conta Luís. 


Conheça o nosso Programa de Embaixadores


Agenda digital no Colégio Villa Lobos


No início, o Colégio Villa Lobos cadastrou apenas 10 responsáveis mais próximos da escola e realizou alguns testes, enviando comunicados e mensagens. Então, o ensino remoto trouxe a necessidade de usar a agenda escolar de forma completa. 


“É muito mais simples para se comunicar. Antes eu precisava sair da recepção, deixar alguém no meu lugar para buscar listas de telefones, consumia muito tempo. Agora, a Agenda Edu é a nossa grande parceria porque facilita tudo, é uma plataforma fundamental.”


Luís explica que a grande virada de chave aconteceu durante uma reunião de pais. Todos os responsáveis foram cadastrados e informados que a escola não usaria mais bilhetes de papel, somente agenda digital.


Infográfico gratuito: Compare agenda digital x agenda de papel x WhatsApp


Plantão de suporte do Colégio Villa Lobos


No início, alguns não gostaram da novidade. Por isso, Luís se disponibilizou para resolver qualquer problema e explicar dúvidas. “Fez uma fila enorme na porta, mas foi ótimo porque tiramos todas as dúvidas. Os professores também aprenderam a usar a plataforma e os responsáveis agora não vivem mais sem o aplicativo”, conta. 


A escola apostou em um plantão de suporte para ajudar na implantação das famílias. A sua grande dica é ter paciência com os responsáveis, já que muitos não sabem usar o celular. 


“É interessante ter um suporte disponível no início, separamos até um celular para isso. As famílias procuram a gente pra tudo, elas contam com essa parceria. A agenda escolar é o canal que mantém o contato próximo, hoje elas amam e passam o dia mandando mensagens.”


O Colégio Villa Lobos faz um ótimo uso da Agenda Edu, enviando todas as comunicações pela plataforma. Os educadores não usam mais o telefone ou WhatsApp para se comunicar com os responsáveis.


Dados de uso na Agenda Edu do Colégio Villa Lobos

Em 2021, a escola começou a implantar o ensino híbrido e está usando a agenda digital para fazer transmissões ao vivo, enviar links de videoaulas e até fazer reuniões de pais. “Eles adoram porque recebem os lembretes e não esquecem”, explica Luís. 


Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Os sonhos continuam


A escola sempre acreditou na importância dos sonhos. E os sonhos, apesar de difíceis, devem sempre continuar. Há alguns anos atrás, a mantenedora da instituição Thaís Borim acreditou no seu potencial.


Depois, ela acreditou que era possível se comunicar de forma simples e rápida. Sua atuação ia do planejamento pedagógico até o contato com fornecedores e, nas palavras do Luís, que também é seu sobrinho, seu legado deve ser colorido e com lembranças felizes.


No último mês, o Colégio Villa Lobos perdeu uma grande educadora, recebeu o carinho de seus alunos e famílias e irá fazer um orquidário em sua memória. 


A Agenda Edu homenageia essa grande parceira que revolucionou a educação e transformou jornadas educacionais. Continuaremos sonhando juntos!


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

3 comentários
  1. Marta Abdelnur Ruggiero

    Foi uma surpresa para mim conhecer como funciona a escola Villa Lobos. Desconheço outra igual ou ao menos parecida. A escola investe pensando formação do aluno, na sua família e no corpo docente e funcionários. Parabéns Fernando! Thaís, saudade eterna Tia Marta

    • Thais - Agenda Edu

      Adoramos receber esse relato, Marta! :) Cadastre-se na nossa newsletter para receber todas as novidades sobre educação do nosso blog. 💜

  2. Maria Cristina Benatti

    Colégio Villa Lobos é onde meus filhos não estudaram, mas sim onde aprenderam o gosto do SABER ! Villa Lobos não é um Colégio, é uma grade Família ❤️ Aqui deixo minha GRATIDÃO a essa família que constrói grandes “homens”, que fazem dos sonhos realidades transformadoras para um mundo melhor. GRATIDÃO a todos e em especial a “estrela” que seguira iluminando essa bela história ❤️🙏

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *