Relatório OCDE: veja os principais desafios da educação e como enfrentá-losLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 9 de agosto de 2021
Sala de aula com crianças sentadas nas carteiras, estudando e usando máscaras

author:

Relatório OCDE: veja os principais desafios da educação e como enfrentá-losLeitura de 6 minutos

Rachel Félix
Assessora Educacional da Agenda Edu



Em junho deste ano, a OCDE juntamente com a Todos Pela Educação, elaborou um relatório voltado para o desempenho do sistema educacional brasileiro. O relatório conta com seus principais desafios, divulgando também medidas para enfrentá-los. O estudo tem como objetivo melhorar a qualidade e a equidade dos resultados educacionais.


Mas o que é a OCDE? 


A OCDE equivale à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Consiste em um órgão internacional composto por 37 países que trabalham juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns.


Com a divulgação desse estudo, é possível entender quais são as principais problemáticas que o país enfrenta em relação ao setor educacional. Dessa forma, é possível adotar medidas necessárias para a superação desses desafios.


Ao longo do artigo, traremos algumas soluções citadas no relatório, e como podemos complementar com nossa solução educacional. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.


Atendimento às escolas


Os índices de reprovação e evasão nas escolas do Brasil estão altos nos últimos anos. Essas taxas demonstram que o sistema educacional muitas vezes tem dificuldade em manter o aluno engajado nos seus estudos, acarretando um baixo resultado no rendimento escolar.


Muitas vezes, o grande problema ocorre ao não identificar o baixo desempenho do aluno quando o mesmo começa a entrar em queda. Quando os responsáveis deixam de estar atentos à rotina escolar de seus filhos, coisas que inferem diretamente no seu desempenho escolar, como atividades e trabalhos didáticos, podem passar despercebidas. 


Ao reprovar o aluno pode ficar desmotivado, pois além de perder o ano, ele terá que rever todas as disciplinas, incluindo as que ele não teve dificuldades. Isso além de desmotivação, pode contribuir para uma futura evasão escolar, o que pode comprometer a criança ou o adolescente de várias formas.



Com o aplicativo da Agenda Edu, os responsáveis podem acompanhar mais de perto a rotina escolar do aluno, trazendo a família para dentro da escola, proporcionando um acompanhamento saudável para a vida acadêmica do aluno.


Como organizar uma rotina de estudos para os filhos?


Gestão financeira


Para muitas escolas, durante a pandemia, a gestão financeira passou a ser uma situação complicada. Tanto por conta da crise econômica que passamos a enfrentar, mas também por conta da falta de processos otimizados no momento do pagamento das mensalidades e demais despesas dos alunos.


Por conta da falta de automatização nos processos financeiros, muitas vezes a inadimplência ocorre por falta de cobrança por parte da escola. Sem contar com situações onde segundas vias de boletos necessitam ser gerados, deixando o processo ainda mais robusto.


Como a régua de cobrança pode ajudar na redução da inadimplência escolar?


Com a pandemia, isso se torna mais exaustivo tanto para a escola como para a família. 


Pensando em ajudar nossas escolas parceiras, trouxemos o EduPay. O aplicativo tem a finalidade de otimizar essas transações financeiras, trazendo nossa mais nova  solução de cobranças escolares: a funcionalidade de recorrência no cartão de crédito.


Agora, as escolas que usarem EduPay terão a possibilidade de realizar as cobranças das mensalidades diretamente pelo cartão de crédito dos responsáveis.


Gestão escolar ágil


Muitos professores e coordenadores se viram bastante atarefados no período da pandemia e das aulas remotas. A necessidade de atender os alunos e famílias de uma forma diferente do comum pode demandar mais dos profissionais da educação.


Por muitos aplicativos não suprirem todas as necessidades pedagógicas, a execução das atividades pedagógicas pode acabar se descentralizando. Podendo se dividir em grupos de sala para troca de mensagens, para aula online, para envio de comunicados, e outros fins.


5 dicas urgentes que todo gestor escolar precisa saber


Essa divisão de plataformas além de trazer um maior desgaste para a equipe pedagógica, pode acarretar num baixo engajamento dos alunos, por perderem informações pela descentralização, além da falta de segurança desses dados.



Nessas situações, a Agenda Edu vem ajudando mais de 3.000 escolas a passarem por esse período, e simplificando jornadas educacionais por todo o Brasil.


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
2 comentários
  1. Murilo

    O mercado está precisando cada vez mais de profissionais! É muito importante estudar....

    • Thais Praciano

      Com certeza, Murilo! 💜 Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *