Como preparar os responsáveis para o uso da agenda digital

App escolar
Leitura de 2 minutos

Muitas escolas despertam o interesse em utilizar a agenda digital, mas não sabem como informar aos responsáveis sobre o uso da plataforma. Por isso, no post de hoje vamos te mostrar como você deve preparar os responsáveis para utilização da agenda, além de passar algumas dicas que ajudarão durante o período de adaptação dos responsáveis.

 

A princípio, o ideal é que seja marcada uma reunião, onde será apresentada a plataforma. Nela, você deve mostrar ao responsável o quanto é importante a sua participação no processo de educação do aluno, que quando os pais são engajados com a escola, o desempenho dos alunos em sala de aula é muito melhor, e que apesar da correria do dia a dia dos responsáveis, com a agenda digital, eles podem participar ativamente da rotina escolar, além de reaproximar a família da escola.

 

É importante mostrar aos responsáveis também, quais os benefícios que eles terão com o uso da agenda digital, como:

 

– Uma comunicação rápida e direta com a escola.

– Segurança informacional, computacional e jurídica.

– Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

– Acompanhamento  e organização da rotina escolar do aluno.

– Acesso em múltiplas plataformas, celular, computador ou tablet.

 

Durante a reunião com os responsáveis, você já pode solicitar os dados necessários para a realização do cadastros. A sugestão é que seja entregue uma ficha cadastral no início da reunião e ao final ela seja devolvida pelo responsável. Desse modo, você evita filas, tumultos e agiliza o processo.

 

Para os responsáveis menos engajados, que não participarem dessa reunião, a escola precisa de um trabalho especial, afinal, eles não terão a mesma visão dos responsáveis que estiveram presentes. Assim, o ideal é que seja feito um convite verbal e que seja enviado todos os materiais de apoio.

 

Para mais detalhes sobre a implantação da agenda digital na sua escola, baixe nosso ebook, clicando aqui.

 

Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Agenda digital da sua escola

Veja mais!

A influência positiva da família na vida escolar das crianças
374
Por Yuska Garcia, psicóloga e mestra em Educação.   Nossa parceira Yuska Garcia, compartilha sua visão sobre a importância da parceria entre ...
O papel dos pais e responsáveis no uso das tecnologias
1171
Costumamos dizer por aqui que educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa, na escola, na sociedade como um todo. É u...
A importância da participação dos pais na vida escolar do filho
698
Por Luciana Brites - Psicopedagoga e psicomotricista, fundadora do Instituto Neurosaber.   Uma frase completamente verdadeira é a que di...