Educomunicação: Você sabe o que é?

Assunto:
Tecnologia na escola
Leitura de 2 minutos

Talvez você já tenha ouvido falar em educomunicação, mas afinal, o que é isso? Como o nome sugere, educomunicação une educação e comunicação, através de práticas que propõe uma intervenção das mídias. Em linhas gerais, educomunicação “é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia.”

 

Partindo disso, a educomunicação levanta dois questionamentos importantes: Onde a comunicação pode ser melhorada na escola? E de que forma?

 

A comunicação pode ser melhorada em cada disciplina aplicada, na forma que escola se comunica com seus alunos e responsáveis. Além disso, o uso dos meios tecnológicos e instrumentos de comunicação podem estar presentes no espaço escolar, garantindo não só o direito à comunicação, mas também outras possibilidades de aprendizagem.

 

“Na era da tecnologia e da informação é mais que necessário criar ambientes que colaborem para o desenvolvimento da autonomia e na construção do conhecimento coletivo. A educomunicação é uma metodologia que vem contribuindo para a construção de espaços comunicativos, no qual o estudante desenvolve habilidades que passam a intervir na sua vida social e comunitária. São diversas as experiências desenvolvidas em escolas públicas ou particulares que demonstram a eficácia do uso das tecnologias no aprendizado dos alunos.”

 


 

Quer saber de que forma? Simples! Educom é montar uma rádio comunitária na escola. É sugerir uma aula onde os alunos possam sair e fotografar lugares históricos da cidade, em seguida selecionar as melhores fotos e publicar no jornal da escola. É pesquisar por temas (que não tenha nos livros) e oferecer a internet como meio de pesquisa. É levar videos para debates em sala de aula. Entre outras práticas que unem a educação com a comunicação.

 

Sem contar que, na educomunicação o professor passa a ser um mediador e orientador da comunicação, onde possui o papel muito significativo de buscar novas alternativas para desenvolver o interesse dos alunos. O grande desafio da educomunicação é justamente esse, de fazer os alunos colocarem a mão na massa, produzindo materiais de qualidade sobre os conteúdos abordados. Então, fica a dica para professores e mãos à obra.

 

Quer conhecer uma prática que melhora a comunicação entre escolas, alunos e responsáveis? Conheça a Agenda Edu, a agenda digital escolar que oferece uma solução de comunicação rápida, segura e inovadora.  

Veja mais!

Gestão escolar e tecnologia: o que sua escola tem a ganhar com essa parceria
116
Ao adotar um bom software de gestão escolar, a instituição impulsionará a atuação de diversos setores, como financeiro, administrativo e pedagógico &...
BNCC, tecnologia e inovação
211
Por Marcelo Freitas –  Mentor em inovação educacional; Especialista em Gestão Estratégica e Capital Humano; CEO em EdTechs, escritor e pales...
A importância do professor frente às novas tecnologias
1154
O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é comum vermos crianças, jovens e adultos conectados. A tecnologia chega a se...