Como motivar e engajar os alunos em sala de aulaLeitura de 6 minutos
Engajar alunos em sala de aula é essencial para o professor, mas fazer com que crianças e jovens participem das atividades, se sintam motivados e, principalmente, evitem a evasão escolar são alguns dos grandes desafios enfrentados pelas instituições.
A inovação é a palavra-chave para tornar a aula mais interessante, é preciso usar a criatividade e técnicas para que os alunos estejam engajados e consigam alcançar objetivos positivos.
Antes de tudo, é necessário que o aluno tenha vontade de aprender e sinta essa necessidade. Entretanto, existem ações que podem ajudar o professor na hora de fornecer estímulos, fazendo com que o aluno se sinta motivado a aprender.
Confira agora as dicas que separamos para você!
1 – Apresente novas metodologias
Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças e é normal que o perfil dos alunos nos dias de hoje também tenha mudado, por isso, é necessário que os educadores entendam essas transformações e busquem novas formas de ensinar.
O ensino tradicional, embora muito respeitado e ainda funcione, precisa ser adaptado a realidade em que os alunos se encontram, onde a comunicação é mais digital, o acesso à informação é rápido e o imediatismo é constante.
Procure interagir com os alunos de maneira constante. Utilize vídeos durante as aulas, exemplos do dia a dia, o ensino colaborativo, as experiências científicas e o uso das tecnologias são algumas das formas de engajar os alunos.
Metodologias ativas de aprendizagem: quais são os benefícios?
Além disso, palestras, debates e apresentações podem ser uma maneira de inovar durante a rotina em sala de aula.
2 – Escute e dê voz aos alunos
Deixe que eles tragam temas para serem debatidos em sala de aula, ouça o que eles têm a dizer. Quando o aluno sabe que é ouvido, ele fica mais atento ao que o professor está falando, ele se sente ativo e sabe que faz parte da aula.
Uma outra proposta bastante conhecida e efetiva é o tradicional grêmio estudantil, que dá voz aos alunos na gestão da escola. Uma cultura democrática, onde os alunos escolhem seus representantes para decisões e discussões na escola.
Além disso, é possível também a formação coletiva de grupos de interesses específicos, por exemplo, e isso pode ser estimulado também pelos gestores como forma de ampliar os espaços de protagonismo dos alunos na escola.
Leia também: Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
É preciso pensar em uma educação que valoriza o protagonismo do alunos, fazer com que os estudantes se sintam à vontade para participação nos projetos da escola.
3 – Dê autonomia para engajar os alunos
Permita que alunos busquem suas próprias soluções para resolução de desafios, deixe que eles coloquem a mão na massa. Na era da tecnologia e da informação é mais que necessário desenvolver a autonomia dos alunos para a construção do conhecimento coletivo.
Métodos como movimentos maker – onde os alunos colocam a mão na massa e buscam soluções de problemas – e educomunicação – que une educação e comunicação, através de práticas que propõe uma intervenção das mídias – são algumas formas de inovar na aprendizagem e dar autonomia para os alunos.
A produção de um documentário, um jornal virtual, pesquisas na internet, fotografias externas, tudo produzido pelos alunos já faz uma grande diferença nas aulas.
Leia também: Conheça a Educomunicação
4 – Utilize as tecnologias ao seu favor
A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo, é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Como usar tecnologias digitais para aplicar metodologias ativas
Aproveite a tecnologia para estreitar os laços entre escola e família. As pessoas estão cada vez mais conectadas, utilize isso a favor da educação.
O uso das tecnologias em uma escola não favorece somente a aprendizagem, como também aproxima os professores dos alunos e os responsáveis da escola, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos.
Quer melhorar o engajamento de alunos e responsáveis com a sua escola? Conheça a Agenda Edu, a agenda escolar digital mais utilizada do país que facilita a comunicação entre todos os atores da jornada educacional.
Anacleto Joaquim
apreciei as sugestoes...
Agenda Edu
Oi, Anacleto! Ficamos felizes que você tenha gostado. Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma dica. Ah, e se quiser receber todas as nossas novidades, assine nossa newsletter. Abraços! ;)