Como organizar uma rotina de estudos para os filhos?Leitura de 7 minutos

Família na escola 1 de abril de 2021
Rotina de estudos: aluno em casa escrevendo em caderno com notebook e fone de ouvido

author:

Como organizar uma rotina de estudos para os filhos?Leitura de 7 minutos

Não há como negar que a rotina de estudos mudou. Com a pandemia e a necessidade de adotar o ensino remoto, os alunos agora assistem às aulas e estudam no mesmo ambiente: na sua casa. 


Tudo precisou ser adaptado, desde móveis e uso de internet até o dia a dia da família. Os responsáveis precisam lidar com trabalho, reuniões online, filhos e afazeres domésticos, isso tudo enquanto apoiam os professores no ensino. 


Já os alunos se sentem mais distraídos, inseguros e ansiosos. É normal que eles tenham mais dificuldade em estudar e devemos ser compreensíveis com diferentes sentimentos durante este momento delicado. 


Por isso, professores e famílias devem se unir para organizar a rotina de estudos dos estudantes e proporcionar o melhor ambiente e recursos para o aprendizado. 


9 dicas para organizar a rotina de estudos


Para ajudar escolas e responsáveis na tarefa de manter a rotina escolar, separamos as principais dicas para engajar os estudantes no estudo. 


Faça um cronograma


A primeira dica de ouro já é um método aplicado até mesmo durante o ensino presencial. Criar um cronograma é essencial para definir os melhores horários e garantir um melhor desempenho. 


Porém, não se esqueça de também reservar momentos de descanso, lazer e alimentação. Em casa, é comum extrapolar o horário e acabar exagerando, mas somente uma mente descansada consegue absorver conteúdos. 


Além disso, é importante ser flexível. Alguns dias são mais difíceis que os outros e isso é normal. Não cobre tanto nem deixe que os próprios estudantes se cobrem demais. Estamos todos vivendo em um cenário atípico. 


Responsáveis não são professores


É notável que a jornada de trabalho dos responsáveis aumentou bastante durante a pandemia. Apesar de estarem em casa, as tarefas e responsabilidades pareceram triplicar de tamanho. 


As escolas não esperam que as famílias substituam os professores, mas sim que sejam um ponto de apoio para que os alunos se sintam motivados na sua rotina de estudos. Por isso, é tão importante manter uma comunicação rápida e fácil entre escola e família. 


Explore a criatividade


Neste momento em que todos estão dentro de casa, é ainda mais difícil encontrar atividades interessantes. Mas, já que não podemos ir ao parque ou ao teatro, que tal usar o espaço disponível?


Essa é a hora de usar a criatividade e, principalmente, permitir que os alunos sejam criativos. Aprender pode ser muito divertido e mesmo que seja trabalhoso, o resultado é mais engajamento e disposição. 


Como estimular a criatividade infantil na escola?


A tecnologia deve ser uma aliada


Sabemos como é difícil dosar a quantidade de tempo que os alunos usam telas. A preocupação é ainda maior com as crianças, já que existe um limite recomendado durante o dia. 


Mas, lembre-se que estamos vivendo um momento único na história e precisamos usar todos os recursos disponíveis. A tecnologia pode ser uma grande aliada na rotina de estudos, proporcionando novas descobertas e aprendizados.


É importante estimular que os alunos utilizem computadores, tablets e celulares de forma responsável. Além disso, a família também deve supervisionar para que tenham um acesso seguro. 


Tempo de tela na infância: como estabelecer limites?


Em caso de dúvidas, peça ajuda para a escola. Os professores também estão se capacitando com novas ferramentas e podem dar dicas para os responsáveis sobre como usar da melhor forma. 


Desperte a curiosidade


A escola é responsável pelo ensino, mas os responsáveis podem ajudar a reverberar os conteúdos. Que tal fazer uma sessão de cinema, leitura, exposição de arte ou brincadeiras baseadas no que foi aprendido?


Assim, os alunos continuam sendo estimulados a revisitar o que viram na aula online e ainda ganham uma diversão em família. 


5 brincadeiras para fazer em casa na quarentena


Parabenize os bons resultados


Com a distância dos professores e colegas, os alunos também podem se sentir sozinhos e com saudades do companheirismo durante as atividades. Por isso, é tão importante parabenizar as suas conquistas. 


Além disso, continue estimulando o esforço quando eles erram, ao invés de repreender. Mostre que ele está no caminho certo e que com um pouco mais de dedicação conseguirá chegar ao resultado final. 


Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?


Monte uma rede de apoio


O famoso provérbio “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” nunca foi tão real. Escola, família e toda a comunidade escolar devem trabalhar em conjunto para manter a rotina dos alunos. 


Por isso, a comunicação neste período é ainda mais essencial. Os responsáveis precisam se sentir seguros e ter um canal aberto e acessível para tirar dúvidas. 


Da mesma maneira, os educadores também devem poder contar com as famílias para melhorar o engajamento e pedir por suporte quando for preciso. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Organize a sua rotina


Além de uma rede de apoio, para organizar a rotina de estudos dos alunos é preciso organizar a sua própria rotina. Faça o seu cronograma, delegue funções para toda a família e também tire um tempo para descansar


Para estar ao lado dos estudantes neste momento, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Não exite em pedir ajuda e tente não se cobrar tanto. Todos estamos passando por dificuldades e é preciso ter compreensão, saber escutar e buscar a resolução de problemas. 


Mantenha uma comunicação aberta com a escola


Como você já deve ter percebido, a chave para transformar jornadas educacionais é a comunicação escolar. Seja na rotina de estudos em casa ou na sala de aula, escola e famílias devem estar conectadas. 


Por isso, é essencial utilizar uma solução rápida, simples e fácil de usar. Com uma agenda escolar digital, os responsáveis recebem comunicado, atividades, eventos e fotos na palma da mão.


Não existe risco de perder bilhetes, emails ou mensagens no WhatsApp. A escola pode criar canais personalizados de mensagens, fazer reuniões de pais online e ainda oferecer pagamentos digitais. 


A escola do seu filho ainda não usa Agenda Edu? Clique aqui e preencha todos os dados para indicá-la. Ao fechar a parceria, você pode ganhar prêmios de até R$ 250. 


Ebook Como engajar famílias no uso da agenda digital: baixe agora

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *